CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO E SARAMPO TERMINA NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA

A notícia é da Secretaria Municipal de Comunicação:

A campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Pólio termina nesta sexta-feira (31). Os pais ou responsáveis devem levar seus filhos com idades entre 1 e 5 anos às unidades de saúde do município, que possuem sala de vacinação, para se proteger contra as duas doenças.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que até quinta-feira, 23 de agosto, 64 % do público-alvo havia sido vacinado. Conforme determina o Ministério da Saúde 95% das crianças pertencentes ao este grupo prioritário devem ser vacinadas, que em Jales corresponde a aproximadamente 1.880 crianças.

A vacinação contra sarampo será feita com a utilização de vacina Tríplice Viral, que protege ainda contra caxumba e rubéola. Já a imunização contra a poliomielite, protege a criança contra a paralisia infantil. Este ano, a vacinação está sendo feita de forma indiscriminada, o que significa que mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço.

A campanha tem por objetivos: vacinar quem nunca tomou a vacina; completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas; dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente, ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção.

As vacinas estão disponíveis até a próxima sexta-feira, das 7h às 11h, nas seguintes unidades de saúde: E.S.F. Francisco Xavier Rego  (Jardim Paraíso), E.S.F. Setuo Suetugo (Jardim São Jorge), E.S.F. Luiz Ernesto Sandi Mori (Jacb), E.S.F. Shigueiro Kitayama  (Roque Viola), E.S.F. Getulio de Carvalho  (Jardim Arapuã), E.S.F. Ozil Joauqim Rezende  (Jardim Municipal), E.S.F. José Cícero Fontes Xavier (Rural), E.S.F. Zilda Arns Neumann  (Novo Mundo). No Núcleo Central de Saúde, o atendimento é das 7h às 17h. 

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Renata Rachieli, as vacinas são altamente eficazes. “Enquanto não atingirmos a meta de cobertura, o município está exposto à cobertura viral dessas doenças. Além de imunizar as crianças que vêm exclusivamente por conta da campanha contra o sarampo e a pólio, os profissionais de saúde vão avaliar a caderneta infantil e alertar os pais para imunizações vencidas ou em atraso, conforme o calendário de vacinação do estado de São Paulo, por isso é importante trazer a carteirinha de vacinação para conferencia e atualização do esquema vacinal”.

Este ano, a Secretaria de Saúde contou com a mobilização social e o apoio do Rotary Club de Jales e Interact Club de Jales e Casa da Amizade. A ação preventiva é voltada exclusivamente para público infantil e a adesão é fundamental para reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no Brasil, assim como o de circulação de sarampo e rubéola no município.

1 comentário

  • Ivo

    Gostaria de fazer duas ressalvas na informação.

    A vacinação é para crianças de 1 à 4 anos 11 meses e 29 dias, ou seja, menores de 5 anos. E o horário de atendimento no N.C.S é das 7 às 14:30

    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *