A VERGONHOSA ILUMINAÇÃO DO PROLONGAMENTO DA AVENIDA ‘JOÃO AMADEU’ – PARTE II

JAC

O assunto não é novo. De vez em quando, as rádios locais repercutem reclamações de moradores sobre a falta de iluminação no prolongamento da Avenida João Amadeu, no trecho entre o viaduto da rodovia Euclides da Cunha e o Jales Clube.

Eu mesmo já escrevi sobre isso em dezembro do ano passado, conforme se pode ver aqui. De lá para cá, a situação só piorou. Ontem, uma amiga enviou o e-mail abaixo: 

Cardosinho, boa noite! Tudo bem?
Fazendo uma caminhada com minha irmã, ficamos assustadas com a escuridão no trajeto até o Jales Clube, e resolvi tirar uma foto para registrar o fato. O problema é se você conseguirá ver alguém nessa foto, pois, acredite você ou não, minha irmã aparece nela.
Gostaria de saber Cardosinho porque todas as luzes do canteiro central encontram-se apagadas? De quem é a responsabilidade pela iluminação naquele local?
O único horário que temos para nossa caminhada é quando já começa a anoitecer, mas confesso que não voltamos mais por lá pois sentimos medo.
Penso que um lugar como aquele, onde tantas pessoas gostam de praticar seu esporte, caminhada e ciclismo, não poderia ficar naquela escuridão.
Se você souber alguma informação, desde já meus agradecimentos.
Abraços e obrigada.

Antes dela, um outro leitor do blog também já tinha enviado uma mensagem: 

Cardosinho bom dia, ontem fazendo minha caminhada até o Jales Clube por volta das 19:00 me deparei com um situação  que creio ser de muito descaso, a iluminação da Avenida João Amadeu do portal até o Jales Clube está toda queimada. Me dei ao trabalho de contar quantas lâmpadas estavam funcionando e por incrível que pareça apenas 06 lâmpadas estavam acesas.

Muitas pessoas estavam fazendo seus exercícios em uma total escuridão correndo o risco de cair em um buraco, trombar em alguém que está andando de bicicleta ou até mesmo se deparar com trombadinhas. Se puder postar algo a respeito no blog fico muito grato, obrigado.

Vamos, então, às respostas do primeiro e-mail: 1) as lâmpadas estão apagadas porque a administração municipal é incompetente; 2) a responsabilidade pela manutenção da iluminação é da Prefeitura, que nos cobra uma tal de CIP – Contribuição para Iluminação Pública.

Em 2013, a CIP rendeu cerca de R$ 1,2 milhão aos cofres da nossa Prefeitura, mas a administração Nice alega que não consegue trocar as lâmpadas porque não dispõe de um caminhão munk. Uma desculpa esfarrapada, pois a Prefeitura poderia terceirizar esse serviço.

18 comentários

  • Marcelo

    bom dia oscarzinho, sou frequentador daquele trecho, e realmente é mto triste ver o descasso do poder público, tem trechos que é presciso usar a iluminação do celular, para não se machucar na caminhada.

    • Anônimo

      Sr Marcelo, é cardosinho, e não oscarzinho. Hahaha. Falta um pouco de coragem, ou talvez força de vontade para a Administração Pública fazer um bom lugar para a caminha matinal dos pedestres pois aquele trecho é escuro e totalmente contra a prática da caminhada: os carros que ali passam, andam em alta velocidade, e na maioria das vezes só para ver a mulherada com shorts colados ao corpo. Não é raro ver viaturas de polícia por ali. As vezes duas. Mas se questionarem, vão dizer que estão ‘nos protegendo, afinal, faz parte dos serviços dos PM a ronda policial’. É absurdo ! Duas viaturas?!

    • pagador de impostos

      Bom, neste caso aquele caminhão mercedes bens que tem um muck sobre seus chassis, da cor vermelha com um adesivo da prefeitura municipal de Jales é uma iluzão…
      Pelo que sei falta apenas uma nova caixa de fibra para quem vai subir e dar manutenção!!!

  • Biro Biro

    Isso é uma vergonha. Existe muita gente que caminha, que faz atividades físicas naquele local. Além de ser perigoso devido a possibilidade de pisar em algum buraco, até porque sabemos que nossas ruas são péssimas.

    Existe também o perigo da escuridão, que pode ser usado por bandidos para assaltos, estupros, e outros.

  • Titanice (Verdadeiro)

    Com 1,2 milhão não dá pra licitar um caminhão muck?ou alugarQue eu saiba algumas empresas cobram em torno de 100 reais a hora de uso do caminhão..arrebentando que se use esse caminhão 12 horas para a troca das lampadas..daria um total de 1200 reais..mas a desculpa para não trabalhar é tanta que preferem culpar o próximo.É muito amadorismo pra uma Administração só …Meu Deus…

  • Marcio

    Moro la perto e além da escuridão tem vários montes de terra no local destinado aos pedestres, atrapalhando inclusive o trânsito pq os pedestres tem que sair da caminhada e ir pra rua disputar com carros, motos e bicicletas. Aparentemente a prefeitura fez limpeza de capim nas bordas e retirou o capim com terra, jogou na rua e deixou lá pra que possamos lembrar todos os dias da ineficiência da municipalidade.

  • Savinho

    MEU DEUS! ACUDA-NOS PAI!!! AONDE VAI PARAR JALES!!! SOCORRO, SÉRIO SOCORRO!

  • Anônimo

    ANALICE NÃO FAZ NADA, ESTA DEPUTADA PREFEITA AINDA VAI NO RADIO DIZER QUE TÁ TUDO BEM.

  • Anônimo

    Enquanto isso o Bosque Municipal fica esquecido. Imagino como seria legal fazer caminhadas por lá. Por dentro do Bosque. Mas isto necessitaria de um bom projeto, com luzes, placas informativas, passeios rotineiros pelas escolas-base (como tinha antigamente). E não simplesmente abrir e só. Isso ocorre com quase tudo aqui. Por exemplo: academia ao ar livre, academia dos idosos (rodoviária). Simplesmente fizeram/receberam os equipamentos e só. Nenhum projeto. Falta de vontade de todos.

  • Orientador

    Olá Cardosinho, se esse problema fosse só na av. do Jales clube a coisa seria fácil de resolver. Ande por toda a Cidade durante a Noite que você verá o verdadeiro caos. No Centro da Cidade na Avenida Francisco Jales, do pontilhão até ao trevo da Saída para Pontalinda, faltam mais de 100 lâmpadas, se você seguir pela Av. Paulo Marcondes ai então e que você vai ver a coisa feia, além do escuro, o mato já esta cobrindo muita gente, já virão até lobisomem por lá, não é para menos, estamos na época da quaresma rsrsrsr

  • Lesbica

    Se não me engano a troca de lâmpadas é de responsabilidade da Elektro.Estou errado Cardosinho?Se estou perdoem a minha ignorância.

  • Tubo da Avenida

    É justo lembrar que houve um reajuste na iluminação pública de 12,9%, quando o correto deveria ser 5,9 pra estourarar a boca do balão, e ai, não temos nossos anseios atendidos, nem se pode mais caminhar naquela avenida cheia de buraco, com o escuro então é tornozelo torcido na certa.

  • Anônima

    A avenida Jãnio Quadros então, tão antiga e importante trecho de acesso dos bairros do Jardim Paraiso e outros vizinhos ao Centro, nem iluminação de avenida tem, tipo aqueles postes altos no canteiro central, igual os lá do Jales Clube. Os postes são baixos, só de um lado da avenida e a pouca claridade que ainda resta fica coberta pelas árvores. Coitado dos trabalhadores, estudantes e outros que a pé precisam passar de noite ou de madrugada por ali. Já vi uma senhora ser assaltada por usuários de drogas que ficam escondidos por ali, nas ruas que dão acesso à Fepasa.

  • Anônimo

    Iluminação ornamental é enfeite, certo? Cadê a iluminação pública da rua? Se tem não entendi o problema, se não tem, reclame na Elektro que eles tem obrigação de instalar.
    Já aconteceu em duas ruas diferentes onde morei que não tinha, liguei lá, e colocaram.

  • Amigo

    Uma vergonha. Único lugar para uma caminhada. Asfalto ruim, os veículos desviam e passam perto dos pedestres. Agora uma escuridão.

  • Japa Doida

    Adoro caminhar no escurinho. Ui

  • somos contra os politicos

    A administraçao publica e municipal sempre foi incompetente porem quando eles fazer greve, todo mundo fica ao lado deles.
    A prefeitura nunca teve caminhao munk e ela precisar tercerizar todos os seu serviços e nao so’ esse.
    Pois as arvores sao mal cortadas, sarjetoes mal feitos, serviços da saude horrivel, vereadores nao fazem nada, etc…
    Ah, se o Fla’ ganhar a proxima eleiçao, tudo melhora.
    Vc acredita em papai noel?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *