AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE MARCAM SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A DENGUE

A notícia é da Secretaria Municipal de Comunicação:

A Prefeitura de Jales dará início, a partir de segunda-feira (26), à “Semana Nacional de Mobilização de combate ao Aedes aegypti”, que acontece até dia 30 de novembro, sendo a sexta-feira o Dia D de combate ao mosquito. O objetivo é mobilizar toda a população sobre a importância de intensificar, neste período que antecede o verão, as ações de prevenção contra o mosquito, que transmite dengue, zika e chikungunya. 

Através da parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Agricultura e Meio Ambiente, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias vão intensificar as visitas domiciliares e vistoriar imóveis para eliminação de criadouros, além de identificar as áreas que requerem mais atenção e atuar de forma preventiva, reforçando informações educativas aos moradores.

Nessas ações, serão observados bebedouros, pratos ou pingadeiras de plantas e vasos, ralos e canaletas, plásticos ou quaisquer materiais usados para cobrir equipamentos ou materiais, calhas, lajes, caixas d´água, vasos sanitários sem uso, garrafas retornáveis, bromélias, piscina em período de uso ou inativas, bandejas de geladeira e materiais inservíveis.

A iniciativa atuará no Jardim São Gabriel, Big Plaza, Roque Viola, Cohab Dercílio, Jardim Paulista, Jardim Paraíso, Vila Nossa Senhora Aparecida, São Judas Tadeu, Jardim América, Vila União, Vila Inês, Jardim São Jorge e Jardim Brasil, bairros em que resultado do índice larvário aponta 2%, sendo que o volume aceitável não deve ultrapassar 1%, conforme o Ministério da Saúde.

“Reforço o pedido para que toda a população se conscientize. A mobilização de todos é a melhor forma de derrotar o mosquito, principalmente nos meses de novembro a maio, em que o calor e as chuvas são intensas, considerados o período epidêmico para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”, comentou a coordenadora da Equipe Municipal de Combate às Endemias, Vanessa Luzia da Silva Tonholi.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, as ocorrências de dengue em Jales apontam 39 positivos autóctones – casos em que a doença é contraída na própria cidade.

Durante a Semana de Mobilização, a Secretaria de Saúde solicitou a rede de ensino estadual, municipal e particular que envolva alunos no enfrentamento do Aedes Aegypti, elaborando ações práticas e que reforçam o conteúdo em sala de aula, já que os estudantes são multiplicadores em casa e em toda a comunidade das informações que aprendem na escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *