CARRETA DO CÂNCER DE MAMA VOLTA A JALES PARA REALIZAÇÃO DE MAMOGRAFIA

A Carreta do Hospital de Câncer já está atendendo na cidade. Vejam a matéria enviada pela assessoria de imprensa da Unidade III, de Jales:

Com a parceria da Prefeitura de Jales por meio da Secretaria de Saúde, a Carreta do Hospital de Câncer de Barretos – Fundação Pio XII retorna ao município após dois anos, para oferecer exames gratuitos de mamografia a mulheres entre 40 e 69 anos.

Os atendimentos serão iniciados no dia 22/03 e vai até 13/06. O Programa de Rastreamento Organizado de Mamografia, idealizado pelo Hospital, objetiva a promoção do diagnóstico precoce do câncer de mama e o consequente aumento nas chances de cura.

A Carreta deverá permanecer no município nos próximos meses, estacionada por períodos pré-determinados, em frente a cada uma das Unidades de Saúde. Também serão oferecidos horários diferenciados para mulheres que trabalham, para que todas as interessadas possam fazer o exame.

A Unidade Móvel atenderá nos seguintes locais e dias:

22 a 27 de março- JACB

28 de março a 03 de abril- ARAPUÃ

04 a 09 de abril- ROQUE VIOLA

18 a 24 de abril- PARAÍSO

06 a 10 de maio- AMÉRICA

13 a 15 de maio- RURAL

16 a 21 de maio- MUNICIPAL

23 a 29 de maio- SÃO JORGE

03 a 10 de junho – OITI

11 a 13 de junho- NÚCLEO CENTRAL

É necessário levar a Xerox dos documentos: CPF, RG, cartão do SUS e comprovante de residência.

Cadastro

Para ser submetida à mamografia a mulher deve comparecer na Unidade de Saúde que pertence para marcar a data e horário, levando cópias dos documentos: RG, CPF cartão SUS e comprovante de residência, não podendo estar gravida e nem com suspeita, deve obrigatoriamente ter idade entre 40 e 69 anos e não pode ter feito o exame a menos de um ano. 

Resultados

A partir da realização do exame, a paciente poderá obter o resultado na sua Unidade de Saúde, após 40 dias. Quando necessário, a mulher será convocada pela Unidade de Fernandópolis do Hospital de Câncer a fazer exames complementares. 

Câncer de Mama

O câncer de mama se diagnosticado no início tem cura em 90% dos casos. De acordo com a enfermeira do Departamento de Prevenção do Hospital do Câncer de Barretos – Unidade de Fernandópolis, Tânia Lourenço.“Quanto mais tardio o diagnóstico, menores as chances de eficácia no tratamento da doença”. 

Em 2009, quando a carreta esteve em Jales pela primeira vez, do total de 7.051 mulheres, 5.508 fizeram a mamografia (77%), 14 delas estavam com câncer –e em 2011, do total de 7.051 mulheres com idades de 40 a 69 anos, somente 3.526 fizeram a mamografia (50%), 12 estavam com câncer de mama. 

Foram aproximadamente 26 casos de câncer diagnosticados pela unidade móvel, 13 casos em estágio avançado da doença e13 em estágio precoce o que possibilita a cura. “Elas não podem esperar pelo aparecimento dos sintomas para solicitar a mamografia. Devem fazer o exame de modo preventivo, anualmente na idade de 40 a 49 anos e bianualmente de 50 a 69 anos” – destaca a enfermeira Tânia.

Carreta

A Unidade Móvel que estará em Jales, possui uma equipe formada por técnicos em radiologia, auxiliares de câmara escura e motorista. O Programa de Rastreamento Organizado de Mamografia é promovido desde 2008 em 52 municípios do Estado de São Paulo, atendendo mais de 164 mil mulheres que estão na faixa etária de 40 a 69 anos, a qual é considerada de risco para o câncer de mama.

 PREVENÇÃO ATITUDE QUE SALVA!

3 comentários

  • Raquel

    Cardosinho, obrigada pelo apoio a esta campanha que é de grande importância para nossas meninas aderirem e se concientizarem realizando a mamografia GRATUITA que a Carreta oferece.
    Somente através de divulgação conseguiremos aumentar o número de mulheres atendidas em relação aos anos anteriores.
    A quem ler esta matéria lembre-se de comunicar as mulheres de seu convivio a participar.Qualquer dúvida ou esclarecimento procure a Unidade de Saúde mais próxima de seu bairro.

    Raquel Martins
    Assessora de Imprensa do Hospital de Câncer de Jales

  • Pit Bull

    Trabalho digno de elogio – seriedade , amor e responsabilidade no que fazem. Somos gratos à vocês pela dedicação profissional e respeito ao próximo.

    Indistintamente – PARABÉNS E O MEU RESPEITO !!!

  • Amigo do peito

    Fico muito feliz pela campanha, mas gostaria de dizer o quanto o cancêr de mama tem atigindo mulheres mais jovens. Gostaria que a campanha proporciona-se maiores possibilidades para mulheres com um histórico familiar forte de cancêr de mama e com menos de 40 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *