CASA DE APOIO DIZ QUE MORADOR DE RUA NÃO PODE SER RETIRADO DO CORETO DA PRAÇA

A responsável pela Casa de Apoio ao Migrante, Sirlei Lopes Barrientos Marcelino, fez a gentileza de me ligar ontem para falar sobre o caso do morador de rua que acampou de mala e cuia no coreto da Praça do Jacaré.

Ela explicou que já foram feitas várias tentativas para resolver o problema – que é de saúde mental – sem sucesso, uma vez que o rapaz é um tanto quanto insociável. Segundo a Sirlei, ele e a família moram em Jales, mas a convivência não é das mais amistosas.

A Sirlei explicou, ainda, que, sem autorização da Justiça, ela não pode nem retirar as roupas que o rapaz estende no coreto. E a polícia já avisou que também não pode fazer nada.

Tudo indica que o moçoilo vai continuar pendurando suas cuecas na grade do coreto por muito tempo, uma vez que qualquer providência depende da Justiça. E a Justiça, como se sabe, está em recesso.

Vejam, então, vocês, a que ponto chegamos: um sujeito qualquer acampa em um lugar público – que pertence a todos os cidadãos – e não pode ser molestado nem pela polícia, uma vez que possui direitos garantidos. Mas e os direitos dos demais cidadãos, incluindo as crianças, que queiram frequentar aquele espaço, será que estão sendo respeitados?

11 comentários

  • denilsonshow

    Para a utilização de espaços públicos, como no caso o coreto que está sendo utilizado como moradia permanente, esta deve se dar através de autorização de uso.

    Em não sendo concedida a autorização de uso daquele espaço pelo agente (diga-se de passagem, o coreto não é um bem de uso comum do povo, embora esteja em uma praça que é), deve o poder público agir e retirar as coisas do indivíduo do espaço.

    Ademais, a questão inerente a situação de rua do individuo deve ser encaminhada ao Centro de Referência da Assistência Social, que por sua vez possui os meios legais de acionar a justiça e garantir que o jovem receba o tratamento de saúde adequado.

  • Mariana

    Concordo com o denilsinshow!

    As crianças adoram ir ao coreto e nestas semanas de natal isso foi impossível graças a esta situação.
    Vi vários visitantes se queixando quanto a esta situação.
    Falando em coreto, no dia 23/12 eu presenciei DUAS crianças gritando e chorando após levarem um choque graças a fiação exposta que ali se faz presente. Elas foram fazer uma pose junto ao mastro e ali havia um fio pendurado e com a ponta desencapada.

    A cidade já tem poucos atrativos, um deles está ocupado por uma morador irregular, claro. A decoração de natal causa choque, não tem jacaré na praça…então…

  • funcionária tbm

    MAIS UM DIA E TUDO ISSO ACABA…………..SERA?KKKKKKKKKK

  • Felpudo

    A Sirlei está certa! É muito difícil lidar com pessoas com problemas mentais.

  • evandro costa

    O TRAILER DO CARLÃO UM TRABALHADOR, Q ENQUANTO ESSES MORADORES DE RUA ESTÃO TOMANDO CACHAÇA USANDO DROGAS ILÍCITAS, TA LÁ TRAMPANDO ELES TIRAM, GENTE Q ISSO, JAAJA ESTÃO ARMANDO BARRACAS E ACAMPANDO COM BARRACA DE CAMPING NA AV. JOÃO AMADEU, DE FRENTE A NOVA POLICIA CIVIL. AFFF JALES A TERRA DO TUDO É POSSÍVEL .

  • Cristina

    Infelizmente só em Jales que isso acontece ….. Cada dia mais difícil viver nessa cidade que mora no meu coração.

  • Anonimus

    Bem lembrado, o Carlão tiraram rapido, o Maluco todo mundo tem medo , Carlão da uma de maluco que niguem te tira.

  • Anonimus

    Qual a diferença entre um e outro ?????????????????

  • denilsonshow

    E o Carlão está certo em apoderar do espaço público sem autorização para isso?

    É a mesma coisa que eu alocar bombas de gasolina e montar um autoposto no meio dos canteiros da avenida, sem pedir nada a ninguém.

    Os bens públicos possuem regras que devem ser cumpridas e estas não são se assemelham com as regras dos bens particulares.

    Aos que defendem o uso de bem público por particulares de forma ilegal, que cedam a garagem de suas casas para que se montem as lanchonetes.

    O problema dos lancheiros na praça não se resume apenas ao fato da ocupação irregular do espaço público, mas sim da questão da fiscalização efetiva da vigilância sanitária.

  • Vavo Hotel

    Vamos remover este andarilho e pagar estadia no hotel do Vavo, vamos fazer esta campanha. Quem apoia, vamo lá jalesenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *