COM POUCO SANGUE EM ESTOQUE, SANTA CASA DE JALES PEDE AJUDA DA POPULAÇÃO

A notícia é da assessoria de imprensa da Santa Casa de Jales:

O Banco de Sangue da Santa Casa de Jales está precisando com urgência de novos doadores. A quantidade de bolsas de sangue está se esgotando rapidamente e o número de doações têm diminuído.

Diante disso, a Santa Casa pede, mais uma vez, o apoio da população de Jales e região nas doações de sangue. “Pedimos uma mobilização por parte da comunidade porque é urgente a necessidade de doadores. Neste momento precisamos nos unir e pensar no próximo, em salvar vidas!”, disse o biomédico Alex Passos, responsável pelo Banco de Sangue da entidade.

Para doar é necessária a apresentação da carteira de identidade, ter idade entre 18 e 67 anos, pesar mais de 50kg (homem) ou mais de 51kg (mulher) e evitar alimentos gordurosos antes das doações, porém alimentar-se bem; não estar em uso de medicamentos; dormir pelo menos seis horas na noite anterior à doação; não praticar exercícios físicos antes da doação; não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas; e evitar fumar duas horas antes da doação. Caso tenha colocado piercing ou tatuagem, só poderá doar sangue após 12 meses e, quem realizou endoscopia, após seis meses.

Não podem doar sangue portadores de doenças infecto-contagiosas, como sífilis, AIDS,   chagas, malária, hepatite B ou C; parceiros sexuais de pessoas infectadas pelo HIV; pessoas com múltiplos (as) parceiros(as) sexuais; pessoas que mantiveram relação sexual sem o uso do preservativo nos últimos 12 meses; usuários de drogas injetáveis; e mulheres grávidas, amamentando ou que tiveram aborto nos últimos três meses.

Em Jales já é possível doar no Hospital do Câncer todas as segundas-feiras das 10h às 13h e em Fernandópolis de segunda, terça, quinta e sexta-feira das 07h30 às 18h30; toda quarta-feira das 07h30 às 20h e aos sábados das 08h às 12h (exceto domingos e feriados).

11 comentários

  • Anônimo

    Para doar sangue em Jales, para a Santa casa tem a ir então no hospital do câncer, é isso?

  • doador

    Se o HC abrir espaço pelo menos uma vez a mes a noite, acredito que iria aumentar a quantidade de doadores. Seria mais facil

  • CHICO BENTO

    ATENCÃO JALESENSES! CONVOCAÇÃO A MANIFESTAÇÃO NA PRAÇA DO JACARÉ. SABADO 29/03 AS 10:00 HORAS DA MANHÃ! VAMOS TPDOS MANIFESTAR E MOSTRAR NOSSA INDIGNAÇAO COM A ATUAL ADMINISTRAÇÃO! COMPARTILHE ESSA CONVOCAÇÃO!
    VAMOS TODOS LUTAR POR UMA JALES MELHOR!
    REPASSEM!!!

  • eu

    é o meu comentario vc nao colocou, mas pode ir investigar q é verdade o q eu escrevi…

  • lucia

    acontece que quando vc esta internado e precisa de sangue vc tem que pagar isso e um absurdo ou so e para quem esta no quarto particular eu estou escrevendo a pura realidade pois minha filha viveu esse drama ok

  • Selvirio

    Lucia….vamos pensar juntos: É CORRETO COBRAR POR SERVIÇOS DE SAÚDE? SE VOCÊ TEM PLANO DE SAÚDE QUEM COBRE AS DESPESAS É O PLANO, SE VOCÊ TEM ATENDIMENTO PARTICULAR É VOCÊ QUEM PAGA OS CUSTOS E SE VOCÊ É ATENDIDA PELO SUS QUEM PAGA É O GOVERNO. SEGUINDO ESTE RACIOCÍNIO, QUANDO SUA FILHA ESTEVE INTERNADA ERA CONVÊNIO, PARTICULAR OU SUS?

  • Colaborador

    As campanhas de doações são realizadas no Hospital do Câncer por motivo de espaço, a equipe que vem é do Hemocentro de Fernandópolis que abastece nossa região, as bolsas de sangue coletadas aqui em Jales abastece tanto a Santa Casa como o Hospital do Câncer. Os exames realizados nas bolsas de sangue após a doação tem um custo, e os exames pré transfusionais também, quando o paciente é internado pelo SUS quem paga é o Governo, quando for convênio o plano quem paga, agora quando particular, quem paga é a família do paciente. Temos que entender que há um custo, que os materiais são descartáveis para segurança do doador e paciente, e que os exames realizados são de alto custo, tudo para dar maior segurança para o paciente. A doação é voluntária, mas sempre devemos colocar em mente que estamos vulneráveis aos acontecimentos e que um dia poderemos ser nós na situação de paciente.

  • Marceloadv

    Pouca gente sabe mais, vamos reproduzir a lei municipal.

    LEI MUNICIPAL Nº 3.637, DE 16 DE JULHO DE 2009

    Dispõe sobre o atendimento preferencial aos doadores de sangue do Município de Jales, em estabelecimentos comerciais, supermercados, bancos, eventos culturais, lotéricas e dá outras providências.

    Humberto Parini, Prefeito do Município de Jales, Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais, etc.

    Faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte lei:

    Art. 1º Fica assegurado aos doadores de sangue, residentes no Município, atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais, supermercados, bancos, eventos culturais e lotéricas desta cidade.

    Parágrafo único. Os estabelecimentos deverão estar com os caixas bem sinalizados, informando do atendimento preferencial e devendo constar o número desta Lei Municipal e data de sua publicação.

    Art. 2º Considera-se doador de sangue, para os fins previstos nesta Lei, quem fizer ao menos uma doação de sangue em um período de 06 (seis) meses, o que será comprovado por emissão de carteira emitida pelo banco de sangue coletador.

    Art. 3º A inobservância do disposto nesta Lei implicará ao infrator as sanções previstas nos Artigos 7º e 8º do Código de Posturas do Município.

    Art. 4º A Prefeitura Municipal de Jales realizará campanha anual de estímulo à doação de sangue.

    Art. 5º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

    Humberto Parini
    Prefeito Municipal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *