CORTE NO FORNECIMENTO DE INSETICIDA PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE INTERROMPE NEBULIZAÇÃO EM JALES

A notícia é da Secretaria Municipal de Comunicação:

Jales precisou suspender as nebulizações que ajudam a combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. O motivo é a falta de inseticida, produto utilizado no “fumacê”, como é chamado a nebulização feita pela equipe da Secretaria de Saúde.

Até a quarta-feira, dia 8 de maio, Jales possuía 1560 notificações e 224 positivos, registrados somente neste ano. O serviço será interrompido em Jales a partir da sexta-feira, dia 10.

O Ministério da Saúde emitiu uma Nota Informativa para a Secretaria Municipal de Saúde, falando sobre a falta do inseticida. Trecho explica que o MS vem utilizando o inseticida Malathion EW 44%, fabricado pela empresa Bayer, empregado no controle de mosquitos Aedes aegypti para situações emergenciais com elevada transmissão das arboviroses dengue, chikungunya e Zika vírus. Desde 2017 estão sendo registrados problemas com o produto, como a sedimentação do inseticida.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que passa hoje por um desabastecimento momentâneo do produto, em decorrência de problemas em sua formulação pela empresa produtora, o que causou vazamento de embalagens, além da sedimentação do produto, o que o inviabiliza para uso. O MS disse que a empresa produtora do inseticida foi informada dos problemas e recolheu 105 mil litros do produto, para testes e ensaios de qualidade.

De acordo com a coordenadora da Equipe Municipal de Combate às Endemias, de Jales, Vanessa Luzia da Silva Tonholi, “só temos inseticida para uso de máquina portátil promover nebulização casa a casa até a sexta-feira. Diante disso, estamos reforçando o trabalho de combate a criação dos criadouros do mosquito e aguardando posicionamento sobre quando voltaremos a receber o inseticida”, afirma.

9 comentários

  • Anonimo

    A informação da Secretaria de Saúde só deve ter sido emitida devido aos questionamentos do MPF.

    Se não fosse o órgão, ninguém ia saber.

  • JOMENTO ATORMENTADO

    BOLSONARO LIBEROU AS ARMAS DE FOGO.

    VAMOS COMBATER MOSQUITO NA BALA E NADA DE INSETICIDA.

  • Observador

    Isso faz parte da moção de repúdio que a câmara aprovou ao presidente???????

  • Fofoca das cidades

    Gozado que dinheirinho pra outras tolices tem, pra prioridade não tem! Lamentável! E ela marreu? Antes ela do que eu! Não acendo vela pra defunto ruim!

  • Fumacê comunista

    Só um bolsoanta pra acreditar que o Bozonoraro sabe onde fica a cidade de Jales!! No máximo ele deve pensar que e uma comida ou algo do tipo, estes imbecis acham que fizeram carreata para o Bozo gastando combustível e ele não faz nada pelo cidade, só pra constar quem tem que importa o veneno e o ministério da Saúde, é o fabricante está com problemas técnicos na produção do mesmo!
    https://www.google.com/url?sa=i&source=web&cd=&ved=2ahUKEwiKi8Gq9ZDiAhXOJrkGHZgsBJIQzPwBegQIARAB&url=https%3A%2F%2Fg1.globo.com%2Fsp%2Fsao-jose-do-rio-preto-aracatuba%2Fnoticia%2F2019%2F04%2F29%2Fsecretaria-de-saude-de-rio-preto-interrompe-fumace-por-falta-de-inseticida.ghtml&psig=AOvVaw1g8A_0ahrQbWVkHyKk5l0J&ust=1557576116849886&cshid=1557489715826
    Em vez de você ficar correndo atrás da carreata do Bozonoro vai limpar seu quintal rapaz! Sai da Net e vem pro mundo real!

  • só pra constar

    https://www.brasil247.com/pt/247/sul/392945/Deputado-do-PSL-diz-que-saia-estimula-estupro.htm olha está pérola, putz que merda de poço de ignorância este povo!

  • Não vamos politizar a carência do governo!

    Ao mesmo tempo que o PT critica os cortes nas universidades federais promovidos pelo Bolsonaro , o governador da Bahia, do PT, redimensionou o orçamento das universidades estaduais, congelou salários e enfrenta uma greve de professores que completou um mês. Lá como cá, problemas há!
    Entre 2017 e 2018, o governo petista baiano deixou de aplicar R$ 110 milhões nas quatro universidades estaduais baianas. Como se vê os problemas da falta de dinheiro está em todos os governos, não importa o partido.
    Você acha que os políticos de qualquer partido vai tirar dinheiro do seu bolso ou do partido para pagar as contas do governo? Quantas vezes eu fui no posto de saúde e não tinha remédios!!!
    Culpa de quem? Do prefeito ou do governador? Saiu no jornal?

  • JOSUE

    qdo a crise chega de alguma maneira em nossas vidas,temos que se movimentar para achar oportunidades e mecanismo para mudar a situação que nos encontramos,é nesses momentos críticos que deve entrar nossa criatividade,imaginação para resolver nossas dificuldades,para vc que acha que sua situação está difícil,tenho informações que mais de 80% dos funcionários públicos de jales tem dois ou mais empréstimos,motivo baixos salários que mal cobrem suas despesas mensais,suas necessidades básicas,e acredito que todos em jales estão passando por esse perrengue financeiro do rico ao mais pobre a crise afeta a todos,principalmente os que oferecem empregos,para manter seus padrões de vida a primeira coisa é mandar embora funcionários,por motivos transparentes,sem consumo não tem produção,hoje quem mais ganha dinheiro em jales são as farmácias,pois toda comunidade apresenta sintomas,doenças por transtornos emocionais,psicológicos,índice de suicídio aumentou 300%,FAÇO UMA PERGUNTA: quem é o responsáveis por tudo isso,governo federal,estadual,municipal,qdo votamos mal ou por objetivos errados colocamos em risco toda uma sociedade,trocamos um direito pelo dever publico de manutenção coerente financeira,sem corrupção,sem falcatruas ou desvios de verbas,esse é o resultado de um povo sem conhecimento politico e leis rígidas para sangria governamental,quem lembra do MALUF,rouba mas faz e votavam nele,colhemos o que plantamos,falta veneno para dengue,falta medicamentos,falta médicos,falta infraestrutura administrativa,falta funcionários públicos,falta esperança,falta oração a Deus,falta fé,falta inteligência,madurecimento humano,falta honestidade,integridade,falta uma mudança em nossa sociedade,se não lutarmos vamos ser derrotados por essa máquina chamada corrupção,desculpem-me pelo meu desabafo,é o sinto DEUS ABENÇOE JALES.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *