CURSO DA UAB DE JALES É CANCELADO POR BAIXA ADESÃO

A notícia é do jornal A Tribuna:

250717101757O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) publicou em sua página na internet que cancelou os cursos de Gestão Pública nos pólos de Jales e Nova Londrina-PR “em virtude do baixo número de inscritos”. Seria a 8ª turma do pólo de Jales e era encarada como uma espécie de retomada das atividades da UAB que foram reduzidas por falta de verbas nos últimos anos.

As turmas de Cachoeira do Sul–RS, Campos Novos-SC, Canelinha-SC, Joinvile-SC, Laguna-SC, Otacilio Costa-SC, Palmitos-SC e São José-SC, as outras cidades que também estavam no Edital foram confirmadas com 50 alunos. As inscrições foram feitas entre 20 de maio e 11 de junho e as aulas começariam no segundo semestre (agosto).

A reportagem apurou que a exigência imposta pelo IFSC de restringir a seleção somente a quem tivesse prestado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi determinante para a baixa adesão. A intenção foi baratear os custos, substituindo o vestibular presencial por uma seleção com base nos dados fornecidos eletronicamente pelo candidato.

De acordo com o Edital, a seleção ocorreria por meio das notas do ENEM, abrangendo as edições 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 ou 2016, sendo necessário que o candidato tenha obtido pelo menos 300 pontos na redação. O candidato deveria optar pela edição do ENEM em que obteve maiores notas.

Este critério eliminaria automaticamente boa parte dos formandos das turmas anteriores, majoritariamente formadas por profissionais que deixaram de estudar há muito tempo ou que tentavam aprimorar os seus conhecimentos no serviço público. Muitos deles têm mias de 30 anos e são servidores públicos, mas há até vereadores e prefeitos. A parcela de ex-estudantes que acabaram de terminar o Ensino Médio e estão na faixa etária entre 18 e 24 anos determinada pelo Edital é insignificante.

3 comentários

  • Rogério

    Poderiam reabrir inscrições para os interessados , se fosse ultrapassado o número de 50 candidatos faria um sorteio! Claro isto já garantindo a vaga dos que já haviam feito a inscrição da primeira etapa.

  • O

    Que pena. Falta de interesse.

  • Larissa

    Ver está instituição perdendo cursos…cadê o Flá nosso estimado prefeito de Jales…pra poder dar uma ajuda com divulgação de cursos…eita nós está instituição poderia ter muitos cursos superiores se tivesse demanda…é talvez por causa quem ninguem divulga nas escolas, no comercio, na região…logicamente não da demada…que pena,,uma instituição Pública conquistada com tanto sacrificio, onde tem o mesmo diploma das faculdades federais correndo o risco de ser extinta de Jales…e a única de toda a região….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *