DEU NA FOLHA NOROESTE DE HOJE

No jornal Folha Noroeste, edição digital deste sábado, a principal manchete destaca questionamento encaminhado pelo vereador Macetão(PP) ao prefeito Flá Prandi, sobre o combate ao feroz mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre Chikunguya. Macetão enfatizou que “mais de 2,8 mil casos confirmados de dengue em uma cidade com pouco mais de 49 mil habitantes é muito” e acrescentou que “se a gente não agir agora, vamos ter outra epidemia de dengue em Jales”. Macetão está indagando ao prefeito quais órgãos estão fazendo campanha de prevenção e conscientização dos criadouros de dengue, se há casos de microcefalia em Jales e se a Prefeitura pretende realizar mutirões pela cidade para visitar imóveis e identificar criadouros do mosquito.

Destaque, igualmente, para excelente notícia dando conta de que médicos do Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP) desenvolveram um dispositivo inédito que emite um alerta eletrônico ao médico quando um paciente internado apresenta IRA (Injúria Renal Aguda), que compromete o funcionamento dos rins. Apesar de potencialmente evitável, a IRA geralmente é diagnosticada de forma tardia e o paciente fica passível de graves complicações, inclusive necessidade de hemodiálise. Estima-se que 300 mil pacientes morram todos os anos nos EUA por essa doença.

Na coluna FolhaGeral, o iracundo redator-chefe Roberto Carvalho comenta o pacote do tal pacto federativo que o ministro Paulo Guedes e o seu chefe, o Bozo, levaram ao Senado Federal, prevendo, entre outras coisas, a extinção de diversos municípios de pequeno porte. Segundo o Roberto, o estado de São Paulo possui 145 municípios com menos de 5 mil habitantes, que dependem, fundamentalmente, dos recursos transferidos pela União e o Estado para arcar com suas despesas. O colunista destaca que, na região de Jales, são 18 municípios que correm o risco de perder a independência política e administrativa, entre os quais Aparecida D’Oeste, Dirce Reis, Dolcinópolis, Mesópolis, Santa Salete e Vitória Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *