FALTA DE MÉDICO TUMULTUA ATENDIMENTO NA UPA

DSC04036

O vereador Gilbertão foi chamado à UPA, na manhã desta segunda-feira, por conta da reclamação de usuários com relação à demora no atendimento. Segundo relatos, quando o vereador chegou à UPA, a fila de espera já tinha diminuído bastante, mas algumas pessoas já esperavam pelo atendimento há mais de duas horas.

As informações que obtivemos foi de que apenas uma médica estava atendendo. Normalmente, a UPA disponibiliza dois médicos, mas um DSC04037dos profissionais escalados para trabalhar hoje alegou um problema de saúde e não compareceu ao plantão. Várias tentativas foram feitas para arrumar-se um substituto, mas, ao que parece, isso só foi conseguido depois das 11 horas da manhã.

Para complicar ainda mais a situação, hoje é o “Dia do Funcionário Público” e os postos do Estratégia de Saúde da Família não funcionaram, sobrecarregando a UPA.

22 comentários

  • MORADOR DE JALES

    REALMENTE JALES ESTÁ SE AFUNDANDO CADA VEZ MAIS, HJ ESTIVE NO UPA PELA PRIMEIRA VEZ DESDE QUE FOI INALGURADO,POIS MINHA ESPOSA ESTAVA PASSANDO MAL , E REALMENTE ESSE FATO ACONTECEU ,NÃO HAVIA MEDICO PARA ATENDER OS PACIENTES QUE ALI ESTAVAM EM BUSCA DE UM ATENDIMENTO.
    MINHA ESPOSA FICOU ESPERANDO NA SALA DE PRE CONSULTA MAIS DE 40 MINUTOS ONDE FOI MUITO BEM ATENDIDA PELOS FUNCIONARIOS DA QUE ALI ESTAVAM MAS CADE O MEDICO???
    ENQUANTO A MEDICA CONSULTAVA MINHA ESPOSA ELA LIGOU PARA OUTRA MEDICA IMPLORANDO PARA QUE SUA COLEGA FOSSE AJUDA-LA ATENDER, POIS O BICHO ESTAVA PEGANDO NO UPA.
    SO TENHO UMA COISA A DISER DE TUDO ISSO , PARABENS PREFEITA, OTIMA ADMINISTRAÇÃO .
    E PARABENS AOS ELEITORES IDIOTAS QUE VOTARAM NELA .

    • Zé Maria

      Cara na boa, o que tem a ver isso com a prefeita? A falta de médico é por que hoje é dia do funcionário público e alguns médicos decidiram não trabalhar, não que eu seja um puxa-saco da prefeita, de maneira alguma, mas o que você disse não tem nada a ver com a prefeita.

  • povo

    Parabens vereador, cade os outros,estão em rancho,pescando ou bebendo cerveja e povo que se fd.E ai vereador NISHIMOTO,CLAUDIR E TIKINHO,vamos trabalhar e não ficar beneficiando da prefeitura seus………….

  • Anonimo

    E sabem o que vai acontecer nada, vai continuar tudo a mesma merda porque ninguém faz nada, os médicos devem ter algum tipo de privilegio nesta cidade porque fazem o que querem com os usuários do Sus que necessitam de atendimento com tantos médicos é muito difícil de acreditar que só acharam um as onze horas da manhã!!! Cade a secretaria de saúde dessa cidade que nada faz, e o tal de Macetão onde que ele estava? E a nossa prefeita?
    Queria ver se fosse um familiar deles que precisassem de atendimento encontrava um medico num piscar de olhos!!!
    Bando de atoas….
    E pra que tem medico no SAMU porque não foram ajudar? Só ficam pregados com a bunda no sofá na frente da Tv!!!
    Não tem mais onde estar errado na saúde de Jales, parabéns prefeita pelo belo mandato, não era a digníssima que iria dar um jeito na saúde até onde estamos vendo está dando um jeito mesmo um jeito de piorar tudo!!!
    Incompetência!!!

    • É o Vini?

      Sr. Anonimo se você realmente quiser resolver algum problema que pelo jeito você deve saber de muita coisa , isso pela maneira que esta falando , corra atrás denuncie lute pelo que você acha estar correto e justo, mas acho que se você realmente sabe de algo como demostra estar sabendo , isso pala colocação de suas palavras, vai saber também que não é tão fácil assim , oque eu realmente acho é que você esta querendo piorar a imagem de um estabelecimento de saúde que realmente tem seus problemas , mas pior ainda seria não telo mesmo com seus problemas!
      Não estou dizendo que a população tem que ser acomodada mas tem que saber equilibrar as coisas na balança pois neste mesmo estabelecimento de saúde que o mesmo sitou tem muita gente que sabe trabalhar e ama muito o que faz , e que já salvaram muitas vidas , sei que nem todos são assim mas na sua maioria são, se você acha que o mal em algumas pessoas que administram o estabelecimento e você sabe de algo denuncie mas não generalize,agora quanto a secretaria de saúde dessa cidade que como você diz nada faz, e o tal de Macetão e a nossa prefeita isso não cabe a mim comentar porque você pelo jeito sabe muito mais que demonstra!
      Agora quanto ao SAMU , eu lhe peço que não misture as coisas, você pela sua inteligencia deve saber oque significa a sigla SAMU, mas se você se faz não saber vou explicar , serviço de atendimento móvel de urgência não precisa descrever mais nada pois essas palavras já dizem tudo, que não tem nada a ver com Unidade de Pronto Atendimento que na verdade é uma referencia para qual se leva os pacientes atendidos pelo SAMU , este é o vinculo dessas duas unidades !
      Unidade de Pronto Atendimento – UPA:
      As UPAs oferecem serviços de atendimento de urgência, emergência e pronto-atendimento. Estas unidades dispõem de retaguarda hospitalar para os casos de maior gravidade e leitos de isolamento para internamento de doenças contagiosas em adultos e crianças. As crianças são atendidas em ala exclusiva (Pronto Atendimento Infantil).
      Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU:
      A equipe presta atendimento no menor tempo possível já no local, ainda fora do ambiente hospitalar, salvando vidas e diminuindo sequelas. O programa oferece o direcionamento para o serviço mais próximo e adequado, assim a equipe que está na ambulância ganha tempo (diminui o tempo/resposta), o que é crucial em emergências.

      Ao discar o número 192, o cidadão estará ligando para uma central de regulação que conta com profissionais de saúde e médicos treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. São estes profissionais que definem o tipo de atendimento, ambulância e equipe adequados a cada caso. Há situações em que basta uma orientação por telefone. O SAMU atende pacientes na residência, no local de trabalho, na via pública, ou seja, através do telefone 192 o atendimento chega ao usuário onde este estiver.
      Na próxima vez procure o diretor clinico do consirj para assumir a falta de medico, pois essa também é uma das funções dele!
      Não estou defendendo administração do consirj mas os bons funcionários e médicos das duas unidades e como o amigo Cardosinho também sabe e pode afirmar, grande parte desses bons funcionários também esta lutando por seus direitos e por melhorias de trabalho para realizar bons atendimentos !
      Agora uma pergunta.
      Você anonimo gostaria que , se por acaso do destino um ente querido seu sofresse um acidente em uma de nossas perigosas ruas,avenidas ou rodovia , precisasse da unidade avançada do SAMU para socorrer , mas ela não pudesse atender porque estaria atendendo pacientes na upa em vez da equipe estar com a bunda no sofá assistindo TV esperando uma ocorrência, você iria gostar?
      Tenho certeza que não e estou certo que também iria falar mal como o fez , então resmungue menos e faça melhor o seu trabalho e ajude a saúde de Jales a melhorar.
      Obrigado amigo cardosinho e desculpe pelo desabafo!

  • jr

    bom um pouco disso:-)deve sim a ma adiministracao da senhora nice porq ela garatil que no seu governo medicos seria pioridade isso e mentira gente infelismente nao votei nessa corja mais esse povo que colocou essa mulher sempreparo numa prefeitura merece sofrer bastante tenho irmaos de igreija q brigava no meio da rua por a senhora nice hj eles viu que ela so usou o nome de deus pra consegui ser prefeita graca a deus eu nunca deixei levar pelas promessas dessa mulher porq sabia que ela so queria ser prefeita . ela conseguil engana a todos ate se batizou so q hj os crente q com seu voto colocou ela na prefeitura hj sao mesmo que reclama iisso serve de licao pra muita gente

  • macaco prego

    traga médicos estrangeiros que melhora.

  • Bolo de Aniversário

    Ainda não entendi o por que a Câmara Municipal não abriu uma CEI para apurar o que esta acontecendo no UPA e no CONSIRJ. Acorda Vereadores! É hora de trabalhar pela população!!!!

  • Neca Pedregulho

    Saudades do Brigitao, va lá em Santa Fe aonde ele é o Responsavel pela UPA e compare….

  • ssp

    a saude esta falida !!!!
    medico é a ponta do problema .
    bons profissionais nao querem trabalhar , devidos os baixos salarios e condicoes pessimas de trabalho.

  • a culpa é do MACETÃO

    Esse tal de macetão devia ser escurraçado de Jales. Não consegue cuidar nem da UPA e em do CONSSIRJ. FORA MACETAOOOO. some de jales. vai dar trabalho la em fernandopolis

  • somos contra os politicos

    o Gilbertao foi no UPA, tirou fotos para o Cardozinho, e nao resolveu nada.
    Esses politicos gostam de aparecer…………

  • Anônimo

    Nosso sistema de saúde e refém do profissional Médico!eles sabem disso e por isso aproveitam!Parabéns para queles que resolveram achando um médico corajoso para vir dar o plantão!

  • somos contra os politicos

    Se o nobre vereador foi ao UPA e nao soube resolver. Nos sabemos.
    O nobre edil deveria elaborar uma lei ou determinaçao que a prefeitura contrate um medico de reserva para estas situaçoes de emergencia.
    Tenho dito.

    • Prezado “somos contra os políticos”, primeiro: eu também fui chamado à UPA para registrar o descontentamento de alguns usuários e já estava lá quando o Gilbertão chegou. As fotos fui eu mesmo quem as fiz. Segundo: nenhum vereador pode fazer qualquer lei que importe em despesa para a Prefeitura. Deixar um médico “reserva” à disposição para eventualidades é uma questão administrativa, que cabe tanto ao diretor da UPA (Macetão), quanto à presidente do Consirj, que, no caso, é a prefeita Nice.

  • pirulito

    Na verdade, quando falta um medico quem deve substituir e o diretor tecnico. Porque ninguem chamou ele…..? Alias anonimo vai estudar e tera os mesmos privilegio que as pessoas citadas acima.

  • somos contra os politicos

    Cardozinho, o seu blog tem o direito de tirar foto de quem vc quizer porem e’ muita coincidencia, voces estarem juntos no mesmo lugar, de novo.
    Segundo, se o vereador nao faz parte da soluçao do problema, ele foi fazer o que no UPA?
    Tirar fotos?

  • mendigo

    Sera que jales nao quis entrar no programa Mais Medicos do governo federal porque aqui esta tudo bem, a saude esta perfeita ou jales nao se enquadra no programa.
    A prefeita Como funcionaria de carreira na saude deveria vir a publico e nos tirar esta duvida.

  • Você é frustrado isso sim

    Esse que escreve que se denomina “somos todos contra os políticos” deve ser um grande enrustido que se candidatou nas eleições passadas e teve uma votação medíocre.
    Deve ainda, ser algum que tentou uma teta no governo Nice e ficou de fora, com prestígio abaixo do mínimo exigido.
    Pode ser também uma pessoa intelectual demais, que sabe tudo, altamente inteligente e deveria morar na Suíça ou na Holanda, mas por um erro grave da cegonha, foi deixado no Brasil e para nossa infelicidade, aqui em Jales.
    Já que você é tão bom e inteligente e diferenciado, coloque seu nome para apreciação popular e resolva todos os problemas de Jales, de São Paulo e do Brasil.
    Acho que você deveria candidatar-se logo à Presidência da República, pois seu grau de intelectualidade e percepção vão tirar nosso país do ostracismo que se encontra e elevá-lo ao extremo da evolução e desenvolvimento.

    • somos contra os politicos

      Esse que escreveu com o nome “voce e’ um frustado isso sim”, muito obrigado pelos elogios.
      So’ tem uma coisa, eu nao fui candidato (nem serei) e nao tentei nenhum emprego na PM pois eles pagam pouco.
      Eu escrevo neste blog para criticar o mau comportamento de todos os politico que sao falsos, interesseiros, corruptos e incompetentes.
      Nao tenho partido porque os partidos sao um meio do politico ganhar dinheiro.
      Se vc nao concorda comigo, me critique, por favor

  • Luciano

    Quem fala do samu nao sabe como funciona no samu nao deixam morrer ninguém e todo mundo e atendido

  • Flanklin Stem Santos da Silva

    SALÁRIO DIGNO PARA TODOS
    A verdade é que deveria ter respeito e valorização dos nossos profissionais, salário digno é assim:
    Graduado… Dr. Médico – 100%
    Graduado… Dr. Enfermeiro – 70% do Dr. Médico
    Graduado… Outros Doutores da saúde 70% do Dr. Enfermeiro
    Nível Médio – Técnico de Enfermagem ou outros da saúde – 50% dos outros Doutores da saúde
    Ensino fundamental – Auxiliar de Enfermagem ou outros da saúde – 70% do Técnico de Enfermagem ou outros da saúde.

    30 HORAS JÁ: ENFERMAGEM E TODOS – ÁREA DE SAÚDE

    … xxx … xxx … xxx … XXX … xxx … xxx … xxx …

    Os 10 MANDAMENTOS DOS DOUTORES: MÉDICOS E ENFERMEIROS

    1 – Se você não sabe o que tem, dá VOLTAREN;

    2 – Se você não entende o que viu, dá BENZETACIL;

    3 – Apertou a barriga e fez ‘ahhnnn’, dá BUSCOPAN;

    4 – Caiu e passou mal, dá GARDENAL;

    5 – Tá com uma dor bem grandona? Dá DIPIRONA;

    6 – Se você não sabe o que é bom, dá DECADRON;

    7 – Vomitou tudo o que ingeriu, dá PLASIL;

    8 – Se a pressão subiu, dá CAPTOPRIL;

    9 – Se a pressão deu mais uma grande subida, dá FUROSEMIDA!

    10 – Chegou morrendo de choro, ponha no SORO.

    …e mais…

    Arritmia doidona dá AMIODARONA…

    Pelo não, pelo sim, dá ROCEFIN.

    …e SE NADA DER CERTO, NÃO TEM NEUROSE…
    …DIGA QUE:

    É SÓ ESSA NOVA VIROSE!!!

    Parece brincadeira, mas… É verdade!

    (Recebido por e-mail – Autor Desconhecido)

    … xxx … xxx … xxx … XXX … xxx … xxx … xxx …

    Doutor (Dr.): É importante ressaltar que doutor via de regra não configura forma de tratamento, mas título acadêmico. Seu uso deve-se limitar apenas a comunicações dirigidas a pessoas que alcançaram o grau acadêmico de doutoramento(português europeu)ou doutorado(português brasileiro). Por questões culturais, tal título é permitido aos Bacharéis em Enfermagem pela LEI COFEN 256/2001, Odontologia, em Direito e em Medicina, e qualquer outro profissional de nível superior ou da saúde. Entretanto, formalmente, deve-se usar o tratamento Senhor que confere a desejada formalidade às comunicações.

    Fonte: Pronome de tratamento
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Pronome_de_tratamento

    … xxx … xxx … xxx … XXX … xxx … xxx … xxx …

    Cofen reconhece direito de enfermeiro usar título de “doutor”
    BRASÍLIA/VALE DO ASSU – A partir de agora a classe dos enfermeiros poderá, a exemplo de outros profissionais tais como médicos, advogados, engenheiros e outros, usar o título de “doutor”. Autorização neste sentido foi dada por meio da resolução número 256/2001, do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), em Brasília. O órgão federal considerou que “o uso do título de doutor tem por fundamento procedimento isonômico, sendo em realidade, a confirmação da autoridade científica profissional perante o paciente ou cliente”.
    Além disso, o Cofen entendeu que “o título tem por fundamento praxe jurídica do direito consuetudinário, sendo o seu uso tradicional entre os profissionais de nível superior”.
    O organismo classista interpretou, também, que “a exegese jurídica, fundamentada nos costumes e tradições brasileiras, tão bem definidas nos dicionários pátrios, assegura a todos os diplomados em curso de nível superior, o legítimo uso do título de doutor”. O Cofen observou ainda que “a não-utilização do título de doutor leva a sociedade e mais especificamente a clientela, a que se destina o atendimento da prática da enfermagem pelo profissional da área, a pressupor subalternamente, inadmissível e inconcebível, em se tratando de profissional de curso superior”.
    … xxx … xxx … xxx … XXX … xxx … xxx … xxx …

    ENFERMEIRO (A) disse…
    Toda e qualquer discussão sobre determinados temas geram resultados positivos/negativos. Esta discussão sobre o ter ou não ter o título de “Dr.” seria assunto pra longas horas de conversas. O fato de o profissional Enfermeiro(a) ter a conquista deste título reconhecida e legislada pelo seu conselho de classe, demonstra a legitimidade do seu uso, reforçando ainda mais a organização e com isto mostrando a sociedade que a classe de Enfermagem, existe pautada em leis e que as mesmas fazem acontecer o bom atendimento no cuidar da saúde do ser humano.
    18 de janeiro de 2011 23:54
    FONTE: http://www.blogdopessoa.com.br/2011/01/dr-enfermeiros-resolucao-cofen-2562001.html

    … xxx … xxx … xxx … XXX … xxx … xxx … xxx …

    Gesiel Oliveira disse…
    Sou advogado e oficial de justiça, nunca concordei que um fisioterapeuta seja chamado de Dr. e o enfermeiro não. E quem disse que a pessoa que tem doutorado é chamado de doutor? ele se chama de PHD (Philosophy Doctor) , pois o significado de Doutor é “conhecedor”. Trate-se de regra consuetudinária, ou seja, manifestada pelo uso geral. Concordo que o enfermeiro tenha esse título, pois possui lastro científico e acadêmico para tal. Parabéns Doutores pela conquista.
    30 de janeiro de 2013 13:04
    FONTE: http://www.blogdopessoa.com.br/2011/01/dr-enfermeiros-resolucao-cofen-2562001.html

    … xxx … xxx … xxx … XXX … xxx … xxx … xxx …

    Enfermeiro disse…
    A QUESTÃO QUE SE DISCUTE NÃO É SE O PROFISSIONAL TEM OU NÃO DOUTORADO, SE FOSSE ASSIM MÉDICO E ADVOGADO TB NÃO PODERIAM SER CHAMADOS DE DR. A QUESTÃO AQUI É O RECONHECIMENTO PROFISSIONAL DIANTE DA SOCIEDADE, POIS MUITOS SE DEIXAM LEVAR INFELIZMENTE PELA CULTURA QUE É PASSADA PELA MÍDIA PRINCIPALMENTE A TV, ESQUECEM QUE O PROFISSIONAL ENFERMEIRO PASSOU 5 ANOS ESTUDANDO EM UMA FACULDADE ADQUIRINDO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA PODER ATUAR E DO MESMO JEITO DEVE FAZER ESPECIALIZAÇÃO MESTRADO , DOUTORADO , POS DOUTORADO, ETC. OUTRA QUESTÃO É FICA A CRITÉRIO DE CADA UM USAR OU NÃO ATÉ PORQUE SÓ PODEMOS OSTENTAR O QUE PODEMOS SER. PARA PODER USAR DR. NA FRENTE DO SEU NOME MOSTRE MUITO CONHECIMENTO E RESPEITO PELOS PACIENTES ESSE SIM É VERDADEIRO DR.
    19 de janeiro de 2011 10:11
    FONTE: http://www.blogdopessoa.com.br/2011/01/dr-enfermeiros-resolucao-cofen-2562001.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *