IDOSO DE JALES É DESTAQUE EM MATÉRIA DO DIÁRIO DA REGIÃO

E o seo Roque Castardo, que aparece na foto ao lado lendo o livro “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, do Lima Barreto, voltou a ser destaque na imprensa regional. Em maio do ano passado, quando cursava Agronegócio na Fatec, ele foi parar nas páginas de A Tribuna e na tela da TV Record.  

Dessa vez, é o Diário da Região, de Rio Preto, quem está contando a história do aposentado que, aos 81 anos de idade, está cursando História na Unijales. Eis um trecho da matéria:

No fim da tarde, Roque Castardo começa a se preparar para o grande compromisso do dia. Veste-se alinhado, confere caderno, caneta e livros, pega o carro e dirige até a faculdade para assistir às aulas do curso de história. Sua rotina não teria nada de extraordinário, não fosse um detalhe: ele tem 81 anos. Só agora, nessa altura da vida, o aposentado de Jales teve acesso ao ensino superior e assim realiza um sonho da juventude.

Engana-se quem pensa que ele vai cumprir os três anos de graduação e pendurar, satisfeito, o diploma na sala de estar. Busca muito mais. O objetivo é se tornar professor. A história de Castardo espelha uma nova realidade. Na última década, aumentou nove vezes o número de pessoas, com mais de 50 anos, que ingressaram no ensino superior em Rio Preto, um polo regional de educação. É o que diz o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com apenas com 17 anos, Castardo trocou cedo os bancos escolares pelas lides profissionais. Aprendeu o ofício de sapateiro e fez carreira, durante três décadas seguidas, em unidades prisionais de várias partes do Estado. Ensinava aos detentos a arte de criar sapatos. Como foi bem-sucedido na profissão, priorizou a formação dos filhos, Sara e Hamilton. Os dois se tornaram advogados. O aposentado não voltou antes para a escola porque o trabalho consumia muito tempo de seu dia e morou em diversas cidades, por questões profissionais. A chance de estudar surgiu recentemente.

A matéria completa, do Diário da Região, pode ser lida aqui.

7 comentários

  • Silvio Luiz Lofego

    Pois é, meu caro Cardosinho.
    Num momento em que a profissão do professor anda tão desvalorizada, a história de um senhor de 81 anos (provavelmente o estudante mais velho do Brasil) pode ser uma esperança e um grande exemplo para os mais jovens. O senhor Roque Castardo acaba de entrar para um curso de licenciatura, realizando um grande sonho. Hoje ele é aluno do primeiro ano de História da UNIJALES. Já faz planos de escrever livros e se tornar professor. Seu Roque surpreende a todos com seu vigor físico, lucidez e muita disposição para o estudo. Ele parece querer aproveitar ao máximo do curso que sempre sonhou em fazer, tanto que ele já havia se matriculado duas vezes nos anos anteriores, mas como não formou turma, teve o sonho adiado. E, todos os anos seu Roque prestava o vestibular, até que finalmente, em 2013, aqui está ele já se destacando na turma e dando essa grande alegria a todos nós do curso de História.

  • jjnatalin

    Sr. Roque, parabéns e minha admiração pela trajetória.

  • Antonio Rodrigues Belon

    Bravo, Roque Castardo!

  • Pit Bull

    Sr. Roque Castardo ,

    A sua dedicação exemplar, nos mostra, com nitidez – quem persevera em seus propósitos acaba vencendo. Parabéns!!!

  • LEO DO BIG PLAZA

    Belo exemplo

  • Juliano Matos

    Grande seo Roque, pai da minha amiga Sara. Que Deus lhe ilumine. Parabéns!!!

  • Prof Zico

    Sr Roque um heroi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *