JALES CAI POSIÇÕES NO RANKING FIRJAN

Dois posts atrás, este aprendiz de blogueiro noticiou os resultados do emprego formal, em Jales, e mencionou a falta de uma política de geração de empregos durante o governo Parini.

Por coincidência, ontem, domingo, foram divulgados os índices Firjan de desenvolvimento municipal,  relativos a 2010. E eles confirmam que, sob Parini, Jales piorou no quesito geração de empregos.

O índice Firjan mediu o desenvolvimento de 5.514 municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Em 2005, primeiro ano do premiado estadista, Jales ocupava a 220ª posição no ranking nacional. Em 2010, caímos para a 297ª colocação. O índice é divulgado sempre com dois anos de diferença, portanto, somente em 2014 ficaremos sabendo a quantas estamos andando em 2012.

A queda de Jales no ranking Firjan deve-se única e exclusivamente à nossa má performance na geração de empregos, uma vez que, nos quesitos Saúde e Educação, os índices do município evoluíram um pouco. 

A pesquisa da Firjan revela, ainda, que Jales está na contramão da região. O ranking nacional mostra que, entre 2005 e 2010, Fernandópolis pulou da 172ª para a 108ª posição; Votuporanga evoluiu da 81ª para a 35ª, enquanto Rio Preto subiu da 7ª para a 2ª colocação.

Por fim, se isso servir de consolo, registre-se que Jales não está sozinha na queda: Santa Fé do Sul também involuiu, caindo da 310ª posição, em 2005, para o 359º lugar, em 2010. Quem quiser conferir os índices, é só clicar aqui.   

9 comentários

  • O Esclarecedor

    O problema é o seguinte: os frigoríficos de Jales fecharam. Em Fernandópolis, Santa Fé do Sul e Estrela D´Oeste os frigoríficos estão funcionando e continuam contratando novos funcionários. Tem gente que mora em Jales e trabalha em frigoríficos de Santa Fé, Fernandópolis e Estrela D´Oeste.

  • Felpudo

    As prefeituras da região mandam onibus lotados de gente para trabalhar em Jales. Mesmo trabalhando em Jales essas pessoas preferem continuar morando nas pequenas cidades vizinhas, onde o aluguel é bem mais barato e a vida é mais tranquila. São pedreiros, serventes, serviços gerais, empregadas domésticas, muitas sem registro, que não aparecem nos levantamentos.

  • Anonimo

    Conheço um monte de gente que mora em Jales e trabalha em usinas de álcool da região. Esses empregos não são contados para Jales.

  • Anônimo

    Interessante um cara que participou de 6 anos dos 8 anos de mandato do Parini, falar em falta de política de geração de emprego e renda. Triste viu, ajudar a fazer ninguém ajuda, mas ficar falando todo mundo fica…

    • Exatamente por ter participado da administração Parini sei que o prefeito não tem política pra nada. É um sujeito que não dá autonomia aos seus auxiliares para organizar uma simples decoração natalina. O que ele gosta mesmo é de se misturar com gente como Valdemar Costa Neto, Paulo Vieira, Adolfo Smuckler e o Araujo de Prudente. Ah!, ele gosta também de ouvir elogios de puxa-sacos. E você deve ser um deles.

  • Profeta

    Estou com voce Cardosinho!!!
    A atual administração alem de deixar nossa cidade nos ultimos 4 anos totalmente abandonada. É fato que uma pesso igual a voce que te conheço ja faz algum tempo, nao poderia continuar trabalhando junto com esse “povo” que se dizem administradores de Jales. Para, nao de bola nao, o mandato esta terminando e nosso sofrimento tbem, fora esses incompetentes. Valeu Cardoso.

  • Anônimo

    que pena que perdemos o ótimo projeto de geração de emprego que Flá e Garça implantariam em Jales. Agora é orar pra ver o que vai virar

  • Marcelo

    Isto é uma resposta a demológica demonstração de impapacidade política destes homemns q mancharam a história de nossa cidade, como com certeza a pior administração pública em nossa estória mucicipal, adeus pt, adeus demalogos, adeus hipócritas, que vcs nunca mais voltem ao governo de nossa querida cidade, no q deperder de mim, darei minha vida p q isto nunca mais ocorra,

  • Marcelo

    Isto é uma resposta a demológica demonstração de impapacidade política destes homemns q mancharam a história de nossa cidade, como com certeza a pior administração pública em nossa estória mucicipal, adeus pt, adeus demalogos, adeus hipócritas, que vcs nunca mais voltem ao governo de nossa querida cidade, no q deperder de mim, darei minha vida p q isto nunca mais ocorra, QUEM ESCREVE É UM EX. PETISTA FELIZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *