JALES ESCOLHE SEU NOVO CONSELHO TUTELAR NO PRÓXIMO DOMINGO

DSC02480A eleição para escolha do novo Conselho Tutelar de Jales, está marcada para o próximo domingo, das 09:00 às 17:00 horas, na EM “Elza Pirro Vianna”. Os organizadores e os candidatos esperam que as eleições deste ano tenham mais de 3.000 eleitores, mas não vai ser fácil.

Afinal, a campanha não está sendo das mais animadas. Aqui no bairro onde moro, por exemplo, não vi ninguém pedindo votos.  Desde que a campanha foi iniciada, apenas dois candidatos me entregaram seus “santinhos”, ainda assim, porque me encontraram na cidade.

Trinta e sete candidatos se inscreveram para as eleições, mas, quando a campanha começou, esse número já estava reduzido a 34. Ouvi dizer que, durante a campanha, mais dois ou três candidatos desistiram.

De qualquer forma, esta vai ser a 9ª eleição para o Conselho Tutelar de Jales, criado na década de 90, o primeiro do Estado de São Paulo e o segundo do Brasil. Na primeira eleição, em 1992, nada menos que 4.119 eleitores jalesenses compareceram às urnas.

De lá para cá, o número de eleitores só diminuiu. Na penúltima eleição, em 2010, somente 2.894 eleitores se dispuseram a votar, enquanto na última eleição, em agosto de 2013, o número de eleitores caiu mais ainda, para apenas 2.723.

9 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *