JALES FOI CIDADE DA REGIÃO QUE FECHOU MENOS EMPREGOS EM MAIO. E SANTA FÉ DO SUL FOI A QUE FECHOU MAIS NO ANO

As estatísticas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) referentes ao mês de maio demonstram que, entre as principais cidades da região, Jales foi aquela que fechou menos empregos formais, ou seja, empregos com carteira assinada.

Em maio, a cidade perdeu 68 empregos formais, bem menos que Santa Fé do Sul (-139), Fernandópolis (-280) e Votuporanga (-378). Infelizmente, o governo Bolsonaro conseguiu bagunçar até as estatísticas do Caged e agora não é possível saber quais os setores – Indústria, Comércio, Agropecuária, Serviços, Construção Civil, etc – que fecharam mais vagas.

Considerados, no entanto, os cinco primeiros meses do ano – de janeiro a maio – Fernandópolis é a cidade que perdeu menos empregos formais, com 102 postos de trabalho fechados, seguida por Jales (-172), Votuporanga (-682) e Santa Fé do Sul (-789). Como se vê, no quesito “empregos perdidos”, Santa Fé do Sul, com seus 30 mil habitantes, consegue superar até Votuporanga, que possui o triplo de habitantes.

E nem todas as cidades da região apresentam resultados negativos nos primeiros cinco meses. Vitória Brasil, por exemplo, tem um saldo positivo de 12 novos empregos abertos em plena pandemia. Ela é superada por Paranapuã (+15) e Palmeira D’Oeste (+20), mas o grande destaque positivo é Santa Albertina, que abriu 60 novos empregos. É possível que a maioria desses empregos foram abertos no setor Agropecuário, o menos atingido pela pandemia.

O grande destaque negativo da região, entre os pequenos municípios, é, sem dúvida, Estrela D’Oeste. Em cinco meses, a cidade já fechou 239 empregos formais. Santa Clara D’Oeste fechou 50, enquanto Urânia fechou 15.

Sempre é bom reforçar que as estatísticas do CAGED se referem apenas aos empregos formais. Na seara dos empregos informais – aqueles sem carteira assinada – a situação deve estar bem pior. Nas crises, eles são sempre os primeiros a ser atingidos. 

2 comentários

  • PACIÊNCIA GENTE, TA ACABANDO.

    É logico, pois se perder os poucos que restam, manda tocar fogo logo em tudo. Alguém saberia me dizer quantos empregos foram gerados em Jales e em Sta Fé do Sul nos 4 últimos anos? Porque ai estará a diferença, aqui em Jales só houve a preocupação de se fazer empréstimos e deixar dividas.

    • A RESPOSTA EH SIMPLES…AS INDUSTRIAS DA NOSSA JALAO SOH ENCOLHEU E SE HOUVER + DISPENSA AS INDUSTRIAS VAO VIRAR TUDO SUCATAS..SE FOR COMPARAR QUEM GEROU + EMPREGOS ENTRE AS DUAS CIDADES COM CERTEZA A NOSSA JALAO VAI PERDER DE GOLEADA…EX. SOH AQUELE GRUPO(AMBAR AMARAL) COM SEDE NAQUELA CIDADE GEROU + DE 300 EMPREGOS(hj soh ela emprega 550 familias) , A MOLAS SANTA FE CRESCEU 100%, E ACABOU DE ADQUIRIR O TERRENO VIZINHO AONDE FUNCIONOU UM LATICINIO(+10.000mts2)..a fabrica de raçoes(RAGUIFE) q. lah atras começou c/ 2 caminhoes hj sua frota jah chega a 60 e jah estao entregando ateh em SORRISO-MT e na BAHIA e sua meta eh p/ ser a maior o BRASIL dentro do segmento. A POLO CLIMA tbm estah se preparando p/ ser o maior do BRASIL em climatizadores, a FLASH COVER que hj emprega + de 350 funcionarios(isso porque ela dispensou 130, isso faz parte da politica dela; isso x o direito trabalhistas fez circular milhoes na praça daquela q. chamavamos de CURRUTELA), ELA jah começou a construir a FLASH COVER ALUMINIO,.Tambem quem irah expandir sua fabrica(apesar dessa crise) eh a BF(BRAZILIAN FISH + 10.000mts2 de fabrica(aonde hj funciona o viveiro de mudas)..E.T…soh a usina fotovoltaica q. a RAGUIFE estah instalando dah p/ sustentar 625 casas, isso prova q, acreditam no seu crescimento..ahhh a prefeitura daquela CURRUTELA( q. com certeza no proximo censo irah surpreender muitas cidades em numero de habitantes). tbm instalou c/ recurso proprio sua usina fotovoltaica q. no final de todo ano irah dar um lucro de R$ 600.000,00, ENQUANTO ISSO QUE PODEMOS ESPERAR DA NOSSA JALAO??????AHHH.,,,,O PREFEITO daquela CURRUTELA q. tem ateh curso de MEDICINA, anda falando q. estah acertando a reabertura do FRIGORIFICO(sao + 650 vagas),,,,,VAMOS TORCER P/QUE O PROXIMO PREFEITO SEJA UM MANDRAKE E SALVE A NOSSA JALAO….SE CONSEGUIR PAGAR AS DIVIDAS(q. nao eh pouca), jah estarah de bom tamanho..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *