JALES PODERIA TER UMA EPIDEMIA DE DENGUE?

Em Minas Gerais, a epidemia de dengue já chegou a quase 38 mil casos confirmados e 31 mortes. Na nossa região, várias cidades também vivem situação de epidemia, principalmente Barretos e São José do Rio Preto. 

Aqui em Jales, o mosquito está, aparentemente, sob controle, mas muita gente já começa a ficar preocupada. Ontem, no facebook, pude  acompanhar a conversa entre uma enfermeira da nossa Santa Casa e uma amiga:

 – Não desejo isso que estou passando para ninguém…

 – Nossa, o que vc tem?????

 – DENGUE!!

 – nossssssssssa, que horror. melhoras. bjuss

A essa altura, um bancário aposentado, muito conhecido em nossa cidade, também entrou na conversa:

 – desejo melhoras! Jales está virando epidemia e não vejo ninguém fazer nada. Do lado da minha casa tem um casal com dengue, esteve internado por vários dias. Pelo amor de Deus responsáveis pela saúde pública, socorro… não deixem virar epidemia, cadê o secretário da saúde, por favor faça alguma coisa.

Não sei se é pra tanto! Com efeito, temos ouvido falar em casos de dengue por toda a cidade. Os números oficiais, no entanto, confirmam que a situação é preocupante, mas ainda está sob controle.

O último levantamento a que este aprendiz de blogueiro teve acesso – há mais de uma semana – registrava 304 notificações em Jales, com 50 casos confirmados, dos quais 37 eram autóctones e 13 tinham sido importados.

Esses números, repito, são de dez dias atrás. É muito provável que eles tenham aumentado, mas, para chegarmos a uma situação de epidemia,  a quantidade de casos confirmados precisaria ter triplicado. De qualquer forma, os números já bem superiores ao do ano passado, quando tivemos apenas 09 casos.

Post Scriptum: segundo matéria do Alexandre ‘Carioca’ Ribeiro, publicada  em A Tribuna deste final de semana, até a terça-feira passada, 26/03, Jales registrava 382 notificações e 61 casos confirmados.   

7 comentários

  • Agente de Combate a Dengue

    A equipe de Combate a Dengue esta fazendo o possível para controlar a doença, mas acho que o problema esta mais em cima, o coordenador da dengue, Jesus Martins Batista só vem a Base 2 a 3 vezes por semana e tem semana que ele nem aparece por lá e se diz que é um coordenador, pra fala a verdade pelo o que eu vejo quem toma conta mesmo da equipe é a Supervisora Vera, com muito empenho tenta ao máximo controlar esse mosquito.

    Atenção não fique esperando que o poder publico vai resolver todos seus problemas da dengue. A População tem que limpar seus quintais e dentro de casa, pois tem gente que fica esperando um Agente de Saúde ou um Agente da Dengue para limpar seu quintal, Desse jeito a Dengue nunca vai ser controlada se a população não ajudar também.

    E quero deixar uma pergunta, ALGUÉM SABE AONDE FICA A BASE DE COMBATE ÁS ENDEMIA? (Dica: não fica na Secretaria da Saúde)

  • Eleitor s2

    respondendo a pergunta acima…não fica na rua 03, sentido rodoviária ??? Ali tem vários veiculos brancos de combate a Dengue….

  • ANONIMO

    Cardoso ontem conversando com uma fonte segura, ela relatou que na ultima quinta feira foram confirmados mais 49 caso de dengue em Jales sem contar com outros ja confirmados na segunda passada.

    • Realmente, conversei, neste sábado, com uma pessoa ligada ao combate à dengue e ela me disse que, na quinta-feira, foram confirmados mais de 40 casos. Agora já passam de 100 os casos confirmados em Jales. Nesse ritmo, quando chegarmos ao período da Facip, estaremos vivendo uma epidemia.

  • anonimo

    Autoridades da Saúde, sei que que estão cumprindo a rotina do combate aos vetores, mas o momento necessita de trabalho dobrado, principalmente a logística, portanto será necessário uma força tarefa convocando o Conselho Municipal de Saúde, onde estão os representantes da sociedade, para realização de Plano Especifico para o momento, desta forma o combate deve ser planejado e com a ajuda de toda a sociedade de forma organizada.

  • evandro costa

    Um dos poucos viventes cardosinho, que não quer cargo publico, se contenta com sangue…. campanha da prefeitura, iptu com aumento e vem de brinde com o boleto 10 mosquito da dengue por pessoa

  • Anonimatus

    Este AGENTE COMBATE A DENGUE ai de cima, deve ser um daqueles que faz de conta que trabalha, mais deve ser um daqueles que deixam a desejar, e vem fazer comentários sobre o JESUS COORDENADOR DO CONTROLE DE VETORES,você esta sendo muito infeliz ao criticar uma pessoa muito responsável como ele, se eu não me engano ele esta a frente do COTROLE DA DENGUE E DA LEYSCHEMANIOSE desde do ano de 2007, com muita resposabilidade, e Jales desde de quando ele assumiu o controle, sempre teve um indice menor de toda a região, é melhor você pensar direito antes de fazer algum comentario sobre esta pessoa muito responsável, isto é se você realmente for AGENTE DO CONTROLE DE VETORES, e além do mais as pessoa como a VERA eo JURA, SURPERVISORES, são pessoas capacitadas para executar suas funções mesmo com a ausencia do JESUS todos os dias, e tem mais, sem contar com a EFICIENTE VANESSA, Educadora e responsavel pelas informaçoes no que diz DENGUE, quero dizer JESUS continue trabalhando com muita seriedade sempre pois a nossa População prescisa de você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *