MPF INVESTIGA FUNCIONAMENTO DE AR CONDICIONADO APENAS NO SETOR PRIVADO DA SANTA CASA DE JALES

A notícia é do G1:

Ministério Público Federal abriu um inquérito para investigar o funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado apenas no setor privado da Santa Casa de Jales (SP).

No documento divulgado nesta terça-feira (27), o MP alegou desigualdade no atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS realizado pelo hospital.

A investigação começou depois que a TV TEM divulgou o caso em uma reportagem investigativa exibida na segunda-feira (26).

De acordo com os pacientes do SUS, os quartos até têm aparelhos de ar-condicionado, mas estão desligados. Funcionando mesmo só os ventiladores de teto e os que os pacientes trazem de casa.

Os aparelhos de ar que estão parados foram doados pela comunidade. Um produtor da TV TEM conversou com uma funcionária do hospital. Sem saber que estava sendo gravada a enfermeira disse que o problema é antigo.

Os aparelhos sem funcionamento estão na ala do SUS do hospital, mas para quem tem plano de saúde a situação é outra: nos quartos particulares os aparelhos de ar-condicionado podem ficar ligados.

Segundo o engenheiro da Santa Casa Laurentino Tonin Júnior, a questão não é apenas na ala do SUS. “Está ocorrendo que o hospital passa por remodelação das cabines de força, que até uma teve sobrecarga. Estamos inclusive com equipamentos na lavanderia para instalar que não podem ser instalados por causa disso. Não é questão pontual de ar do SUS, é uma questão mais ampla”, afirma.

O engenheiro diz que em 15 dias os aparelhos deverão estar funcionando na ala do SUS e, em 60 dias, os outros equipamentos do hospital estarão funcionando. “Na ala particular eles estão com uma cabine de força que atendia setores centralizados e agora temos uma cabina de força repotencializada, por isso lá está funcionando”, afirma.

7 comentários

  • JALESENSES————SHOW DO DANIEL VAMOS TODOS PARA ´PODER COLOCAR EM FUNCIONAMENTO OS ARES CONDICIONADOS DOS QUARTOS DO SUS CASO CONTRÁRIO NOSSOS IRMÃO IRÃO TODOS MORRER DE CALOR.
    O CONVITE É DA ADMINISTRAÇÃO–POIS NA ÉPOCA DO GARÇA E DO VENTURINI ISSO NUNCA ACONTECEU.

  • Toinho

    É só mandar o advogado q ganha 9mil embora que sobra dinheiro pra ligar o ar, pois esse cara ferrou os servidores já q faz parte do fórum da cidadania pode prestar serviços voluntários pra santa casa..

  • se eu cozinho , não lavo.

    ta serto uai, o ar é so pra rico memo.

  • Jalles

    Não tem problema nenhum de energia naquela Santa Casa, basta conversar em off com qualquer funcionário, o problema é sim contenção de gastos, para baixar o custo da energia foi inventada esse tal problema na instalação elétrica, mas isso será provado pelo MP, logo logo virá a tona, não tinha mais onde cortar gastos com energia elétrica e cortaram logo de quem? claro que do SUS pq no particular o pessoal reclama na hora né… e falaram do salário do advogado, já procuraram saber quanto ganha o Administrador da Santa Casa? não né rsrsrs, acho que está na hora da Santa Casa ser mais transparente…

  • O problema parece ser no padrão de energia que não comporta tantos aparelhos ligados.

  • ADEMAR AMANCIO dê uma lida com atenção num texto escrito pelo deputado Itamar Borges, ele é do final de 2014 e inicio de 2015 e me responda se o padrão é o problema de energia que não comporta tantos aparelhos?
    E por que na época do Garça e do Venturini isso nunca aconteceu?:

    Palavras do deputado Edinho de Araujo::::
    “Desde que reassumi o mandato de deputado federal priorizei a apresentação de emendas para a Santa Casa de Jales, por entender que é uma séria e importante instituição não só para o município, mas também para a região”, afirmou Edinho Araújo.
    A emenda federal de R$ 500 mil é de uso exclusivo para readequação de uma das cabines de força e a desativação da cabine mais antiga, a qual já se encontra totalmente comprometida.
    De acordo com o engenheiro responsável técnico da Santa Casa, Laurentino Tonin Junior, esse recurso auxiliará em uma importante reforma. “A cabine mais antiga está fora de todos os padrões e necessitando ser desativa, sendo que essa verba vai propiciar a repotencialização da cabine mais nova, e também as adequações pontuais para melhoria das instalações físicas de atendimento”, relatou Laurentino.
    Para o provedor em exercício, Junior Ferreira, as parcerias dos deputados são fundamentais para manter o padrão de atendimento. “Temos muitos parlamentares parceiros da Santa Casa, porém, precisamos ser sempre vistos nas indicações de emendas, para isso temos o setor de Captação de Recursos. Aliás, Edinho Araújo, sempre nos trouxe bons resultados, dando total suporte e apoio”.
    SE AS CABINES DE FORÇA FORAM READAPTADAS E REPOTENCIALIZADAS EM 2014 E DESATIVADAS AS ANTIGAS POR QUE ATÉ HOJE OS QUARTOS DOS SUS ESTÃO SEM O AR CONDICIONADO? ONDE O DINHEIRO FOI USADO REALMENTE.
    Uma pergunta que não quer calar:– nos banheiros sanitários da administração tem ar ou foi desligado? Peço que o Jornal de Jales faça uma minuciosa investigação e nos responda.
    Será que o problema não é má administração?
    Por favor Ilustríssimo Juiz do MP não deixei essa diretoria levar o povo mais simples na conversa, como estão tentando o provedor e o engenheira.
    Vamos achar um novo garça ou um novo Venturini.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *