PESQUISA MOSTRA MAIORIA DOS MUNICÍPIOS EM SITUAÇÃO DE PENÚRIA

E saiu mais um índice da Federação da Indústria do Rio de Janeiro – FIRJAN. Dessa vez, é o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), que mediu a qualidade da administração financeira dos municípios brasileiros. Segundo o estudo, apenas 95 (1,8%) das 5.266 cidades avaliadas tiveram a gestão das contas considerada ótima, com conceito A.

A pesquisa da Firjan mostra que a maioria dos municípios está em situação de penúria. Grande parte das prefeituras brasileiras (43,7%), precisamente 2.302 municípios, foi avaliada em situação de dificuldade, enquanto 1.045 cidades (19,8%) aparecem em gestão crítica. Outras 1.824 prefeituras (aproximadamente 33%) apresentaram gestão fiscal boa.

Jales? Já esteve melhor, mas não está tão mal assim. Entre as 5.266 cidades pesquisadas, estamos ocupando o 1.515º posto, com um índice de 0,6292, o que coloca a nossa prefeitura entre aquelas com gestão fiscal considerada  boa. Em termos de estado, Jales ocupa a 280ª posição entre os 645 municípios paulistas. Por sinal, entre as dez cidades com os melhores índices, seis são do estado de São Paulo (Poá, Barueri, Piracicaba, Caraguatatuba, Birigui e Paraibuna).

O estudo da Firjan foi feito com base em dados de 2010. Quem quiser dar uma espiada na notícia completa, é só clicar aqui.

Post Scriptum: a mesma notícia está sendo divulgada pela Folha.com, neste domingo. Veja aqui.    

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *