PREFEITURA DE JALES CONCLUI PRIMEIRA ETAPA DA REVITALIZAÇÃO DO BOSQUE MUNICIPAL

A notícia está pendurada no portal do MPF:

Em cumprimento ao termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Federal, a Prefeitura de Jales (SP) apresentou a primeira etapa do projeto de revitalização do Bosque Municipal Aristóphano Brasileiro de Souza. O acordo, assinado em junho deste ano, previa que até setembro fossem realizadas ações imediatas de limpeza e sinalização. A apresentação do espaço à população aconteceu nesta quinta-feira (21), quando se comemora o dia da árvore.

O espaço, um dos únicos da cidade aptos a promover o lazer, foi novamente aberto à visitação após muito tempo em situação de abandono. Segundo a administração municipal, nos últimos meses foram realizadas limpeza do local, poda das árvores, pintura e conserto dos alambrados, confecção de placas de sinalização ambiental e identificação de espécies, além do plantio de novas árvores. Em breve, deve ser apresentado o novo projeto arquitetônico e urbanístico do bosque.

De acordo com o TAC, o projeto de revitalização deverá ser entregue ao MPF até o mês de dezembro, e, após aprovado, o Município de Jales terá até dois anos para concluir as reformas. Além da criação de playgrounds e quiosques, o projeto deverá garantir a acessibilidade das trilhas ecológicas e incluir um plano de gestão e vigilância do espaço. Com o acordo, a prefeitura também se compromete a promover iniciativas para a efetiva utilização do bosque e a participação da comunidade, como caminhadas e passeios ciclísticos, encontros culturais ao ar livre, e projetos de educação sanitária e ambiental em parceria com escolas públicas e particulares.

O procurador da República José Rubens Plates, responsável pelo inquérito que levou à assinatura do TAC, esteve presente à apresentação da primeira etapa de revitalização do bosque. A solenidade contou ainda com o plantio de mudas de árvores e com apresentações artísticas alusivas ao dia da árvore, realizadas por alunos de escolas municipais de Jales.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *