REDE ELÉTRICA DE JALES RECEBERÁ TECNOLOGIA PIONEIRA NO PAÍS

A novidade está pendurada na página da Elektro:

A Elektro iniciou o estudo dos bairros do município de Jales que receberão o sistema de automação inteligente de redes (AIR). Pioneira no país, a tecnologia beneficiará mais de 50  mil pessoas na cidade. A concessionária irá investir mais de R$ 2 milhões neste processo de inovação.

Em maio, começam a ser instalados 15 equipamentos que evitarão a interrupção de energia, no caso dos chamados “defeitos temporários”, quando, por exemplo, galhos de árvores encostam na fiação e, depois, caem. Um restabelecimento que antes levaria cerca de uma hora e meia – entre identificação e religamento por uma equipe técnica – levará apenas 80 segundos para ser automaticamente religado.

O novo sistema de automação irá abranger praticamente toda a área urbana de Jales melhorando a confiabilidade e garantindo que o Centro de Operações da Elektro, localizado em Campinas,  tenha a informação com mais agilidade e robustez. Quando uma árvore cai em cima da rede elétrica, por exemplo, e interrompe a energia, o sistema AIR (Automação Inteligente de Redes) já identifica o ponto onde houve a interrupção e, sempre que possível, religa automaticamente, isolando o problema e reduzindo o número de clientes desligados.

Neste processo de automação, a distribuidora também realizará a instalação de um novo alimentador, desta forma,  aumentando a confiabilidade do sistema e continuidade do fornecimento.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *