REUNIÃO DISCUTE ORGANIZAÇÃO DA 14a.FEIRA DO AGRONEGÓCIO DA UVA E DO MEL

A notícia é da Secretaria Municipal de Comunicação:

A Comissão Organizadora da 14ª Feira do Agronegócio da Uva e do Mel de Jales, em parceria com o município de Urânia, esteve reunida na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, para mais uma reunião de organização dos preparativos para o evento que acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro na Praça Euplhy Jalles.

De acordo com a engenheira agrônoma Silvia Andreu, as reuniões vêm acontecendo há dois meses e a expectativa para a realização da Feira é muito positiva. No ano passado a feira reuniu os melhores viticultores da região. Aproximadamente 130 produtores das cidades de Urânia, Palmeira d Oeste, Vitória Brasil, Santa Salete, Aspásia e Jales tiveram a oportunidade de expor suas produções em caixas e cachos para apreciação do público.

A feira expôs variedades de uvas, como a Benitaka, Rubi, Itália, Niágara e Vitória, premiando os especialistas pelo cultivo de acordo com cada espécie por categoria. Além das uvas, o público pode contar com variados produtos a base de mel, degustar e comprar vinhos e embutidos. E todo esse sucesso deve se repetir na edição deste ano.

Uva e mel

Segundo o engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Uva e Vinho de Jales, Reginaldo Teodoro de Souza, “a condução das videiras na região de Jales no ano de 2019 está transcorrendo dentro da normalidade, com alguns problemas já conhecidos e bem contornados pelos produtores, relacionados ao manejo de doenças devido às condições climáticas nem sempre favoráveis e à falta de fertilidade em alguns pomares principalmente nas primeiras podas das uvas finas.

No que se refere à qualidade das uvas, as expectativas são excelentes. Em relação às uvas rústicas, as primeiras podas geram boa expectativa de produção, havendo problemas apenas se a entrada das primeiras frentes frias prejudicar a brotação da cultivar Niágara Rosada”.

O apicultor Sérgio Aparecido Ribeiro, produtor de mel desde 1992, falou sobre a produção de mel. “Nossa produção permanece estável na nossa região. Alguns apicultores deixaram a atividade, mas outros iniciaram a criação de abelhas mantendo a estabilidade do negócio. O preço também permanece estável há pelo menos uns dez anos, sendo vendido a valores que variam entre R$25,00 a R$30,00 o quilo de mel para o consumidor final”.

Em Jales, segundo Sergio, existem mais de 20 apicultores produzindo entorno de 10 a 12 toneladas de mel por ano. “Acredito que em toda a região existam mais de 60 produtores de mel em plena atividade”, informou o apicultor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *