SAÚDE INVESTIGA CASO SUSPEITO DE CHIKUNGUNYA EM JALES

vanessa luzia e clóvis violla

A notícia é do jornal A Tribuna:

A Secretaria Municipal de Saúde de Jales aguarda o resultado dos exames feitos em uma moradora do Jardim Estados Unidos para saber se ela é a primeira vítima da febre Chikungunya em Jales. O resultado deve levar ainda cerca de 15 dias. A mulher não teve a identidade revelada, mas a Secretaria informou que ela apresentou os sintomas típicos da doença e seus exames descartaram a dengue. Essa é uma das condições principais para surgir a suspeita.    

A porta-voz do Comitê de Controle de Vetores de Jales, Vanessa Luzia da Silva Tonholi, tem esperanças de que o resultado seja negativo. “Ela não viajou para área com incidência da Chikungunya, não teve contato com ninguém com a doença. Ela mora em Jales e trabalha em Fernandópolis, então eu acredito que não se confirme, mas vamos esperar o resultado”. 

Os exames, porém, são muito mais complicados do que os da dengue e demoram o dobro do tempo para ficarem prontos. Segundo Vanessa, a mortalidade da febre é menor, mas ela debilita muitos mais que a dengue. “As dores são bem mais fortes, chegam a incapacitar o doente para o trabalho, incha a pessoa e podem persistir por até três anos”.  

A contaminação é semelhante à da dengue e a transmissão é feita através do mesmo mosquito. “O Aedes pica a pessoa contaminada, se contamina com o vírus e a partir daí vai transmitindo para outras pessoas”, explicou Vanessa.

7 comentários

  • Anônimo

    FECHAMENTO DO PRONTO SOCORRO:

    Prezados Amigos do Santa Albertina News: estamos chegando para noticiar algo que poderá acontecer em Santa Albertina nos próximos 30 dias, o FECHAMENTO DO PRONTO SOCORRO.

    O Santa Albertina News apurou que recentemente à Prefeitura Municipal foi notificada sobre o FECHAMENTO DO PRONTO SOCORRO. Com o seu ALVARÁ vencido desde 2015, o Pronto Socorro vem por diversas vezes recebendo notificações dos órgãos Estaduais e Federais sobre as adequações (reformas) que o local necessita possuir, porém a falta de iniciativa do Poder Público vem deixando essa NOVELA se arrastar e com ela a ameaça do fechamento do único local de atendimento médico 24h.

    Foi apurado que a Prefeitura teria que fechar o Pronto Socorro no próximo dia 02 de fevereiro, porém, em acordo, a mesma propôs que durante o dia o Pronto Socorro fosse transformado em PSF (Programa Saúde da Família), o que ocasionaria o FECHAMENTO NO PERÍODO NOTURNO.

    Os órgãos responsáveis deram um prazo de 30 dias para a realização desta transformação ou a reforma pedida pelo Órgãos responsáveis. Entramos em contato com pessoas ligadas ao PSF na região que nos ventilaram as informações que Santa Albertina iria aderir ao PSF.

    Portanto, prezados amigos do Santa Albertina News, provavelmente teremos o Pronto Socorro FECHADO durante o período noturno. Nós do Santa Albertina News gostaríamos que os representantes do LEGISLATIVO E EXECUTIVO esclarece-se esta dúvida que paira no pensamento da população de Santa Albertina, e que o EXECUTIVO realize as obras necessárias para a manutenção e a continuidade do PRONTO SOCORRO para o bem estar da comunidade de Santa Albertina.

    Nós do Santa Albertina News estamos para esclarecer as dúvidas junto à comunidade de Santa Albertina, pois nossa filosofia é de melhorar a qualidade de vida da população santaalbertinense.

    Portanto, senhores do LEGISLATIVO e EXECUTIVO esclareçam a sua população sobre a realidade dos fatos, NÃO omitam e NÃO deixe a sua população sem atendimento médico 24 horas.

    Pedimos que compartilhem, curtam e comentem nossas matérias para que juntos possamos fazer uma Santa Albertina melhor!
    Esta bombando está notícia na cidade , toda Rodinha só fala nisso , esperamos apoio desse blog……

  • Marcio

    Levem um projeto de Reforma, Adequação e Verbas para manutenção, Projeto Pronto, em mãos, para Brasilia. Quem sabe não da certo?

  • Anônimo

    ouvi falar que a USINA COLOMBO vai bancar reformas, adaptações, ou seja manter o PS, pois 90% dos atendidos são o pessoal da USINA.

  • consciente

    Se ninguém fica doente a noite ,pra que pronto socorro ,a noite dorme ,de manhã hora de trabaiá fica doente e vai pro médico,sabe nada inocente !!!!

  • consciente

    Mais emprego para Jales caçar “CHIKUNGUNYA” , mas antes tem que ensinar os caçadores a pronunciar o nome do mosquito senão vão confundir com o Aedes e aí vai dar confusão ,cada um com seu mosquito.Antes pergunte a ele a qual família pertence.

  • Anônimo

    Esse prefeito de Santa Albertina e seus cargos de confiança, ta acabando com a cidade, não sobra dinheiro para investimento, fica tudo na folha de pagamento, para seus parceiros políticos.
    Graças a imprensa o prefeito ta mudando de ideia, pressão popular funciona, pronto socorro tem que continua, prefeito logo viaja ……
    Que apredam a votar população, 4 anos demora,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *