UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA

Recebi, na caixa de contatos do blog, um e-mail enviado por um amigo, acompanhado por algumas fotos. Ele protesta contra a situação em que se encontra, atualmente, a calçada e a entrada da Unidade do ESF do Jardim Paraíso. Eis um trecho do que ele escreveu:

Existe uma analogia entre a saúde pública do Brasil e a calçada da Unidade Básica de Saúde do Jardim Paraíso – ESF Francisco Xavier do Rego. Ambas são tratadas com descaso e encontram-se em situação degradante.

O local é o mais novo point de encontro dos andarilhos, destacando-se o “Negão” como é conhecido pelos vizinhos, que definitivamente transformou a calçada em “privada”, fazendo dos bancos sua cama e mesa. Ou seja, o local virou o seu novo lar doce lar.

O mais lastimável, do que o desagrado de ver pessoas vivendo e defecando ao relento, é o fato de tudo isso acontecer na porta de uma Unidade de Saúde, onde se espera exemplo de organização, limpeza e higiene, fundamentais para a saúde de qualquer pessoa.

Mas os problemas do posto do ESF do Paraíso não param por aí. Segundo o amigo que mandou o e-mail, outra característica do local “é a quantidade de fezes de pássaros que usam as árvores como dormitório” (foto ao lado). Para ele, tal situação também é preocupante, “já que é de conhecimento de todos, os problemas que os excrementos das aves podem ocasionar à saúde”.

Em tempo: através de contato telefônico, o amigo disse que já teria procurado os responsáveis do município, os quais não tomaram providências. O próximo passo, diz ele, é levar o caso ao Ministério Público.  

21 comentários

  • JURANDIR

    QUANTA MERDA!!! MAS PELO MENOS OS PASSARINHOS CAGARAM NA CALÇADA!!! KAKAKAKA!!!! TEVE MUITA GENTE QUE FEZ CAGADA NAS URNAS!!!! KAKAKAKAKA!!!!!

  • ZOIO TORTO

    TENHO UMA SOLUÇÃO PARA TODO ESTE PROBLEMA.
    1-CARO CARDOSINHO , ACHO QUE SEU AMIGO QUE ENVIOU O E-MAIL ESTÁ EQUIVOCADO,POIS ESTE CIDADÃO(NEGÃO) JÁ PASSOU PELA AVALIAÇÃO MENTAL POR MÉDICOS,(POR ALCOOLISMO,MAS NÃO QUIZ SER INTERNADO),FICOU NA CASA DO MIGRANTE POR CERCA DE UM MES,MAS INFELIZMENTE RETORNOU AS RUAS.

    2-JÁ QUE TEM TANTAS FEZES DE PÁSSAROS NO CHÃO,VAMOS CORTAR AS ÁRVORES,POIS ASSIM NÃO VAI HAVER NENHUM PASSARINHO CAGANDO NAQUELE LOCAL.
    OU PODERÍAMOS CORTAR AS BELAS ARVORES E PLANTAR NO SEU LUGAR AS LINDAS PALMEIRAS IMPERIAIS COMO TEMOS NO CENTRO DA CIDADE.

  • paciente

    Realmente é uma vergonha o estado que se encontra a Unidade de Saúde do Paraíso. Além disso tudo que foi mostrado aqui no blog, tem a parte interna do prédio, onde os problemas, creio eu, são maiores.
    Falta tudo! Desde produto de limpeza a remédios. Pacientes esperam por horas para serem atendidos, porque são muitos, e a unidade abrange uma região grande, então, está sempre lotado. Na última vez que precisei ser atendida lá, esperei por 3 horas…
    Na verdade precisaria de dois médicos para atender todos os moradores da unidade, ou, talvez, criar outra unidade na região do Paraíso. Mas vem cá, deixar faltar produtos essenciais para o funcionamento de uma unidade saúde, é uma verdadeira vergonha para essa administração. Ou não!

    • Revoltado com a atual situação

      Boa noite caros amigos leitores desse blog, venho manifestar minha indignação por parte dos que criticam sem saber a atual situação desta unidade de saúde.Começaremos pelos meios pq se pegar do inicio não terei tanto espaço para digitar, ali falta tudo desde o mais simples receituário até o fundamental que é o médico, copo, vassoura, papel higiênico, produtos de limpeza, desinfetante sem contar que a tempos atrás funcionários exerciam múltiplas funções, e não deixando de mencionar que já teve dias que os receituários eram feitos de folha sulfite, diante de tantos descasos os funcionários ainda tem jogo de cintura para lidar com essas situações atendendo bem os pacientes e não deixando a peteca cair. Agora eu pergunto pq quem foi atrás de fotografar a situação externa da unidade pq não se informou com qualquer funcionário sobre a situação interna da unidade para publicar a real situação da saúde de Jales.

      • Fabiana

        Caro “revoltado”, o apoio em seu desabafo.
        Infelizmente, as pessoas são assim mesmo.
        Quantas vezes eles nos chegam reclamando e descendo a lenha no “povo do postinho”, e nós sempre explicamos que não é culpa do funcionário… mas… não adianta!
        Tenho certeza que no seu trabalho muitos pacientes devem descer a lenha na gente que trabalha no alto custo também, não é verdade?
        Olhe a situação nossa também: há dezoito anos sem concurso público, funcionários aposentando, e sobrecarregando os que ficam. Ninguém vê quantas vezes temos que nos desdobrar em dez para realizar o serviço, mas criticar, ah! isso é a especialidade.
        Mas não desanime não, tenha uma certeza: OS OLHOS DE DEUS SÃO GRANDES, tudo vêem! Quando você menos esperar, a recompensa vem. Continue fazendo sua parte, porque Deus, só Ele vê tudo, e no tempo certo, você colherá os frutos de um trabalho bem feito, pode crer!
        Abraços e fique com Deus!

      • Luis Colombo

        Não estou questionando a realidade interna da unidade de saúde,até porque não costumo bater na mesma tecla. Outro detalhe é que esse problema estava na cara de todos, sendo assim, acredito que não era preciso avisar nenhuma suposta autoridade local, e por persistir por vários meses, ficou mais do que claro que havia omissão.

      • Rose

        A falta de funcionario não sustifica nada , nas repartição púlbica há muita falta de respeito com o proximo ,os funcionarios são mal morado sem educação, são pago pra atenter as pessoas qdo prestou o concurso pra essa area sabia o que ia fazer e tbem sabia o salario que ia ganhar então as pessoa não tem direito de atentar ninguem mal ,os problemas tem que ficar em casa e não levar consigo para o trbalho e descontar nas pessoa isso acontece muito.
        A higiene e fundamental em qualquer lugar,principalmente num posto de Saúde, essa pessoa que escreveu essa materia esta certo tem que denunciar mesmo esse tipo de coisas e a saúde da população que ali frequenta e mora no arredor do posto o mal cheiro e a sujeira tudo isso gera doença..

  • anonimo

    espere um pouco vai melhorar. MACETAO TÁ CHEGANDO…….

  • precisei

    esqueceu de falar da falta de vontade de trabalhar das moças

  • anonimo

    Toda vez que vou ao postinho do paraiso sempre sou bem atendido, as meninas de la sao uma gracinha, me atendem muito bem ao contrario do que diz o amigo acima, elas fazem de tudo que estao ao seu alcance, nos trata bem e tenta resolver o problema com agilidade,. Ja que esta reclamando comece ir no postao que acho que vc sera melhor atendido.

    • anônimo

      Concordo com você. Geralmente, quando a pessoa é mal atendida, é porque já chegou dando pedradas no funcionário. Sei disso, porque acontece sempre isso no meu trabalho…

    • Rose

      Anonimo
      Desculpe o que vou falar , não é bem isso que ouço falar a respeito dos funcionario do posto elas são mal educada e grossa não tem paciência com os mais velhos,vc é tratada bem por que acho que deve ser parente,amigo ou chegada de alguem que trabalha la , eu não uso e nem frequento o posto.

  • ORGANIZAÇÕES TABAJARA

    AS ORGANIZAÇÕES TABAJARA INFORMA:

    OS PROBLEMAS DA SAÚDE TERMINARAM.

    1-MACETÃO SECRETARIO

    2-OS POSTOS DE SAÚDE IRÃO FICAR ABERTO ATÉ ÁS 21HS

    3-MAIS MÉDICOS ,FARMACEUTICOS,ENFERMEIRAS,ETC ENFIM PROFICIONAIS DA ÁREA.

    4-ESTOQUES DE REMÉDIOS(NÃO VAI FALTAR)

    ACREDITO NA MELHORA, POIS NOSSA FUTURA PREFEITA ENTENDE DE SAÚDE,DISSO ELA É COMPETENTE.
    ELA VAI DAR UMA ORADA E OS PASSARINHOS IRÃO CAGAR EM OUTROS LUGARES E O NEGÃO VAI PARAR DE BEBER .
    ALELUIA

  • Bolo de Aniversário

    Aguarde a verdadeira porcaria começa em 01 de Janeiro de 2013 com a Prefeita Profeta dos Beijos e seu Secretario Macetão

  • Luis Colombo

    Caro, Zoio Torto
    Quanto ao item 1 de seu comentário: Não estou equivocado, pois em momento algum, no texto, eu cito detalhes da vida do morador de rua em questão. Haja vista que o problema é a falta de higiene na calçada da ESF – Francisco Xavier Rego e não a questão social. Por se tratar de um caso antigo, é de meu conhecimento que o mesmo já fora internado várias vezes a fim de livra-lo dos vícios.
    Só para esclarecer, essa semana, após vários meses presenciando tal situação, o problema foi resolvido e, nós vizinhos, esperamos que seja definitivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *