VOTUPORANGA E TABOÃO COMEMORAM RESULTADOS DO IDEB. MAS NOTA DAS ESCOLAS DE JALES FOI MUITO MELHOR

ideb-taboaoEm Taboão da Serra, o prefeito Fernando Fernandes e a deputada Analice Fernandes estão festejando a nota média das escolas municipais no IDEB, que, entre 2013 e 2015, subiu de 5,9 para 6,4. Segundo registrou o prefeito, nas redes sociais, Taboão ficou à frente “de toda a nossa região e até de cidades maiores e mais ricas, como Osasco, Barueri e São Paulo”.

E em Votuporanga, o prefeito Nasser Marão Filho está comemorando a média 6,6 recebida pelas escolas municipais daquela cidade, no IDEB 2015. O IDEB é um índice criado pelo MEC para avaliar a qualidade das escolas públicas, com base no desempenho dos alunos em matemática e português. Segundo a imprensa de Votuporanga, a média 6,6 consolida a educação do município como uma das melhores do país.

E Jales? Bem, Jales não está fazendo festa, mas a média alcançada pelas nossas escolas municipais no IDEB 2015 é muito melhor que Votuporanga e Taboão da Serra, e, seguramente, é uma das melhores do país. Saltamos de 7,0, em 2013, para 7,2 em 2015, o que coloca Jales acima meta estabelecida pelo MEC para 2015, que era de 6,8.

Em Jales, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das oito escolas municipais fizeram as provas do IDEB 2015. Individualmente, a escola ‘Maria Olympia” se destacou, mais uma vez, com nota 8,1. A escola tem cerca de 340 alunos, sendo que 60 deles, que frequentavam o último ano do Fundamental em 2015, fizeram as provas.

Todas as demais escolas municipais de Jales – “Elza Pirro Viana”(7,4), “Eljácia Moreira”(7,2), “Alberto Gandur”(7,1), “João Arnaldo”(7,0), “Jacira de Carvalho”(6,9), “Iracema Candeo”(6,7) e “Juvenal Giraldelli”(6,6) – obtiveram notas acima da média estadual (5,8).

Além das escolas “Maria Olympia”, “Elza Pirro Viana”, “Eljácia Moreira” e “Alberto Gandur”, que já vinham tendo um bom desempenho no IDEB, merece destaque a performance da “Jacira de Carvalho” e da “João Arnaldo”, que vinham enfrentando dificuldades em provas anteriores e, em 2015, superaram as expectativas mais otimistas.

4 comentários

  • zinabre

    Porque a Escola Juvenal Giraldelli ficou em último lugar?

    Será porque é a única Escola da cidade que funciona em sistema de compartilhamento do espaço físico tudo junto, Escola Municipal e Estadual e segundo informações existe classe da Escola Estadual funcionando dentro do laboratório por falta de espaço e as autoridades sabem disso é nada fazem, pode isso????
    Estão dormindo em berço esplêndido!!!!

  • Estudioso, nemtanto

    Cadê????
    O cumprimento da promessa feito pelo Estado para construção de uma nova escola, quando foi firmado o convênio no passado para a municipalização do ensino até o quinto ano.
    Salvo engano trata-se da construção para desafogar a Escola Juvenal Giraldelli, o Estado não cumpriu até hoje a promessa firmado em termo de convênio, e diante disso os alunos estão sendo prejudicados, a começar pela nota, a Juvenal é a última colocada no rancking das escolas de Jales.
    E ninguém faz nada para mudar isso???
    Um absurdo!!!!!

  • NOIS

    ESTÃO CORRETOS -mas vão cobrar o governo do Estado de São Paulo cujo governador Alkimin e seu Presidente da Câmara surrupiaram mais de 200 milhões da merenda Escolar, ou quem sabe o Prefeito do PSDB Pedro Callado, culpado da candidatura unica em Jales.
    Quem sabe agora com o DEM e o PMDB no poder em Jales, PMDB no poder Federal e PSDB no poder estadual, não sai as escolas e o Campus Universitário no Jales Clube? , Dou um prazo de dois anos e não vai virar nada.

  • Eduardo Cunha - o malvado favorito

    Não entendi…
    Porque a preocupação em comparar dados com Taboão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *