JORNALISTA ACUSA GLOBO DE DESTRUIR O JORNALISMO

Todo o pessimismo vendido diariamente – e, em alguns casos, semanalmente – por jornalões, revistas e comentaristas políticos (tipo o urubólogo Alexandre Garcia) está se voltando contra a própria mídia, através do corte de publicidade.

Grandes empresas e o próprio governo federal diminuíram seus investimentos em publicidade. E a corda acaba arrebentando, é claro, do lado mais fraco.

Nos últimos meses, Folha, Estadão, Veja, etc, anunciaram cortes em suas equipes. Ontem, foi a vez de a Infoglobo – que edita os jornais O Globo e Extra – providenciar alguns cortes. Segundo sites especializados, pode chegar a 400 o número de demitidos.

No site Conexão Jornalismo, um ex-funcionário de O Globo, o jornalista Mario Marona, desabafou:

No dia em que o jornal O Globo protagonizou mais um profundo corte de pessoal na empresa, desempregando pelo menos duas centenas de pessoas entre jornalistas e área comercial e administrativa, o jornalista Mário Marona escreve contundente artigo em que aponta os verdadeiros responsáveis pela crise e perda de credibilidade dos jornalões: os empresários e seus estrategistas.

EU ACUSO!

Por Mario Marona

“Aos donos dos jornais e seus estrategistas:

Na última década e meia vocês destruíram de maneira sistemática a credibilidade das empresas que dirigem e condenaram o jornalismo a um período de degradação só comparável aos tempos da “imprensa marrom” dos anos 50.

Na última década e meia vocês tentaram matar a reportagem e trabalharam de forma metódica contra seus próprios veículos, expondo-os ao ridículo perante os leitores e assinantes, muitos dos quais decidiram abdicar de hábitos antigos para procurar alternativas na internet.

Na última década e meia vocês interditaram seus veículos à presença de articulistas e colunistas moderados, isentos ou progressistas, optando por entregar praticamente todos os seus espaços de opinião a jornalistas e especialistas facciosos, grosseiros, deselegantes, manipuladores e mentirosos, quando não assumidamente golpistas.

Vocês – donos e estrategistas – estão enterrando o jornalismo.

Vocês são responsáveis pelo empobrecimento de suas empresas.

Vocês são os únicos culpados por demitir dezenas e dezenas de bons profissionais a cada passaralho.

Assumam sua responsabilidade perante a história do jornalismo brasileiro.

É claro que o PT, a Dilma, a política econômica do Levy, a crise do petróleo, a Lava Jato, etc, também tem lá suas parcelas de culpa em tudo o que está acontecendo, mas o jornalista Marona tem razão: o jornalismo praticado, atualmente, por alguns órgãos de imprensa não ajuda em nada o Brasil, ao disseminar o pessimismo e o ódio. 

5 comentários

  • resumo da ópera

    sem dizer que os empresários de mídia só defendem seus próprios interesses… usam e abusam do poder de conduzir o leitor que não consegue analisar e entender a plena realidade, como na trilogia matrix em que nada é o que se aparenta ser… e quase sempre, têm o interesse no poder político acima da verdade… sempre viveram às custas de BNDES e das empresas públicas… por isso as pedras na vidraça se transformaram em rochedos.

  • Eu

    Eu mesmo deixei de assinar e ler os jornais e revistas tradicionais
    e passei a frequentar os blogs da internet.
    É incrível o que fizeram com jornais e revistas!

  • anonimo

    Logo, logo vão ser esses chamados de jornalismo que torcem pro acontecimento de tragédia prá sobreviverem, vivem da desgraça alheia, fazendo sensacionalismo e outras coisas mais. Canal aberto amigo, não dá mais.

  • A vaca esta' indo para o brejo. Culpa da midia

    Os empresarios da midia nao roubaram a Petrobras como tambem nao inventaram a crise politica entre PT e PMDB e apenas noticiou os fatos , com pessimismo ou nao
    Mas a crise economica e politica existe e foi criada pelo governo do PT/PMDB/PP pois se os politicos do PT estao nas paginas policiais, a culpa e’ deles.
    Por exemplo, se existe a noticia de que o Ze’ Dirceu roubou 60 milhoes, se publicar a noticia e’ dizer que a midia e’ golpista, pessimista, e tem odio do PT.
    Isso e’ uma tremenda burrice pois os partidos esquecem de defender os seus politicos ladroes para atacar a midia
    A vaca esta’ indo para o brejo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *