PROFESSORA CRITICA EDUCAÇÃO ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE E VIRA HEROÍNA NAS REDES SOCIAIS

Há alguns anos, o amigo Pascoalino S. Azords me disse que o sotaque dos potiguares é o mais bonito do Brasil. No caso dessa professora, não apenas o sotaque é bonito, mas tudo o que ela falou foi muito interessante. O vídeo tem 8 minutos, mas vale a pena ser visto.

Um vídeo que mostra a professora Amanda Gurgel criticando a situação da educação no Rio Grande do Norte durante uma audiência pública na Câmara dos Deputados de seu estado fez com que a professora ganhasse admiradores por todo o país. O vídeo que mostra a fala de Amanda teve 180 mil visualizações no YouTube desde o dia 14, quando foi postado, e seu nome ficou entre os “trending topics” do Twitter – a lista dos temas mais comentados da rede social – entre quarta e quinta-feira.
 
Amanda mostrou seu contracheque de R$ 930 aos deputados e enumerou algumas das dificuldades encontradas pelos professores no estado, além dos baixos salários: transporte precário, salas de aula superlotadas e até a proibição aos professores de comerem a merenda oferecida aos alunos.
 
A professora também criticou a secretária de Educação do RN, Betânia Ramalho. “A secretária disse que não podemos ser imediatistas, que precisamos pensar a longo prazo. Mas a minha necessidade de alimentação é imediata”, disse. “Pedimos respeito, pedimos que a senhora não vá à mídia pedindo flexibilidade, como se fôssemos responsáveis pelo caos”, afirmou, referindo-se à greve da categoria.
 
Com uma fala segura e firme, Amanda disse que não sentia vergonha de mostrar seu contracheque ao público presente na audiência. “Quem deveria estar constrangido são vocês”, disse, dirigindo-se aos deputados e à secretária Betânia. Veja o depoimento da professora Amanda Gurgel:
 
You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

11 comentários

  • Paulo Reis Aruca

    Me desculpe pela deselegância, mas essa mulher tem o “pau” maior do que o de muito cabra macho cá de Jales, e do Brasil! DISSE O QUE PRECISAva SER DITO, E PRONTO!!!!!!!!!!!!

  • Carioca

    Fiquei realmente emocionado. Sensacional!Merece uma medalha. Será que sai uma moção de aplausos de algum dos nossos professores da Câmara?

  • funcionaria publica municipal

    tem q fazer isso aqui em jales também, pq o salário aqui eu tenho certeza q é menor q do nordeste,ou seja sou concursada e recebo ah metade desce valor….eita prefeito
    safado pagar apenas 503,44 e ainda fala q eh muito. hoje é dia 20 só tenho arroz,feijão e ovo pra comer será q isso
    esta certo FUNCIONÁRIOS PUBLICO MUNICIPAL DE JALES ESTÃO
    PASSANDO FOME!!!!!!!!!!isso é muito triste falar mais é ah
    realidade……

  • Leandro Baitello

    Primeiramente, acho que o termo “interessante”, usado na matéria, é muito pouco, pelo que representa a realidade dos professores. Acho até deboxe. Se querem homenageá-la, tenham a mesma coragem, pois, somente assim, haverá mudanças.

  • A Amanda é um Senhor quadro do PSTU, gente de luta,
    séria e preparada, sabe o que diz.

  • PARABENS VC FOI MUITO CORAJOSA

  • ju

    Essa fala da professora Amanda Gurgel é a fala de todos os professores que levam a serio a Educação nesse país.
    Se antes era um orgulho ter numa familia um professor hoje é motivo ate de chacota, pois a primeira coisa que ouvimos é ser professor para ganhar um salario desses, professor só pra ser sofredor.
    Precisamos conscientizar a todos e os politicos tem que tomar vergonha na cara e agir quanto a situação da educação, da saúde e da segurança.
    Alias pra que os politicos vão pensar em Educação se para se elegerem basta apenas saberem assinar os seus nomes numa folhinha de papel qualquer e fazer palhaçada e assim ganham R$ 23.000,00 reais e outros beneficios.
    Que país serio.

  • Sérgio Paulo Vieira Soares de Oliveira

    Nós, professores, fazemos nossa a fala dessa companheira de lutas. Infelizmente, parece que é preciso muito mais para conscientizar esse bando de vagabundos que tomou posse do congresso nacional. Mas, estamos na luta…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *