SANTA MARIA: NICE EMITE NOTA DE PESAR. JORNALISTA ESTRANGEIRO RESPONSABILIZA ‘IDIOTA SOLITÁRIO’

Ontem, antes de viajar para Brasília, a prefeita Nice Mistilides emitiu nota de pesar sobre a tragédia de Santa Maria:

Em nome dos munícipes de Jales, venho a público externar meu mais profundo e comovido pesar pela tragédia que se abateu sobre a cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, envolvendo centenas de alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que participavam de uma confraternização.

Ressalto a importância e parceria que a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem com nosso município, oferecendo – desde 2008 – ensino de qualidade a distância aos alunos do nosso polo de apoio presencial da UAB (Universidade Aberta do Brasil) de Jales com três importantes cursos: Agricultura Familiar e Sustentabilidade, Física e Letras (Espanhol/Literaturas).

Na última sexta-feira (25), tive a oportunidade de estar com o Prof. Dr. Ricardo Simão Diniz Dalmolin, representante desta Universidade, em cerimônia de colação de grau dos nossos alunos do curso técnico de Agricultura Familiar e Sustentabilidade.

E um blogueiro – Jonathan Weathley – do Financial Times já achou,  aparentemente, pelo menos um culpado. O jornalista listou uma série de erros que, na opinião dele, provocaram a tragédia, mas chama atenção, principalmente, para o uso do sputnik, o sinalizador comumente utilizado pela banda:

“Sem dúvida, qualquer idiota, em qualquer lugar, sabe que [usar fogos de artifício em lugares fechados] é incrivelmente estúpido e perigoso”, escreve.

Para o jornalista, os brasileiros não devem se culpar muito pelo incidente, já que “existem idiotas em todo o mundo e é difícil legislar contra eles”. Entretanto, os eventos do final de semana deveriam servir para que o país aplique suas regulações de maneira mais severa, escreve o FT.

4 comentários

  • cidadão jalesense

    Esperamos que este acontecimento do fim de semana sirva de lição para Jales também, em especial na realização da FACIP/2013, festa da população jalesense. É preciso que sejam rigorosamente observadas todas as normas técnicas de segurança para a promoção do evento, ainda mais considerando a estrutura antiga da construção e a recente restrição judicial que pesou sobre a mesma. Enfim, é necessário que sejam feitas as devidas adequações no recinto de exposições, e não adequações políticas espúrias para alimentar tão somente a política do pão e circo.

  • Adriano Lourenço

    Concordo em gênero, número e grau com Jonathan, pergunto como andam os Alvarás expedidos pelo poder publico municipal? Todos regularizados e aplicados inquestionaveis as leis vigentes? Estamos livres dos favores mundanos das politicas de padrinhos? A Vigilancia Sanitaria Municipal, faz sua parte? A Prefeitura tem brigada de incendio e todos os equipamentos de segurança necessarios? … Precisamos parar de sermos responsaveis e humanos e sermos realmente responsaveis e humanos! #brasilumpaisdetolos… #pedacinhodebrasilassiméjales

  • jjnatalin

    aqui nesta terra nunca aprendemos, nem com as mortes,
    que ocorrem aos milhares, e os políticos, sempre mais
    espertos do que a esperteza e com um povo que, em última
    instância é a semelhança dos politicos, sempre haverão
    mais e mais tragédias. A lição que fica é ; AZAR DE QUEM]MORRE. infelizmente banalizamos tanto as mortes
    que com elas também não aprendemos nada sobre a vida.

  • zezao

    NO MEU PONTO DE VISTA OS ALVARAS ESTANDO VENCIDO OU NÃO ESTE ESTABELICIMENTO NÃO DEVERIA ESTAR FUNCIONANDO PARA MIN TERIA QUE TER MAIS DUAS PORTAS DE EMERGENCIAS SE NÃO TIVESSE JEITO NAS LATERAIS SERIAM NA FRENTE MESMO.POIS SE OS ALVARAS ESTÃO VENCIDOS É PORQUE A BOATE JÁ FUNCIONOU OUTRAS VEZES COM AS MESMAS CONDIÇÕES ENTÃO NÃO DEVERIA TER NEM OS PRIMEIROS ALVARAS DOS BOMBEIROS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *