TJ-SP VAI HOMENAGEAR A PRIMEIRA MULHER DA ADVOCACIA BRASILEIRA

Além de advogada, ela foi também educadora. Algumas escolas do estado de São Paulo, inclusive uma ETEC foram batizadas com seu nome. A notícia é do portal Conjur:

Na segunda-feira (24/9), o Tribunal de Justiça de São Paulo inaugura o primeiro busto feminino de sua longa história. Maria Augusta Saraiva, a primeira mulher a cursar Direito do país, ganhará um busto de bronze na sede do TJ, no Centro de São Paulo. A homenagem foi pedida pela seccional de São Paulo da OAB. Hoje, há 16 bustos em homenagem a juristas no TJ de São Paulo.

Nascida em janeiro de 1879, Maria Augusta Saraiva rompeu barreiras impostas ao sexo feminino ao ingressar na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Formou-se na turma de 1902 e destacou-se nos estudos, sendo escolhida para fazer uma viagem à Europa.

Atuou em escritórios de advocacia, defendeu causas no Tribunal do Júri e foi nomeada Consultora Jurídica do Estado — um tipo de cargo de honra. Morreu no dia 28 de setembro de 1961.

1 comentário

  • D. B. Colaborador

    Parabéns Seccional de São Paulo da OAB …Como diz na matéria: ‘”Destacou-se nos estudos, sendo escolhida para fazer uma viagem à Europa…Atuou em escritórios de advocacia, defendeu causas no Tribunal do Juri e foi nomeada Consultora Jurídica do Estado, um tipo de cargo de Honra”.
    Temos a obrigação e o dever de ENALTECER os bons profissionais, sejam eles do sexo masculino ou feminino, independente da classe profissional que eles atuaram ou atuem..Parabéns Mulheres……..Parabéns OAB…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *