ÁUREA MARTINS E ALCIONE: “PELA RUA”

Áurea Martins, eis aí uma cantora veterana (79 anos) que o prezado leitor ou a estimada leitora provavelmente não conhece. Não se apoquente, porém, que a culpa não é sua, mas dos nossos meios de comunicação – rádio e TV – que raramente mostram o trabalho de artistas como Áurea.

Nas palavras de Álvaro Costa e Silva, jornalista e crítico musical, “Áurea é um dos segredos mais bem guardados da música brasileira. Quem ainda não a descobriu, não imagina o que está perdendo: uma cantora elegante, sensual, de timbre rouco e quente, afinação absurda e interpretação sem exageros”.

Com o nome Áldima Pereira dos Santos na certidão de nascimento, Áurea Martins ganhou esse nome artístico do ator Paulo Gracindo, que não achava Áldima muito apropriado para a cantora. Paulo entendia do assunto, já que o nome verdadeiro dele era Pelópidas. Musicalmente, Áurea teve como madrinha a “Divina” Elizeth Cardoso, de quem era amiga.

Para aqueles que desejarem saber mais sobre Áurea, o melhor é ler a biografia dela em livro – “Áurea Martins: A Invisibilidade Visível” – lançado em 2017. Por enquanto, o melhor a fazer é ouvi-la. No vídeo abaixo, ela participa como convidada de um show da Alcione.

Juntas elas cantam “Pela Rua“, uma melancólica canção, cuja letra é de outra grande mulher: Dolores Duran, que, por sinal, se chamava Adiléia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *