CAETANO VELOSO – “VOCÊ É LINDA”

A música “Você é Linda” foi gravada em 1983, no LP “Uns”, que Caetano Veloso considera um de seus melhores discos. Caetano considera, também, que a capa do disco é uma das mais representativas. Nela, o compositor baiano aparece ao lado de seus dois irmãos, Roberto e Rodrigo.

Além dos dois, Caetano tem cinco irmãs: Mabel, Clara, Irene, Nicinha e, é claro, Maria Bethânia. Esta última teria, por sinal, outro nome, que já tinha sido escolhido por dona Canô, mas, por insistência de Caetano – que, aos quatro anos, já era fã da valsa Maria Bethânia, de Capiba – acabou batizada como Maria Bethânia.

Voltando a “Você é Linda”, no livro “A Canção no Tempo”, Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello contam que essa música é consequência de um episódio ocorrido durante um show de Caetano, em Salvador.

Quando estava cantando “Lua e Estrela”, Caetano notou uma linda loura à beira do palco, fazendo sinais. No verso ‘quem é você, qual o seu nome?’, cantado em sua direção, ela respondeu, para surpresa de Caetano: ‘Cristina’. E no verso seguinte, ‘conta pra mim, diz como eu te encontro’, ela completou ‘Ondina’, justamente o bairro onde ele morava.

Dias depois, Caetano viu a moça do outro lado da rua e a chamou. Ela aproximou-se, mas, envergonhada, se afastou rapidamente sem olhar para trás. No dia seguinte, contudo, Cristina foi ver Caetano que, fascinado pela beleza da moça, compôs “Você é Linda”.

Em entrevista à revista Época, foi o próprio Caetano quem contou para quem fez a música: “Fiz para uma menina chamada Cristina, de quem eu gostei muito intensamente na Bahia, nos anos 80, e que morava defronte à minha casa, do outro lado da rua, em Ondina”.

Cristina Mandarino – que aparece ao lado de Caetano, na foto lá de cima – é o nome completo da musa que inspirou “Você é Linda” e, segundo o site Glamurama, continua sendo uma das baianas mais charmosas de Salvador.

No vídeo, Caetano canta “Você é Linda” no especial de Natal da Globo, de 2011, que teve também a participação de Gilberto Gil e Ivete Sangalo.

 

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *