ELIS REGINA – “ROMARIA”

Hoje não tem Brasil & Cia na Regional FM. É a minha folga anual. A rádio transmitirá uma programação especial por conta da Romaria Diocesana que acontece neste domingo, em homenagem à padroeira da Diocese de Jales, Nossa Senhora da Assunção.

A 34ª Romaria Diocesana deverá sair das proximidades da Igreja Santo Expedito – bem pertinho da casa que habito – por volta das 14 horas, com chegada prevista para as 15h30 na Catedral de Jales, onde será realizada uma celebração especial.

E se a nossa Romaria tem 34 anos, a música “Romaria”, do Renato Teixeira, é um pouco mais velha. Composta em 1977, ela está completando 41 anos, mas continua atual. Antes de ser gravada em disco, “Romaria” foi lançada por Elis Regina – grávida de sete meses – em um espetáculo chamado “O Fino da Música“.

Conta a lenda, que “Romaria” foi composta em apenas meia hora e entregue a Elis – que Renato conhecera num estúdio de gravação de jingles – em uma fita. A música fala de um caipira herege arrependido, que busca a paz na igreja. Ela nasceu das lembranças de episódios de fé religiosa presenciados por Renato em Aparecida do Norte.

O vídeo abaixo é de abril de 1978, gravado durante o show “Transversal do Tempo“, que percorreu várias cidades do país e do exterior. O show acabou gerando alguma polêmica, pois, enquanto Elis cantava “Gente“, do Caetano Veloso, o cenário mostrava algumas placas de trânsito onde estava escrito “Beba Gente“. Caetano não gostou da brincadeira e reagiu indignado, declarando à imprensa que sua música estava sendo alvo de deboche.

1 comentário

  • Sabiá

    Hoje nós vamos te levar num andor nessa romaria. Santo Cardosinho, Padroeiro dos coxinhas. Aceita-se ovos e tomates na louvação durante a procissão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *