FAGNER E ZÉ RAMALHO – “JURA SECRETA / REVELAÇÃO”

De vez em quando, um ou outro comentarista me chama de parcial (e sou mesmo!) e antidemocrático. O vídeo abaixo é a prova definitiva de que, apesar de parcial, sou moço democrático: ele mostra dois coxinhas juramentados – o cearense Fagner e o paraibano Zé Ramalho – cantando um medley com “Jura Secreta” e “Revelação“, dois sucessos do primeiro.

“Revelação” (Clodô e Clésio) é de 1979. E “Jura Secreta“, composta em 1977, foi a primeira parceria de dois grandes compositores – Abel Silva e Sueli Costa – que, apesar de vizinhos em Ipanema, nunca tinham feito uma música juntos. A letra, de Abel Silva, nasceu primeiro.

A gravação original não é de Fagner, mas de Simone. Por sinal, foi uma gravação complicada, pois a Simone não gostou dos dois primeiros arranjos feitos para a música. A cantora baiana já estava quase desistindo de gravar “Jura Secreta“, mas, graças a uma intervenção de Gonzaguinha, resolveu fazer uma terceira tentativa, dessa vez acompanhada apenas pelo piano de Gilson Peranzetta.

Resultado: “Jura Secreta” acabou sendo o grande sucesso do álbum “Face a Face“, o que surpreendeu até os compositores. A leitura dos versos contraditórios de “Jura Secreta”, que afirmam negações e negam afirmações, seria até recomendada por psiquiatras para ajudar seus pacientes no processo de autoconhecimento.

Eis o vídeo com os dois coxinhas:

3 comentários

  • Eu costumo dizer que as grandes músicas tem endereço certo,se ”Revelação” foi revelada e lançada pela interpretação perfeita de Fagner,”Jura Secreta” ganhou sua moldura definitiva na voz de Simone.

  • Dizem que os dois artistas se estressaram no final do show.Pudera,os grandes artistas,além da grande sensibilidade e grande talento,tem sempre um grande ego a ser administrado.E quase sempre acaba atrapalhando a própria carreira.

  • Realmente,pra fazer sucesso e ser adorado pelos fãs o que importa é a competência do artista.Beleza e juventude só são valorizadas no mundinho-pop-descartável.Graças a Deus,senão…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *