GAL COSTA DEIXA TWITTER DEPOIS DE ATACAR “PREGUIÇA BAIANA”

Deu no Terra Magazine:

A cantora baiana Gal Costa já arrebatou mais de 39 mil seguidores no Twitter, mas anunciou que vai deixar o microblog, depois de chamar os baianos de “preguiçosos” e ofender muitos dos fãs que a acompanhavam.  Gal reclamou da dor de cabeça de um técnico de ar condicionado. “Como na Bahia as pessoas são preguiçosas! Técnico do ar-condicionado não pode terminar o trabalho pq está com dor de cabeça. Essa é a Bahia!!!”, tuitou. E seguiu-se uma série de ataques à reclamação considerada preconceituosa.

Logo apareceram vários críticos que chamaram a atitude de “racista”. A discussão foi longe até que a baiana sentenciou: “Tomei a decisão de ficar distante do twitter porque não aguento a intolerância das pessoas e a grosseria”. Ela se queixou do jornal baiano “Correio”, que fez uma reportagem sobre o desabafo de Gal, que atualmente reside em Salvador.

Gal defendeu-se em posts seguintes: “@CarolFelidae – ñ é racismo meu filho, é REALIDADE!!!!”. “Tem gente mais preguiçosa em cidades q tem mar”, teorizou a cantora, ressaltando que também morou 23 anos no Rio de Janeiro e tem autoridade para falar.

As críticas às tuitadas não cessaram e ela protestou: “Gente, chega! Acabou o assunto da preguiça. Ñ se pode falar nada aqui q tudo vira polemica. Sou baiana e falo pq posso. Vou sair. Tchau.”  Apesar das pedradas, surgiu o movimento “#ficagalcosta”, para que ela volte a tuitar.

(Cláudio Leal e Dayanne Souza, Terra Magazine)

Os baianos que se entendam, mas, cá entre nós, a Gal tem razão quanto à intolerância. A preguiça dos baianos é algo que já virou folclore, muita gente faz piadas sobre ela, então por que essa conversa de racismo e preconceito? Talvez por isso mesmo é que a Gal não gosta muito de falar. Ela prefere cantar. E faz isso divinamente e, às vezes, maravilhosamente preguiçosa.

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

4 comentários

  • Paulo Reis Aruca

    Quem nasce em Lins e’ baiano?

  • Anônimo

    Paulo, quem nasce em Lins é linense. O caso que você sugere, se eu entendi bem, não é apenas de preguiça, mas, sobretudo, de incompetência. Dorival Caymmi, por exemplo, é baiano e preguiçoso, como todos nós sabemos. Mas é competente naquilo que se propôs a fazer.

  • Carla Ayres

    E logo eu que seguia a tia Gal no Twitter. Mas logo ela volta. Até a “vovó Rita” (Rita Lee) não aguentou e voltou, depois de brigar por lá.

    Cardoso, vou dar um pitaco aqui e sugerir a vc o Album “Hoje” da Gal. Nao sei se já conhece, mas é um disco “melo dramático” maravilhoso. Ela privilegiou compositores pouco ou nada conhecidos, de um bom gosto que, vindo dela não é de surpreender….
    Penso ser um dos trabalhos recentes mais deliciosos da Baiana.

    Fica a Dica!

  • lucia

    verdade tenho uma funcionaroa que queria mim processa por te-la chamado de prequiçosa e a bichinha e baiana
    ela queria so ganha dinheiro facil e nao trabalhar essa vem da baiana realmente sao prequiçosos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *