ISOLDA, COMPOSITORA DE “OUTRA VEZ”, FALECE AOS 61 ANOS

Isolda Bourdot, que compôs alguns dos sucessos de Roberto Carlos – incluindo o maior deles, “Outra Vez” – deixou este mundo cruel no domingo, 16, a poucos dias de completar 62 anos. Ela está sendo velada nesta terça-feira, 18, em São Paulo, cidade onde nasceu.

A primeira música da dupla Isolda-Milton Carlos gravada por Roberto Carlos foi “Amigos, Amigos”, no disco de 1973. Em 1976, a dupla emplacou duas músicas – “Pelo Avesso” e “Um Jeito Estúpido de Te Amar” – no disco de Roberto Carlos, um feito raríssimo, já que o Rei dava preferência para suas próprias composições em parceria com o Erasmo.

Milton Carlos, que era irmão de Isolda, não teve muito tempo para comemorar o feito. Ele – que compôs e cantou sucessos como “Samba Quadrado”, “Memórias do Café Nice” e “Último Samba Canção” – faleceu ainda em 1976, com apenas 22 anos, em um acidente de carro na Via Nhanguera. Ele tampouco chegou a ouvir a releitura de “Um Jeito Estúpido de Te Amar”, regravada por Maria Bethânia em 1977, em interpretação que realçou a dramaticidade da canção.

Mesmo abalada com a morte do irmão, Isolda sentiu-se comprometida em continuar compondo para Roberto Carlos. Em uma noite de 1977, inspirada por uma conversa sobre ex-namorados, ela – então com 20 anos – começou a compor uma música em um bar e a terminou em casa, ainda naquela mesma noite. Nascia um clássico romântico: “Outra Vez”.

Apesar de marcada pelos sucessos que fez para Roberto Carlos, Isolda compôs também para outros artistas, como Joanna (de quem foi parceira em algumas músicas), Simone (que gravou a belíssima “Sou Eu”, parceira de Isolda com Eduardo Dusek) e Alcione (que canta “O Pior é Que Eu Gosto”).

Conhecida como compositora, Isolda foi também cantora bissexta e deixou um único disco gravado. “Tudo Exatamente Assim” é o nome do CD que ela gravou em 2006, com 12 músicas de sua autoria, 11 delas inéditas. A única não-inédita era exatamente “Outra Vez”, que abriu o CD. No vídeo abaixo, o prezado leitor poderá, se quiser, ouvir Isolda cantando seu maior sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *