LUCY ALVES – “SABIÁ”

Em 2012, antes mesmo de se tornar conhecida como cantora por sua participação no The Voice, em 2013, e como atriz, por sua performance na novela global Velho Chico (2016), Lucy Alves já tinha sido apresentada aos leitores deste modesto blog, cantando com Alceu Valença (aqui). 

Com a imagem associada ao acordeon, Lucy, na verdade, é uma multi-instrumentista que toca, com competência, violino, violão, guitarra, viola, bandolim, baixo, cavaquinho, rabeca, piano e, é claro, sanfona. 

Tamanha versatilidade não acontece por acaso. De família musical, a paraibana Lucyane Pereira Alves começou a tocar violino aos quatro anos de idade. Aos 16, ela integrava o grupo Clã Brasil, ao lado de duas irmãs – Larissa e Lyzete – da mãe Maria José e do pai José Hilton. 

No vídeo abaixo, Lucy Alves interpreta “Sabiá”, um dos clássicos da dupla Luiz Gonzaga e Zé Dantas. Gravada pela primeira vez em 1951, pelo Rei do Baião, o compositor faz um apelo ao sabiá pedindo que o pássaro símbolo do Brasil, que tanto já voou, alivie a sua dor e lhe diga por onde anda o seu amor. 

Os pássaros, por sinal, estão muito presentes na obra de Gonzagão e seus parceiros. A asa branca e o assum preto são dois exemplos. Até o sinistro acauã e mítica carimbamba – aquele pássaro que encantava donzelas e desaparecia com elas em uma lagoa – serviram inspiração para Gonzagão. 

As aves pareciam ser mesmo importantes para Gonzagão. Seus biógrafos contam que, em certa ocasião, consciente de que a asa branca estava sumindo do Nordeste, ele resolveu fazer uma visita ao general João Figueiredo – último presidente da ditadura militar – para falar sobre o assunto.  

Gonzagão teria comparecido ao encontro vestido todo a caráter e com duas aves nos ombros, mas não conseguiu falar com Figueiredo. Segundo os biógrafos, a assessoria do presidente não aprovou a indumentária do Velho Lua e tratou de expulsá-lo do Palácio do Planalto. 

No vídeo abaixo, Lucy Alves canta “Sabiá”:

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *