MARIA BETHÂNIA E ADRIANA CALCANHOTO – “DEPOIS DE TER VOCÊ”

Em 2001, numa noite de setembro, um show da Maria Bethânia (“Noite Luzidia”), realizado no Canecão, no Rio de Janeiro, reuniu uma constelação de artistas – formada por estrelas como Adriana Calcanhoto, Ana Carolina, Arnaldo Antunes, Chico Buarque, Edu Lobo, Dori Caymmi, Lenine, Nana Caymmi, Vanessa da Mata e, é claro, Caetano Veloso, entre outros – para comemorar, com ligeiro atraso, os 35 anos de carreira da nossa Abelha Rainha.

Àquela altura, Maria Bethânia, que estreou em 1965 cantando no musical Opinião, já havia completado 36 anos de carreira. O histórico show, recheado de medalhões da MPB, foi filmado, mas, por conta de problemas causados pela falta de ensaios, somente onze anos depois, em 2012, se transformou em DVD.

Um exemplo do improviso que pautou o show aconteceu quando Carlinhos Lyra e  Mariana de Moraes (neta de Vinícius de Moraes) subiram ao palco para cantar com Bethânia a clássica “Primavera”, composição de Lyra e Vinícius. Somente ali no palco, já preparando-se para cantar, eles foram avisados por Bethânia sobre uma alteração no arranjo.

Improvisos à parte, um dos momentos marcantes do show foi o dueto sensual, por assim dizer, de Maria Bethânia com Adriana Calcanhoto em “Depois de Ter Você”, uma composição de Adriana feita especialmente para Bethânia gravar, que, depois, foi regravada pela própria autora com o título de “Cantada”.

Vejam o vídeo até o surpreendente final (será que teve ensaio?) e me digam se a música é mesmo uma “cantada”:

3 comentários

  • A música vem naquela linha do amor-absoluto,do amor e uma cabana,vamos viver de amor e nada mais importa.Muito bonito nas canções e na ficção,na vida prática a realidade é outra.

  • Segundo algumas informações,a compositora gaúcha mandou a música pra Maria Bethânia achando que ela nem fosse gravar,e como a baiana tem a estranha mania de mudar os títulos das canções inéditas que lhe mandam,a música foi sem nome mesmo.Quando a Adriana Calcanhoto resolve gravar com o nome original ”Cantada”,a irmã de Caetano já havia registrado com o nome inventado ”Depois de ter Você”,e que na verdade acabou sendo o título que emplacou.

  • Quanto a suposta cantada,sempre foi explícita a admiração profunda de Adriana pela filha filha de Dona Canô,o seu álbum de estréia foi dedicado à Grande Diva Maria Bethânia.E em que pese as duas serem lesbianas por convicção (seja lá o que isso queira dizer),eu acho que o selinho-beijinho foi apenas um gesto de carinho e uma pequena provocação.Na época,a Calcanhoto já era esposa(?) da filha mais velha de Vinícius de Moraes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *