MARIA RITA – “O HOMEM FALOU”

No vídeo abaixo, a cantora Maria Rita – filha de Elis Regina e do maestro César Camargo Mariano – faz uma releitura de “O Homem Falou”, música de Luiz Gonzaga Júnior, o Gonzaguinha, um compositor que, como poucos, cantou a força do brasileiro, as mazelas sociais e os problemas do país.

Composta durante a ditadura militar – período em que Gonzaguinha, ao lado de Taiguara, foi um dos compositores com mais músicas censuradas – e repleta de recados aos generais, “O Homem Falou” só foi lançada em 1985, quando o regime militar já estava no fim. Foi uma das 09 músicas do disco “Olho de Lince”, o mesmo do sucesso romântico “Mamão com Mel”.

Em 2016, o samba “O Homem Falou” – que é uma chamada à vitória – embalou os sonhos da delegação brasileira durante a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos realizados no Rio de Janeiro. Maria Rita a gravou em 2007, no CD “Samba Meu”, disco que rendeu a ela vários prêmios, incluindo um Grammy Latino de melhor álbum de samba e um Multishow de Música Brasileira, também na categoria melhor álbum. 

No vídeo, assim como no CD, Maria Rita é acompanhada pela Velha Guarda da Mangueira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *