MILTON NASCIMENTO E LÔ BORGES – “CLUBE DA ESQUINA No. 2”

O Clube da Esquina foi um movimento musical integrado por Milton Nascimento, Lô Borges, Toninho Horta, Beto Guedes, Marcio Borges, Túlio Mourão, Fernando Brant, Ronaldo Bastos e Wagner Tiso, entre outros – na maioria mineiros – que se tornou conhecido a partir do lançamento, em 1972, do LP “Clube da Esquina”, liderado por Milton Nascimento e Lô Borges.

O nome do movimento deve-se à esquina da rua Divinópolis com a rua Paraisópolis, em Belo Horizonte, onde alguns jovens – sem dinheiro para frequentar bailes e festas dançantes dos clubes da época – se encontravam para conversar, tocar e cantar.

Desses encontros nasceu boa parte das músicas do LP duplo batizado com o nome de Clube da Esquina, lançado em 1972. Àquela altura, Milton já era conhecido por sua participação em um festival, com “Travessia”, mas, mesmo assim, teve que batalhar na gravadora para conseguir gravar um álbum duplo – algo raro, na época – com um bando de desconhecidos.

O disco – o mais emblemático da história da música mineira – fez com que todos eles ficassem famosos e tornou o som produzido em Minas Gerais conhecido em todo o mundo. Seis anos depois, em 1978, foi lançado o LP “Clube da Esquina 2”. Não causou o mesmo impacto, mas também é muito bom.

Uma das curiosidades do disco de 1972 é a capa, com a foto de dois garotos sentados em um barranco. Muita gente acha que os dois garotos são o Lô Borges e o Milton Nascimento, quando meninos. Ledo e Ivo engano!

O autor da foto – um fotógrafo pernambucano – contou que, numa tarde, saiu com o compositor Ronaldo Bastos, no fusquinha deste, para fotografar nuvens e paisagens e, quando viu os dois garotos comendo pão no barranco, resolveu fotografá-los.

Quarenta anos depois do lançamento do disco, o jornal Estado de Minas resolveu ir atrás dos meninos. Depois de mostrar a foto para muita gente, localizou-os – já com quase 50 anos, mas ainda amigos – na cidade fluminense de Nova Friburgo, onde moram.

Gente simples, Cacau e Tonho – como eles são conhecidos – nem sabiam da foto. Um deles disse que, certa vez, viu o disco em uma loja e achou os meninos da capa muito parecidos com ele e o amigo, quando crianças.

Deixando a capa um pouco de lado e voltando às músicas do LP duplo, uma das mais conhecidas é “Clube da Esquina nº 2“. No vídeo abaixo, Lô Borges e Milton Nascimento interpretam essa canção, no show “Uma Travessia – 50 Anos de Carreira”, de 2013:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *