MILTON NASCIMENTO E WAGNER TISO – “CORAÇÃO DE ESTUDANTE”

Em Minas Gerais existe uma flor muito conhecida, da família das begônias,  chamada “coração-de-estudante”. Não foi, no entanto, a pequena flor que inspirou Wagner Tiso e Milton Nascimento a compor “Coração de Estudante”, uma das mais belas e significativas canções da MPB.

A melodia chegou primeiro e foi feita por encomenda, composta por Wagner Tiso para a trilha do filme “Jango“, de Sílvio Tendler. Triste e, ao mesmo tempo, emissária de esperança, a melodia é o tema que acompanha o ex-presidente João Goulart em seus momentos mais dramáticos, incluindo o exílio e a morte.

A letra, de Milton Nascimento, veio depois que o filme já tinha estreado. Milton a escreveu inspirado nas lembranças do enterro do estudante Edson Luís de Lima Souto, morto pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, em março de 1968,  enquanto jantava com colegas no restaurante estudantil do Calabouço.

O velório e o enterro do  estudante foram transformados em ato político. Cerca de 50 mil pessoas acompanharam o trajeto do corpo da Assembleia Legislativa do Rio, onde foi velado, até o Cemitério São João Batista, onde aconteceu o enterro. A morte do estudante, aos 17 anos, foi o estopim para a “Marcha dos Cem Mil”, um dos principais protestos contra a ditadura militar.

Gravada em 1983, “Coração de Estudante” se transformou em hino de fé e esperança na juventude, bem adequado àquele momento em que o país começava a se livrar da ditadura, que acabou em 1985. A canção tornou-se ainda o hino da campanha pelas eleições diretas, em 1984.

Quando Tancredo Neves morreu – após vencer eleição indireta, em 1985, e não tomar posse – “Coração de Estudante” seria a música executada nas transmissões televisivas do funeral, em versão instrumental de Wagner Tiso.

A versão abaixo, com Tiso e Milton, é uma das mais recentes. Foi gravada durante o show “Uma Travessia – 50 Anos Ao Vivo“, em 2013. Confiram:

 

4 comentários

  • Coincidentemente estou lendo ”1968,o ano que não Terminou” de Zuenir Ventura,e um dos momentos mais dramáticos do ano foi justamente a execução do estudante secundarista Edson Luis. A frase que ecoou naquele dia no Rio foi ”Mataram um estudante,podia ser seu filho” – Houve duas missas de sétimo dia e muita pancadaria na saída da Igreja Candelária – Tempos difíceis aqueles.

  • Quanto a música-símbolo da nova república e da redemocratização,o inusitado é que a canção ganhou versos de Milton Nascimento e não de seus parceiros,como é de praxe.O carioca-mineiro que é essencialmente músico e um letrista bissexto,quando resolve fazer letra revela grande competência.

  • A morte do estudante Edson Luis também inspirou Milton Nascimento e Ronaldo Bastos em outra linda canção intitulada ”Menino” (censurada na época).A música ganhou uma linda gravação de Elis Regina em 1980 – A cantora finaliza sua interpretação com um grito tão pungente como se fosse seu próprio filho que tivesse sido assassinado.

  • Nostalgia

    Linda musica . Um classico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *