MULHERES DE HOLLANDA E QUARTETO EM CY – “COM AÇUCAR, COM AFETO”

Quem primeiro me falou sobre o trabalho do quinteto vocal feminino Mulheres de Hollanda foi, se não me falha a memória, a amiga Rose Mininel, da Escola Musical Santa Cecília. Desde então, já vi vários vídeos do grupo com a intenção de postar um deles aqui no blog. 

O quinteto formado pelas musicistas Karla Boechat, Ana Cuba, Eliza Lacerda, Malu Von Krüger e Marcela Mangabeira existe desde 2002, mas a estreia oficial foi em junho de 2004, no Rio de Janeiro, enquanto o primeiro disco foi lançado em 2008. A especialidade das moças é pesquisar e fazer releituras da obra de Chico Buarque de Hollanda, principalmente daquelas canções com o “eu lírico” feminino. 

Confesso que, depois de ver os vídeos, fiquei em dúvida sobre qual deles postar aqui no blog. As interpretações de “Todo o Sentimento” – com a luxuosa participação de Cristovão Bastos, Zé Renato e Cláudio Nucci – e de “Ela Desatinou”, por exemplo, são lindíssimas. Acabei escolhendo “Com Açuçar, Com Afeto”, a primeira composição de Chico com o “eu lírico” feminino. 

“Com Açucar, Com Afeto” foi composta em 1967, para atender a uma encomenda de Nara Leão. Chico contou, em uma entrevista, que Nara pediu a música e lhe deu o tema com detalhes. “Eu quero uma canção que fala de uma mulher que sofre, resignada, à espera do marido, etc e tal…”., sugeriu a dona dos joelhos mais bonitos da Bossa Nova. 

A bendita encomenda de Nara proporcionou mais um grande clássico da MPB, que já mereceu várias releituras. Uma das últimas foi da Fernanda Takai, no disco “Luz Negra”. Vejamos, porém, a releitura – ao vivo – do quinteto Mulheres de Hollanda, com a participação do Quarteto em Cy.

1 comentário

  • Rose Mininel

    Ola querido amigo Cardosinho! Quanta honra ser lembrada por vc! Eu realmente gosto muito de MPB, especialmente do Chico e, Mulheres de Holanda interpretam suas músicas de forma harmoniosa e delicada! Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *