NANA CAYMMI – “RESPOSTA AO TEMPO”

Duas das mais belas canções escritas pelo compositor Aldir Blanc, que faleceu há alguns dias, vítima da covid-19, são dois boleros, um ritmo que nasceu em Cuba e se espalhou pela América Latina nos anos 1940: “Dois Pra Lá, Dois Pra Cá”, composta em parceria com João Bosco, e “Resposta ao Tempo”, que ele fez com o maestro Cristóvão Bastos.

No caso de “Dois Pra Lá, Dois Pra Cá”, Aldir contou em entrevista que recebeu a melodia enviada por João Bosco e não estava conseguindo escrever uma letra para ela. Até que, numa noite, voltando de táxi para casa, com umas cajibrinas na cabeça, bateu a inspiração.

Aldir ficou apavorado, pois não tinha nem caneta, nem papel. Assim que chegou em casa, ele pegou um gravador e foi dizendo o que tinha na cabeça. Em poucos minutos a letra estava pronta. Elis Regina, ao gravar a canção, resolveu incluir, ao final da música, um trecho do famoso bolero “La Puerta”.

Já em “Resposta ao Tempo”, Aldir teve um parceiro anônimo. Ele contou que estava em um bar, quando um bêbado se aproximou e cantarolou uma música que começava dizendo “batidas no rego da bunda, é a …….”. Pronto! Aldir escreveu ali mesmo a letra de “Resposta ao Tempo”, começando com “batidas na porta da frente, é o tempo…”

Nana Caymmi, que gravou a música em 1998, disse, em certa ocasião, que “Resposta ao Tempo” não despertou, de início, muita a atenção. “Aí vem a Glória Perez e coloca essa mesma música que ninguém deu bola, que ninguém ouviu, mas ela coloca na novela num determinado personagem e a música vira sucesso, vira uma unanimidade”, destacou Nana.

A novela a que ela se refere é, na verdade, uma minissérie – “Hilda Furacão” – que a Globo exibiu entre maio e julho de 1998. E o personagem era a própria Hilda, uma jovem da alta sociedade de Belo Horizonte, que abandonou o noivo no altar e virou prostituta.

Hilda Furacão, a verdadeira, morreu em 2014, em Buenos Aires. Ela deixou a prostituição ao final dos anos 1950, quando se casou com o jogador de futebol Paulo Valentim, à época no Atlético Mineiro. Paulo encerrou a carreira no Boca Juniors, onde era ídolo, e resolveu continuar morando em Buenos Aires.

“Resposta ao Tempo” é, seguramente, o maior sucesso popular de Nana Caymmi e  uma das músicas mais pedidas no programa que apresento aos domingos na Regional FM, o Brasil & Cia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *