OSWALDO MONTENEGRO E JOSÉ ALEXANDRE – “BANDOLINS”

Daqui a pouco, às 10:00 horas, estarei lá na Regional FM, onde apresento – até as 14:00 – o “Brasil & Cia“. Nos 22 anos do programa, a música mais solicitada do Oswaldo Montenegro é, sem dúvida, “A Lista“. E a segunda mais pedida, é “Bandolins“.

“Bandolins“, por sinal, foi o marco zero da carreira de sucesso do Oswaldo Montenegro. Lançada em 1980, a música foi um presente de aniversário que o compositor ofereceu a uma amiga bailarina, com a intenção de reanimá-la, pois a moça estava inconformada porque o namorado dela tinha viajado para a França e ela, menor de idade, foi impedida de acompanhá-lo.

Pra dizer a verdade, Montenegro também estava um pouco desanimado. Antes de “Bandolins“, ele já tinha lançado um LP que foi um completo fracasso e sua gravadora não estava disposta a lançar um segundo LP. Foi então que Oswaldo Montenegro, sem muita esperança, inscreveu “Bandolins” em um festival da TV Tupi. A música obteve o 3º lugar e catapultou a carreira do cantor/compositor.

Um dado curioso é que, embora as rádios citem apenas Montenegro quando tocam “Bandolins“, a música sempre foi cantada em dupla com o amigo José Alexandre, inclusive no festival. No vídeo abaixo, os dois amigos interpretam “Bandolins“:

2 comentários

  • Essa foi a primeira letra de música que me impressionou,mais pela estranheza que pelo significado,eu gostava apenas do jogo de palavras.Tanto é que em vez de par que,eu cantava parque (como muita gente na época).Eu sempre achei que pra gostar de uma música não precisa entender a letra,mesmo porque tem muitas composições que só o próprio letrista poderia fazer uma interpretação literal do texto.

  • Não conhecia o parceiro vocalista do Oswaldo Montenegro,pena que não teve a mesma sorte do menestrel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *