TIM MAIA – “LEVA”

Daqui a pouco, às 10:00 horas, estarei lá na Regional FM, onde apresento o Brasil & Cia, um programa 90% brasileiro. No domingo passado, enquanto o Tim Maia cantava “Leva”, um amigo – o Tinhoso – ligou para dizer que essa música, ao contrário do que parece, não foi inspirada em uma mulher.

Segundo o Tinhoso, “Leva” foi feita sob encomenda para uma rádio que queria homenagear seus ouvintes com um tema de final de ano. Como eu não conhecia a história, procurei na internet e encontrei o texto abaixo:

Michael Sullivan formou com Paulo Massadas uma das duplas de compositores de maior prestígio da música brasileira de todos os tempos.

Constam no Guiness Book, como os compositores com maior número de discos nos primeiros lugares, no menor espaço de tempo.

Tiveram a sorte de fazer parte de uma época em que as FMs estavam despontando no Brasil. Com músicas consideradas bregas por muitos, a dupla emplacou grandes sucessos românticos na voz de intérpretes dos mais diferentes estilos, como Gal Costa e Fagner.

Até hoje quando se ouve no rádio a voz de Tim Maia entoando a composição “Leva” (assinada apenas por Sullivan), há quem imagine tratar-se de uma música dedicada à alguma musa inspiradora.

No entanto, “Leva” foi criada como tema de fim de ano da Band FM em 1984 como uma declaração de amor da emissora para seus ouvintes. Tim ouviu e decidiu gravar.

A versão original – tocada pela rádio no final de 1984 – foi interpretada pelo próprio Michael Sullivan. Tim ouviu e decidiu gravar.

Eis um vídeo em que ele finge cantar ao vivo:

 

1 comentário

  • Leila

    Eu era ouvinte assídua da Band nessa época de ouro das FMs brasileiras e me lembro dessa música na voz de Tim Maia, se não me engano era mensagem de fim de ano, cantando: “leva o som da bandeirantes…”. Só depois é que ela estourou na versão que ficou mais conhecida, que realmente remete ao amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *