TITÃS – “SONÍFERA ILHA”

Titãs é modo de dizer. Na verdade, é o que restou da banda, ou seja, o trio Tony Bellotto, Branco Mello e Sérgio Britto, o que não é pouco.

Formada em 1981 por iniciativa de um grupo de amigos, a formação clássica da banda – que esteve em Jales nos anos 90, em uma Facip – tinha oito integrantes. Além dos três já citados, os outros cinco titãs eram Arnaldo Antunes, Nando Reis, Charles Gavin, Paulo Miklos e Marcelo Fromer.

Arnaldo, compositor e vocalista, foi o primeiro a deixar banda, em 1992, e partir para carreira solo. Dez anos depois, em 2002, foi a vez de Nando Reis se tornar um ex-Titã. Ele era o baixista do grupo, embora seu instrumento preferido seja o violão. Em 2010, mais uma defecção, a do baterista Charles Gavin. E finalmente, em 2017, quem deixou a família titânica foi Paulo Miklos.

O quinto elemento – Marcelo Fromer, um dos fundadores – não deixou a banda por vontade própria. Em 13 de junho de 2001, quando os Titãs viviam uma nova fase de sucesso, Marcelo, com 39 anos, foi atropelado por uma moto ao tentar atravessar uma avenida de São Paulo, fazendo cooper. O motoqueiro fugiu e Marcelo teve a morte cerebral anunciada dois dias depois.

No vídeo abaixo, o trio Tony, Sérgio e Branco fazem uma releitura de “Sonífera Ilha“, um dos maiores sucessos da banda, que, segundo uma revista especializada, foi a música mais tocada nas rádios brasileiras em 1984. Na versão original, de 1984, o vocal principal é de Paulo Miklos. Na releitura de 2020, o vocal principal coube a Branco Mello.

O clipe oficial do trio tem participações especiais, entre outros, de Rita Lee, Lulu Santos, Elza Soares, Paralamas do Sucesso, Casagrande, Fábio Assunção, Fernanda Montenegro e da filha do falecido Marcelo Fromer, Alice. As participações do clipe foram gravadas pelos próprios participantes, em suas casas. Vale dizer que eles não estavam de quarentena. Foi só uma coincidência.

Os compositores de “Sonífera Ilha” são Marcelo Fromer, Branco Mello, Tony Bellotto, Ciro Pessoa e Carlos Barmack. Não me perguntem quem é Carlos Barmack. Já o Ciro Pessoa foi um dos fundadores da banda e um de seus vocalistas. Ele deixou a banda antes da gravação do primeiro disco.

Vale a pena conferir o clipe:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *