CÂMARA EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE ‘CASO MACETÃO’

DSC01992-ED

Os vereadores jalesenses – exceto Macetão e Nishimoto – reuniram-se hoje, na Câmara, para discutir as providências que serão tomadas em relação ao caso do vereador André Macetão, flagrado em conversas comprometedoras.

Ao final, eles emitiram uma “Nota de Esclarecimento”, onde fica claro que o vereador deverá ser denunciado ao Conselho Ética. Eis a nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Considerada a divulgação, no Jornal Diário da Região, na edição de 25 de fevereiro, de gravações envolvendo o Vereador André Ricardo Viotto e o ex-secretário de Planejamento Aldo José Nunes de Sá e que foi entregue ao Promotor de Justiça Horival Marques de Freitas Júnior, a Câmara Municipal de Jales vem a público para informar o que segue:

1) Não houve nenhum esquema para fraudar sorteio dos vereadores que comporiam a Comissão Especial de Inquérito – CEI, que investigou irregularidades no “contrato emergencial do lixo” entre a Prefeitura de Jales e a Empresa Proposta Engenharia Ltda. Tal impossibilidade decorre do fato de que a composição da CEI, por força do Regimento Interno da Câmara, é definida pelos líderes partidários ou de blocos parlamentares, respeitada a proporcionalidade representativa. Portanto, nem sorteio houve muito menos fraude em sorteio.

2) Quanto ao sorteio que definiu os vereadores que compuseram a Comissão Processante – CP, este se realizou dentro do estabelecido no Regimento Interno da Câmara e Decreto Lei 201/67, contando ainda com as seguintes precauções:

– Foram convidados cinco ex-vereadores que estavam nas galerias da Câmara, no dia da sessão camarária, para acompanhar o sorteio, além de este ser realizado à vista de todos os vereadores que circundaram a Mesa Diretora;

– As cédulas foram conferidas por todos, dobradas no ato, depositadas em recipiente fechado, de onde foram retiradas, após ser longamente agitado para misturá-las, pelos ex-vereadores e na vista de todos. Portanto, o ato não poderia ter sido ensaiado antes, nem controlado em seu resultado, tendo todo o processo de sorteio sido filmado e transmitido, ao vivo, pelo site da Câmara Municipal;

– O resultado da composição da Comissão Processante – CP foi considerado frustrante pela maioria dos vereadores, visto que dentre os três membros componentes da CP, dois eram historicamente aliados da prefeita Nice e foram eleitos na chapa apoiada por ela (o próprio vereador André e o senhor Sérgio Nishimoto, que é do mesmo partido da ex-prefeita). Na oposição somente o DEM foi sorteado, fato este lamentado diante da boa sorte da ex-prefeita.

3) As gravações sugerem que o Vereador André Ricardo Viotto buscou um benefício pessoal, por sua condição de presidente da Comissão Processante. As gravações sugerem que este não obteve êxito na sua tentativa.

4) O Vereador André Ricardo Viotto, ao fazer uma investida intempestiva e irresponsável buscando vantagens pessoais junto ao Poder Executivo e divulgar informações que sabia serem falsas, ofendeu a ética e o decoro parlamentar e deverá responder por seus atos, também, civil e criminalmente, por calúnia e difamação.

5) Os atos praticados pelo Vereador em questão em nada comprometem todo o trabalho realizado pela Câmara Municipal de Jales, que realizou a Sessão de Julgamento que resultou na cassação da ex-prefeita, baseado tão somente nos fatos apurados e que se mostraram ilegais. A contundência dos fatos ficou demonstrada na votação com nove votos pela cassação da prefeita, nenhum voto contrário e somente uma abstenção.

PODER LEGISLATIVO JALESENSE

37 comentários

  • povo

    POPULAÇÃO TEM QUE ESTAR ATENTO QUEM ESTÁ COM O RABO PRESO COM ANDRE RICARDO VIOTTO.AOS ADVOGADO DA OAB QUEREMOS VER VOCES AGORA TRABALHANDO POR JALES.Parabens pela cassação da nice.

  • anonimo

    e ai ex presidente da camara, se ele disse que teve tramoia, bate no peito e casse esse vereador, senão esta no meio dessa ladroagem….

  • Advogado

    É exatamente este o contexto. O vereador Macetão tentou se valorizar ao incluir nomes de outros vereadores como se fossem persuadidos por eles.

    A cassação foi legítima. O que deverá acontecer é a cassação do vereador por conta da quebra do decoro parlamentar, punida conforme regimento interno da câmara e decreto 201.

    É importante também ressaltar que eventuais crimes de corrupção foram relatados e merecem ser investigados. O caso envolvendo o Miranda, a questão da reforma da câmara que envolve o vereador Junior, tudo isso merece ser investigado pelo MP.

    Os vereadores mencionados na gravação não podem participar de eventual julgamento do vereador Macetão por estarem desde já impedidos.

  • anônimo

    Especialistas em mentir, dão uma voltinha e saiam de mansinho, vamos população jalesense agora é a vez de fazer faxina geral, nota de esclarecimento escrevem o que for mais conveniente. Justiça.

  • Advogado

    Só um alento aos nobres vereadores.

    Primeiramente, esta gravação é legal. Gravação ambiente onde figura como parte da conversa o autor da gravação é legal.

    Porém, ela deveria ter feito uso desta gravação em momento oportuno. Entendo que houve preclusão do direito de usar o video como prova. O fato não é novo, portanto deveria ter sido usado pela defesa da prefeita no momento que tomaram conhecimento.

  • SERVIDOR PRESTE ATENÇÃO

    Se você é servidor publico municipal e votou nesta pessoa para te representar veja o que ele acha de você.

    “… esses caras tem moral com os funcionários, porque mamãe matou os funcionários e estes FILHOS DA PUTA mete o pau nela…”

    Por favor reflita no que você fez nas urnas e não cometa mais o mesmo ato para depois nao ser chamado de FDP.

  • Titanice (Verdadeiro)

    Quem fala demais..da Bom Dia para o Aldo…

  • ubyratan leon

    gente a cada dia que passa me da mais nojo da politica de nosso país,ate aqui em jales onde nossos vereadores que nao consegue fazer com que nossa cidade seja sim um verdadeiro centro de regiao gerando emprego, uma melhor educacao uma saude boa, me envergonho em saber que nos mesmo os colocamos ali pra nos representar. vamos dar um basta nisso fora todos eles.

  • Anônimo

    Vai segurar tudo sozinho Macetão? Delação premiada! Kakakkakaka

  • Pinga Fogo & Ventania

    Cassação sumária para esse imbecil.
    Como diziam os antigos, quem muito fala, dá bom dia a cavalos.

  • Comerciante

    Cambada de sem-vergonha vai trabalhar não fizeram nada por Jales mostra alguma coisa que fizeram só converseiro a Nice pode não ter feito muita coisa mas fez não votei em ninguém nem fla nem Nice nem Pt mas estou indignado com tanta mentira…..

  • Alves

    Eu e a população acreditamos em tudo que a nota de esclarecimento da câmara diz. Fiquem tranquilos!

  • Mane

    Nada sobre história de telhado eim? E aí o q vcs vão arrumar agora pra despistar a atenção da população

  • funcionária tbm

    CLAUDIR APROVEITA ESTE LIMPA E DESVINCULA SEU NOME DA PERMANÊNCIA DO TIMPURIM NA PREFEITURA, CUIDADO COM SEUS VOTOS NA PRÓXIMA ELEIÇÃO.

  • MADIMBÚ

    Tudo bem! Mas e ai? A Câmara vai tomar alguma providência?!

  • Cadu

    Ta, mas e as acusações sobre o telhado da câmara, vai da pizza tem que pedir uma perícia e fiscalizar não é o que o vereador faz? Estamos de olho.

  • Anônimo

    “A contundência dos fatos ficou demonstrada na votação com nove votos pela cassação da prefeita,…”

    Ou será que os votos foram pela esperança de uma boca no governo e uma teta para mamar???

  • Anônimo

    QUANTAS CARAS DE PAU

  • Anonima

    ESpero que os nobres vereadores tome uma posição e puni quem quer que seja, tenho vergonha de dpzer que sou Jalesense, vamos lá vereadores .

  • antonio jose de alencar

    Caro cardosinho estou envergonhado de ter votado em vereadores inescrupulosos,isto e uma vergonha para jales,o cara entregou tudo as falcatruas e por si so ainda ofende todos os servidores,tira sarro de todos, como se nao houvesse justica.Pior narra o crime do vereador claudir mais o junior rodrigues e querem falar que e mentira.Eu nao sou surdo houvi toda a gravacao.TERIAMOS QUE CASSAR TODOS OS ENVOLVIDOS.

  • cauteloso

    Sr antonio jose de alencar, primeiramente parabens por ter colocado seu nome. Segundo gostaria de dizer-lhe que isso que o senhor disse que e crime e tem que punir or vereadores claudir e junior rodrigues nao é verdade. Aguarde os fatos para acusar alguem.

  • É bailão, é rodeio, festa de peão também tô no meio!!

    Relaxem que o facipão tá chegando!
    14 de abril os jalesenses vão cantar junto com Henrique e Juliano “Gordinho Saliente”, “Até você voltar” dentre muitos outros sucessos!
    Macetão e Nice, em Abril todos esquecerão desses acontecimentos, em 2016 se candidatem tranquilos que ninguém vai se lembrar disso, afinal, o remédio FACIP vem ai!
    Mas, uma coisa é certa mamãe: Tenta voltar pra prefeiturona pra garantir o camarote climatizado da facip, afinal, o pai Aldo precisa colocar como foto de perfil de seu facebook a edição desse ano
    kkkkkkkkkkk

  • MARCO VÉIO

    É HORA DE LUTAR PELA NOSSA CIDADE, VAMOS PARTICIPAR DA SESSÃO DA CAMARA E VER QUE PROVIDENCIA SERÁ TOMADA….
    MAS AXO MELHOR TODOS LEVAR O NARIZ DE PALHAÇO….
    PORQUE É ISSO QUE ELES ESTÃO PENSANDO DE CADA MORADOR DE JALES….

  • anônimo

    sete, da mesma laia, reunidos e se peguntando com os olhos: “e agora José?”

  • Mineiro Come Quieto

    MACETAO CE E MUITO BURRO VEI, AXEI QUE ERA SO NO PORTUGUEIS, MAIS E INTUDO, VORTA PA ISCOLA KI AINDA TA INTEMPO! BURRRRRRRRRRRRROOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!VAZA DE JALES!

  • comerciante

    Enquanto isso em Brasilia os parlamentares aumenta suas verbas, Esse é um país que vai pra FRENTE. Enquanto tiver trouxa eles fazem a farra com nosso dinheiro, SAÚDE E EDUCAÇÃO pode esperar.

  • Thiago

    Santa hipocrisia, como se tudo tivesse corrido dentro dos conformes e fossem todos inocentes.
    A cada dia sinto mais nojo da política e dos políticos.

  • Anônimo

    Pior câmara de todos os tempos. Macetão o pior de todos os tempos! Ungida a pior de todos os tempos!Burraldo pior de todos os tempos!Gente aonde isto vai parar?

  • Jalesense

    #FORAMACETAO

    ESTAMOS AGUARDANDO A ATITUDE DA CÂMARA. POR FAVOR NÃO SEJAM CONIVENTES.

  • Burraldo

    Olha a cara do Craudi como se estivesse indignado, quanta hipocrisia, que rapaz… endosso o que o anônimo falou pior que o pior so a propaganda do tiririca, pior que ta fica.

  • Anônimo

    Burraldo e Macetao retrato fidedigno da política de Jales, Jales merece o que tem lugar de gente metida e com bosta suja na bunda, so que acham que podem tudo…

  • marco véio

    BURRALDO DEU UMA RASTEIRA NO JUMENTO, E DEIXA UM BANDO DE ANSO COM CARA DE BUNDA……KKKKKKKKKKKKKKK

    E NESSE DIA O FEITIÇO VIROU CONTRA OS FEITICEIROS….

  • Tony Sgranado

    Seria esse o fim da era MACETÃO em Jales meu amigo Cardosinho?
    Seá que estamos livres dessas malas sem alça de vez por todas?

  • ATT

    Pelo que entendi, o Sedex e o Homen do Cachorrinho também estão envolvidos até o pescoço.
    Minha Nossa Senhora….

  • Anônimo

    Kkkkkkk se derem trela para o que o Macetao disse estão fudidos pois vão fazer a ungida voltar

  • folia de reis

    leis pra politico so tem uma renunciar q fica tudo certo . bando de fdp……… onde ja se viu depois vem dar de santinho aqui querendo voto . vereadores podre … da nojo dessa corja .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *