CIDADE DE MINAS GERAIS FICOU COM APENAS 01 VEREADOR APÓS OPERAÇÃO POLICIAL. OS OUTROS FORAM PRESOS OU AFASTADOS

A notícia é do Estadão:

A pequena Santa Bárbara, cidade histórica do Circuito do Ouro mineiro, vai entrar em 2018 praticamente sem vereadores na Câmara Municipal. Dos 11 parlamentares, 4 estão presos e 7 afastados por ordem da Justiça. Eles são alvos da Operação Apollo 13, da Polícia Civil, suspeitos de montarem um esquema de desvio de recursos por meio de contratos fictícios que pode ter gerado um rombo de mais de R$ 4 milhões no município de pouco mais de 30 mil habitantes. O maior parte dos desvios ocorria em falsos contratos de locação de veículos para viagens. 

Iniciada em julho deste ano, 12 vereadores (incluindo dois suplentes) foram afastados do cargo por ordem da Justiça desde o início das investigações e quatro presos preventivamente. O último deles, Geraldo Magela Ferreira (DEM), foi detido dia 22 quando foi concluído um dos seis inquéritos da Apollo 13, que trata sobre as locações fraudulentas de veículos e despesas fictícias de viagens. Além de políticos, são alvos servidores, advogados e empresários da cidade.

O delegado que comanda as investigações, Domiciano Monteiro, da Polícia Civil, em Santa Bárbara, afirma que os investigados “apresentavam informações de falsas viagens para receber esse dinheiro”. “Foram mais de R$ 500 mil no caso de fraude em contratos de alugueis de carros de 2015 a 2017”.

“Eles lançavam de forma fictícia viagens no papel, como se aqueles veículos tivessem realizando viagens, vários desses documentos foram destruídos por essa organização criminosa no dia 31 de dezembro antes da passagem do comando da Câmara para o novo presidente que assumiu, mas a gente conseguiu recuperar alguns desses materiais”, afirmou o delegado.

“Dos 11 vereadores que iniciaram a legislatura neste ano, apenas um não foi afastado”, afirmou o delegado. Apenas o vereador Carlos Augusto Bicalho Fonseca (PDT), eleito em 2016, permanece no cargo. Outros dois suplentes também deixaram o cargo.

O nome da operação Apollo 13 – espaçonave usava em missão espacial à lua – é uma referência à conclusão de laudos periciais do inquérito policial que demonstraram que a quilometragem lançada nos contratos de aluguéis de veículos da Câmara era suficiente para percorrer distância da Terra à Lua.

6 comentários

  • Grobo

    Em Jales tem que fazer a mesma coisa, não serve para nada, só o Tiago Abra.
    O resto só quer status e salário.

  • JACINTO DE PAULA TEJANO

    se fosse por nulidade, não sobraria um em jales. eta vereadores ruins de dar dó. . . . . dó no povo, claro, porque 5.000 conto ta sempre na conta.

  • Injustiçado

    Se é em Jales será que sobra algum?

  • SENHOR PREFEITO/////// SENHOR VICE///////// E SENHORES VEREADORES~~~~~~~~por causada falta de honradez, da falta de palavra, da falta de escrúpulo, da de integridade, da falta de retidão, da falta de respeitabilidade, da falta de grandeza, de dignidade, de integridade,de retidão,de honradez,de probidade,de respeitabilidade, , de grandeza,de ética, de seriedade, de consideração, de reconhecimento, de consideração e reconhecimento, através do aumento do IPTU decidido na calada da noite pelos senhores, principalmente pelos vereadores, que ainda não aprenderam suas reais responsabilidades, principalmente com o povo e não com o Prefeito e o Vice, como já estou sabendo meu IPTU vai de 740,00 reais para 1.122,00 reais, mesmo não aumentando a metragem da minha residência. Isso eu chamo de ROUBO, pois a inflação prevista pelo governo será entorno de 3% a 4,5% e os senhores vereadores que se reúnem uma vez por semana para nada fazer, recebem por mês 5 mil reais e tiveram a coragem de aumentar o IPTU a mando do Prefeito e Vice mais de 22%.
    Acho eu que vocês estão na época do voto de cabresto ( quem não sabe o que é isso e, eu acredito que quase todos, que vai procurar no dicionário )
    Só quero ver a reação da população? E já ouvi dentro da própria prefeitura que a medição, a maioria esta mais de 25% errada.
    Só vou pagar no fim do ano quando vier o Refis, chega de pagar a vista.

  • UM POR TODOS

    ….segundo o grande filósofo contemporâneo: “…o q faz um deputado…vote em mim q eu ti conto”. vai faltar cadeia pra tanto corrupto ladrão nesse país!!!!!

  • Em todas as esferas do poder a corrupção é fato consumado.Os vereadores em questão faziam deboche em mensagens trocadas em wattsapp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *