DEFESA DE NICE ENTREGA GRAVAÇÕES DE MACETÃO AO MINISTÉRIO PÚBLICO E PEDE ANULAÇÃO DE CASSAÇÃO

O caso das gravações de diálogos entre o vereador André Macetão(PSD) e o ex-supersecretário Aldo Nunes de Sá já foi parar no Ministério Público e deverá render uma ação na justiça para tentar anular a cassação da prefeita Nice Mistilides, segundo matéria do Diário da Região.

As confusas conversas dos dois personagens – que parecem ter sido gravadas em dois momentos diferentes – mistura uma série de assuntos e acaba envolvendo outras pessoas, o que, certamente, vai render mais algumas ações na Justiça, por danos morais.

Os interessantes diálogos, cheios de palavras de baixo calão, parecem ter sido gravados logo após o sorteio dos vereadores que integrariam a Comissão Processante. Macetão, aparentemente, tenta obter alguma vantagem para “poupar” a prefeita.

As conversas dão a entender que Macetão tenta negociar a devolução de um terreno localizado no Distrito Industrial 1, que pertencia a aparentados do vereador e foi retomado pelo município através de ação na Justiça.

A “ação revocatória de doação”, que culminou na retomada do terreno, foi iniciada em 2009, pelo ex-prefeito Humberto Parini.  Abaixo, a matéria do Diário da Região

O vereador de Jales André Ricardo Viotto (PSD), conhecido como Macetão, foi acusado ontem de tentar “negociar” a cassação da prefeita Eunice Mistilides da Silva (PTB). A voz dele aparece em gravações entregues ao Ministério Público. Dois registros em áudio foram feitos pelo ex-secretário de Planejamento Aldo José Nunes de Sá a partir do seu aparelho celular.

O material foi anexado em representação entregue ao promotor de Justiça Horival Marques de Freitas Júnior. Sá também acusa Macetão e outros vereadores de criarem esquema que teria fraudado o sorteio para a formação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) e da Comissão Processante (CP) que apontaram irregularidades no contrato do lixo na gestão de Eunice.

A ex-prefeita foi cassada pelos parlamentares com base nas investigações da CEI. “Vocês não acreditam quando eu fiz o ‘esqueminha’ de eu e o Nishimoto sair naquela primeira comissão. Foi agora o mesmo ‘esqueminha’, agora no sorteio”, disse Macetão na gravação feita pelo ex-secretário e obtida pelo Diário.

“Não é o mesmo ‘esqueminha’ do sorteio, cara. Vocês não sabem. Os caras sabem fazer isso, Aldo. Eles um…o Especiato é craque nessas coisas. Ele ensina toda vez, igual ontem o Rosalino ficou treinando a tarde inteira”. De acordo com a gravação, o vereador do PSD se referiria a ex-prefeita como “mamãe”. “Mas tudo é acordo. Igual eu falo para ‘mamãe’. ‘Mamãe’, eu sou o pomo de Aquiles, ou a senhora me agrada, ou eu não sei o que faço. O agradar que eu falo é ser parceiro, não é parceria”, consta na gravação feita por Sá.

O ex-secretário pede agora ao promotor medida para anulação das investigações contra Eunice. Durante a gravação, Macetão menciona a nomeação do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, como ministro das Cidades.

“Então, o Kassab vai assumir o Ministério das Cidades. Entendeu? É asfalto que ‘Ave Maria’. Todo asfalto sai de lá. Falei pra ela (Eunice): a senhora solta as coisas e depois, segura. ‘Mamãe’ chama o cara, dá para o ‘cara’. Eu falei: é (sic) quatro ‘voto’. Agora, se eu não for, a senhora vai ter um voto só: só o Nishimoto vai ficar. (…) Entendeu? Eu falei pra ela. Ainda falei: quem sabe essa reunião, que vai acontecer em mais uma reunião do PT, eu pedi para não votar. Pra gente segurar, que não é o momento. Tô dando ideia pra não ter que dar vida para o ‘baixinho’. Não é o momento de dar vida para o ‘baixinho'”, consta em trecho da gravação.

“Baixinho” seria como o vereador identificou o vice-prefeito Pedro Callado, que assumiu o comando do Executivo após a cassação de Eunice. Ontem, Macetão negou o conteúdo das gravações. Ele disse que Sá só poderia fazer as gravações com autorização judicial. “Esse cara (Sá) não tem escrúpulo. Eu nego tudo”, disse o parlamentar do PSD ao comentar que as gravações poderiam ser “montagens”. O promotor ainda avalia se abrirá ou não civil. Freitas Júnior afirmou que poderá ainda requisitar a abertura de um inquérito policial.

Ex-prefeita se diz ‘estarrecida’

O advogado da ex-prefeita Eunice Mistilides da Silva (PTB), Osmar Honorato Alves, afirmou ontem que a petebista ficou “estarrecida” com o conteúdo da representação entregue pelo ex-secretário de Planejamento Aldo José Nunes de Sá. Alves afirmou que vai ingressar hoje com ação na Justiça com o objetivo de tentar anular a sessão que cassou o mandato de Eunice. As gravações serão usadas como argumentos principais da ex-prefeita no processo.

Na representação, o ex-secretário afirmou também que depoimentos prestados na Comissão Especial de Inquérito (CEI) teriam sido adulterados. Ele cita alguns exemplos no documento protocolado no Ministério Público. Sá acusa o vereador André Ricardo Viotto (PSD), o Macetão, de fazer pressão psicológica sobre vereadores para que votassem a favor da cassação do mandato da ex-prefeita.

Cargos

O ex-secretário afirmou ainda que o então vice-prefeito havia prometido cargos aos parlamentares. “O doutor Pedro vai entrar, vai dar cargo para todos os vereadores. Vai indicar. Cada vereador vai ter dois. Então o PT vai ter quatro indicações”, teria afirmado Macetão, que nega o conteúdo do diálogo.

As gravações entregues ao Ministério Público e outros detalhes das conversas podem ser ouvidas/vistos no Diário da Região.

104 comentários

  • Milton

    Que Lixo virou a política de Jales, todos pensando em benefício próprio, e não em prol da cidade. Uma pena!

  • marco véio

    vamos ver se realmente isso vai ser apurado….se for o caso de uma ação civel, creio que o LÓIDE pode ser punido, mas se ficar na camara, vai acabar em pizza, como acabou em pizza o crime cometido pelo rosalino no dia da eleição no caso dos santinhos sendo jogados na rua…

    FALA DEMAIS ESSE MACETÃO……KKKKK

  • Anônimo

    Isso é simplesmente lamentável! Como assim? Esqueminha no sorteio? Se trata de crise institucional, digna de noticiários nacionais. Gostaria de ver a Câmara agir, é a única coisa que podem e devem fazer

  • anônimo

    a gente sabe que não existem virgens nos prostíbulos e que o Brasil é um país perdido, mas sempre choca ler e ouvir esse tipo de material… de como esse tipo de gentinha (direita+centro+esquerda) se apoderou dos três poderes no Brasil, de mãos dadas, levando o país ao caos… enquanto isso no RJ um juiz se diverte com carros apreendidos e um outro diz que parou de andar armado pra não meter “balaço” em colegas.

  • Titanice (Verdadeiro)

    Se tirar o voto dele na Cassação..ainda ficam 8 votos a 2…A Ungida está usando até os “bom dia”não dados a ela na intenção de voltar…Se toca mulher..vc não volta…e se voltar a população te tira dai

  • aafff

    Se isso de fato existiu, e for provado, este vereador deve ser punido, mas não justifica a anulação da sessão, o placar fica 8×0, já que anula este voto e o japa anulou o dele.E esta sra deve ligar o desconfiômetro que ninguém quer ela por aqui, sai fora Ungida, pretotente e incompetente.Vc não volta .

  • anônimo

    Câmara mais suja que pau de galinheiro, Salve Jales, o último que sair apague a luz, isso se ainda tiver luz, Dr Pedro homem íntegro sendo apoiador dessa sujeira

  • sangue bom

    na verdade são todos sem vergonha……… e quem paga por essa palhaçada toda é a população

    • Que, por sinal, é quem elege esse tipo de gente.

      • le

        Assim como a Dilma ne cardosinho..ta dificil defender né rs….que vergonha p/jales…tem um video q ele levanta a mao comemorando o voto pela casacao ..

      • Fabiana

        Cardosinho, você está certíssimo. A alguns meses várias pessoas vieram me pedir desculpas, (isso mesmo, dá prá acreditar?) por terem deixado de votar no meu pai e em outros vereadores aqui do bairro também, para se vender acreditando em promessas que até agora ninguém viu. Sinto-me tão aliviada por meu pai não estar no meio dessa sujeira toda. Graças a Deus. Só sinto muito pela nossa cidade, que se continuar assim, infelizmente, muitos terão que se mudar daqui. Temo pelo futuro de nossos filhos.

  • anônimo

    Pomo de Aquiles? Calcanhar de Adão?

    • o loco

      De acordo com novos estudos anatômicos , descobriu-se que o “Tendão de Aquilles” fica no “Pomo de Adão”, contrariando os conhecimentos tidos como certos até então.

  • Seca Pimenteira

    Esse tipo de gravação não tem valor algum, sem autorização judicial?

  • povo

    vergonhoso todos esses vereadores, população de jales,escutem essas gravações, pedindo alvará, quer dizer a gente se mata e paga os impostos da prefeitura com um sacrificios, alvara de bombeiro, alvara de funcionamento, iptu, esse ANDRE RICARDO VIOTTO, QUER ALVARA NA FAIXA, para petshop, se gravações é proibido, não existe lei que pode coibir esses atos, NO CASO DAS TELHAS, policia federal vamos colocar toda essa gente na cadeia,PROMOTORES,JUIZES,DELEGADOS,ADVOGADOS DA OAB, vamos trabalhar para jales

  • Marreta

    Cardosinho, esta conversa gravada entregue ao MPF, serve de sustentação para anulação da cassação? A Nice, por falta de vergonha na cara e respeito aos cidadães de Jales não merece retornar a Prefeitura. Pois aonde uma ex-prefeita não vem aos meios se manifestar, dar sua palavra ou se defender, mereça estar no comando deste município.

  • Thiago

    “pomo de Aquiles”…kkkkkkkk… que eu saiba ou é “tendão de Aquiles” ou “pomo de Adão”.

  • Indignado

    Meu Deus esses dois jogaram bosta pra todo lado. sujou todo mundo desde a prefeita até quase todos os veradores, e até o calado. ta todo mundo fudido. se os promotores quiserem mesmo trabalhar nao vai sobrar ninguem de pé. vai todo mundo pra cadeia. que horror isso! quanta sujeira. meu deus!!!!!!!!! Vamos la Carlos Alberto Expedito e Ayslan, mais um trabalho pra voces agora… jales precisa se livrar dessa corja toda.

    • Amigo, acho que não é o caso de já sair atirando pedras e prejulgando as pessoas citadas na gravação. Está na cara que boa parte do que o vereador diz é cascata, com o objetivo de valorizar o passe.

  • Anônimo

    Cardosinho, já que esse áudio foi gravado já tem um tempinho porque não foi divulgado antes? Por que esperar só agora?

    • Desespero, talvez. Repare o grau de cumplicidade dos dois interlocutores. É muito provável que outras conversas do mesmo “nível” já tivessem acontecido antes, sem que tenham sido gravadas.

  • Plano B

    Fico pensando se a prefeita tinha esse material de gravaçao desde a indicaçao dos vereadores da CP, porque nao tentou cancelar no começo?
    Depois que perdeu o seu mandato por 9 a 1, vai ser dificil um juiz cancelar todo o processo.
    Acho que vai virar um processo de cassaçao para o vereador.
    Agora, vamos para a faxina na camara

  • TUIM

    Câmara que teve Dr.Satoru Yamada, Jairo de Matos Azevedo, Dr Antonio Figueira, Juvenal Giraldelli, Prefeitura que teve Ademar Soldado, Sr Ota, Professora. Élida, Neuza Stelutti, entre tantos outros que serviram esta cidade, se sujeitar à essa dupla de pessoas mal intencionadas e outros da curriola, sempre pensando só no seu bem incomum.

  • Causídico

    Gravações desse tipo devem ser analisadas com muita cautela e temperamento. Onde foi gravado? Num churrasco ou mesa de boteco? Foi entregue toda a gravação ou somente parte dela? Qual o contexto? Houve montagem? O responsável pela gravação intencionalmente conduziu a conversa nesse sentido para fabricar um material pesado contra o vereador e poder fazer pressão política no futuro? Não estou defendendo A ou B, mas escutas ambientais sem autorização judicial, passíveis de adulteração unilateral ou de montagem conforme a necessidade da parte interessada, não costumam ter credibilidade e aceitação jurídica. No máximo, servem como meio de defesa em processos criminais, mas dificilmente são utilizadas como prova de acusação para incriminação.

  • Titanice (Verdadeiro)

    Ouvi o audio.do começo ao fim..Será que o Senhor Macetão é tão ingenuo a ponto de não entender as diretas do Aldo na conversa..Tudo perguntado ao pé da letra..para que fosse respondido ao pé da letra..
    e no final o que querem dizer com a frase “os caras querem ganhar mais que ela ” dito pelo Aldo..deu a impressão de alguêm e a Prefeita estarem ganhando um por fora da Empresa citada… ou de terceiros..Desculpe o meu ponto de vista..mas foi uma entrevista entre o sujo e o mal lavado..

  • pedrinho

    essas gravação sem ordem judicial vai dar muita dor de cabeça pra quem a fez

  • Eduardo ( Verdadeiro)

    Não sei o que até onde tem haver gravações com comprovações das inrregularidades quando a camara realizou sessão extraordianaria 24 com toda uma grande documentação comprovando o que é fato, e o que já se sabia, acho que o fato se não merece tanta atenção em questão tecnica, não teria até mesmo solicitação da OAB um entidade de credibilidade e importancia em averiguação dos fatos para dar reividicar esta comissão de cassação. Agora entendo que ainda apesar dos apesares, conversas do dia à dia como esta são normais, é sinistro esse ex-secretário virou investigador, qual função realmente tem na administração, qual o seu papel, investigar, realizar negociações, persiguições, qual sua capacidade tecnica operante para assumir um cargo de tal relevancia. Gravações telefonicas sem autorização, só por Deus. Tenho até impressão que em conversa de BOTÉCO CADA UM FALA O QUE QUÉ ATÉ PAPAGAIO FALA…

    Mas convenhamos contra provas e fatos não há argumentos, por isso foram compravada em documentação todas as irregularidades. Uma coisa que aprendi na vida como empresario, cada um fala o que bem entende, como eu disse acima até “PAPAGAIO FALA” MAS O QUE VALE MESMO É O QUE TÁ ESCRITO, E TODA UMA DOCUMENTAÇÃO COMPROVADO TUDO QUE TAVA ALI, VAI ARGUMENTAR O QUE NESSA ALTURA DO CAMPEONATO. NÃO SOU ESPECIALISTA DA AREA MAS CONVENHAMOS, NAS ESCRITAS DA LEI SÓ VALE O QUE TÁ ESCRITO, É considerado crime ou irregular somente o que tá na lei, escrito, bom aprendi assim, além de tudo que é documento além das leis, só vale o que tá escrito, esse sim é oficial, Bom mas cada um tem o direito de argumentar o que qué né é democracia. Acho até que os vereadores foram tolerantes demais com a ineficiente administração, já tinha passado da hora de segurar o que não dava mais pra segurar, até parece que, que não entenderam que tinham uma cidade para Administrar. BEM QUE O POVO DEVERIA TER VOTADO NO CLÓVIS VIOLA QUE É MAIS RESPONSAVEL, TINHA CAPACIDADE E EXPERIENCIA NA ADMINISTRAÇÃO, E ATÉ MESMO FORMADO NA AREA DE ADMINISTRAÇÃO…. BOM ENQUANTO ISSO ATÉ PAPAGAIO FALA AGORA….

  • LOBOMAU

    RA PEGADINHA DO MALANDRO…
    FAZ ME RIR COMO SE O MACETAO FOSSE O UNICO!
    JALES PARINI NO ESQUEMA DO ASFALTO, JALES PREFEITA ESQUEMA DO LIXO, JALES IMAGINA OS ANTIGOS PREFEITOS E VEREADORES QUE LA PASSARAM QUAL ESQUEMA QUE FIZERAM. FERNANDOPOLIS EX PREFEITO E ATUAL ESQUEMA DO ASFALTO
    BRASILIA COLOR SENADOR PLANO COLOR NEM PRECISA COMENTAR.
    BRASILIA DILMA ESQUEMA PETROBRAS QUE DIGA-SE DE PASAGEM VEM DESDE DA EPOCA DO FHC OU TALVES DESDE JANIO QUADROS?(QUEM SABE DESDE DA EPOCA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL E PORQUE NAO)E PRA FECHAR A CONTA JUIZ ANDA COM CARRO APREENDIDO DE EIKE BATISTA.( PORCHE,LAMBORGHINI)NAO TEM ESPAçO SUFICIENTE NO BLOG PRA COLOCAR TODOS OS ESQUEMAS QUE NOSSO PAIS VIVEU E VIVE DESDE DE 1500 DC.

  • APOCALIPSE

    Jales merecia tudo isso, acredito que,ou realmente mudamos e conscientizamos na hora de votar nas próximas eleições,ou poderemos desistir de vez, nós precisamos de um bom administrador para Jales,não politiqueiros sem escrúpulos,sem caráter,beijinhos e abraços e depois vira esta porcaria que estamos vendo há mais de 15 anos em Jales.perdemos nossos líderes,e não surgiu mais nenhum.
    Dr. Euplhy, Rollemberg,e por último o Guisso, fim!
    Acredito que para Jales só temos uma solução: GARÇA!
    Mas…
    Não sabe ir nas vilas beijar,abraçar,pagar cervejinha,churrasco, é uma homem sério,honesto e bom administrador, fica a dica para os Jalesenses.

  • Desempregado

    Nada a ver, quando vc é parte na gravação vc não precisa de ordem judicial. Só há necessidade de ordem judicial quando se quer gravar conversa de terceiros. Sinto muito mas deram brechas para anular a cassação e o vereador Macetão pode se considerar ferrado.

  • Thiago

    Política é Máfia. Assim como pessoas boas não entram pra máfia, gente do bem não entra na política.
    Não adianta achar que se tivesse votado no fulano ou sicrano a coisa seria diferente.
    Os maiores bandidos desse pais estão metidos na política.

  • Indignado

    Independente da cassação da prefeita, se essa gravação vai ou não fazer diferença na volta dela ou na cassação efinitiva, esse cara precisa ser investigado, essa gravação precisa ser investigada. Isso tudo que ele fala é no mínimo inojador… Cade os vereadores agora para apurar essa pouca vergonha. Ou será que vai ficar por isso mesmo? assim como a história do semáforo que sumiu ou que o valor correspondente a ele tbm sumiu? assim como a historia de licenciar carro em outro estado que ficou por isso mesmo? Prefeita Cassada, Ok. Agora é hora de investigar essas pessoas que nada fazem, que acham que projeto é fazer lombada em alguma via, acham que dar nome de rua é projeto. Que compram um carro caro para uso da câmara, o mesmo carro que foi negado a Eunice quando ela solicitou. Essas pessoas devem se reunir e rir de mim, de você, da população. Fazem e desfazem e nós calados aceitamos essa vergonha, esse descaso, esse circo que os vereadores estão transformando nossa cidade… Liguem na câmara em um horário comercial e perguntem por algum vereador. São poucos que estão lá cumprindo o horário e o papel que lhes foi dado… Já disse, prefeita Cassada? ok foi cassada. Agora é hora de observarmos os vereadores, de cobrar, de investigar… Lombadas e Nomes de ruas não são projetos. São apenas uma forma de dizer: Estamos trabalhando, estamos fazendo acontecer. Não precisa ser mto inteligente para ver que é pura enrolação… Continuem calados que ele vão continuar rindo da cara de cada um de nós… Que essa podridão toda que vimos nessa transcrição de áudio desse vereador sirva para acordarmos…

  • Ednerito Saciente

    pessoal vamos começar agilizar um abaixo assinado
    e deixar em varios pontos do comercio, que a populaçao nao quer mais a nice que nao sao so os vereadores, mas gente temos que ser pulso firme, nao adiante colocar anonimo aqui e falar, precisamos urgente tomar uma atitude, quem topa?

  • Eu

    Decisões do Supremo Tribunal Federal a respeito de gravação ambiental:

    1) É lícita a prova obtida mediante a gravação ambiental, por um dos interlocutores, de conversa não protegida por sigilo legal. Hipótese não acobertada pela garantia do sigilo das comunicações telefônicas (inciso XII do art. 5º da Constituição Federal). 2. Se qualquer dos interlocutores pode, em depoimento pessoal ou como testemunha, revelar o conteúdo de sua conversa, não há como reconhecer a ilicitude da prova decorrente da gravação ambiental. STF, Inq 2116 QO / RR

    2) Em preliminar, a Corte Especial decidiu que não há violação aos direitos à intimidade ou à privacidade na gravação ambiental feita no interior do prédio da prefeitura municipal. E, diante do virtual conflito entre valores igualmente resguardados pela Constituição, deve prevalecer um juízo de ponderação, admitindo-se a prova colhida. STF APn 644-BA

    3)É lícita a gravação de conversa telefônica feita por um dos interlocutores, ou com sua autorização, sem ciência do outro, quando há investida criminosa deste último. É inconsistente e fere o senso comum falar-se em violação do direito à privacidade quando interlocutor grava diálogo com sequestradores, estelionatários ou qualquer tipo de chantagista. (STF, HC 75.338).

  • ABISMO

    INFELIZMENTE ESTAMOS DIANTE DE UM COLAPSO ÉTICO E MORAL DA POLÍTICA LOCAL, REGIONAL E NACIONAL.
    FIM DAS BOAS E DIGNAS CONDUTAS DE QUALQUER CIDADÃO.
    INVERSÕES DE VALORES! SOMENTE PODRIDÃO!
    SOMENTE ARRUMADINHOS EM BENEFÍCIO PRÓPRIO!
    AFF
    O QUE SERÁ DAS GERAÇÕES FUTURAS?
    NOJENTOS!!!

  • Fern@ndinho

    Esse Aldo é burro mesmo!
    Será que ele não sabe, que sem a autorização da Justiça, nenhuma gravação tem valor…

  • Erga Omnes

    Que coisa ridícula… esses pseudo aliados dessa “estarrecida” ex prefeita que não assume que PERDEU, e perdeu tudo, até a dignidade, pelo fato de SABER que fez coisa errada e MESMO ASSIM ficar insistindo em voltar…. alguém avisa ela que essa decisão já transitou em julgado, Dr. Pedro já foi empossado. Aceita que dói menos Nice, você fez uma quase administração muito ruim! não teve capacidade e ficou se preocupando mais em perseguir funcionários antigos do que fazer alguma coisa de fato pra essa cidade que vem pagando o pato pelos PÉSSIMOS governantes há muito tempo, é uma pena. Tomara que essa corja NUNCA mais pise no Paço.

  • Ednerito Saciente

    eu ouvi o audio
    senhor promotor, senhor juiz, vcs sao muito bem estudados para isso, isso na verdade não é persiguiçao politica, esse video mostra uma corrupçao legitima tanto do lado da camara como da prefeita, tem q ser tomada uma providencia e caçar os 2 lados da moeda, que situaçao que jales esta passando gente

  • Curioso Caipira

    Na boa mesmo sera que a população de Jales é mais ignorante do que parece…rsrsrrsrs

    Gente se a Eunice fosse tão mal assim, mais taaão mal que fosse motivo de cassação, como que o ex-prefeito Parini que carregou inumeras irregularidaddes dentre seus anos de mandato nada aconteceu?
    Vai me falar que ninguem entende como funciona o sistema politico em Jales e em todo Brasil? rsrsrs

    Como diz a malaco Macetão a mamãe não soube escorregar nas entranhas fétidas do sistema….O Parini só ficou no cargo por 8 anos devido a diversas portarias criadas estrategicamente para calar funcionarios, cuja vamos dizer eram formadores de opinião na prefeitura…Seus vereadores 80% fechava de acordo com o Danadinho petista em tudo, em troca do que só Ele lá em cima sabe e por assim seguiu lindo e feliz por anos de mandato..
    Já a mamae devido sua falta de experiencia e nao sei se mais ou menos carater que a maioria envolvida em politica nao soube negociar com a plebe muito menos com os vereadores…

    Deu no que deu, o bando de bezerrões desmamados se juntaram para derrubar a Mamae….rsrsrsrs
    Ou alguem aqui acha que essa Assembleia em plena segunda de Carnaval foi apenas pra defender os interesses da cidade…? kkkk
    Faz me rir….
    Obs: isso td é apenas uma suposição uhauahuahuaha
    e apesasr do pezares tenho que concorda que a Mamae como diz o caro e puro Macetao a chamava, não era capacitada para tal posição…desde tecnicamente como malandramente falando 😉

    Tomara que o Dr. Callado tenha paciencia e sabedoria que sei que tem….porque agora ele vai conhecer realmente a maravilhosa equipe que gere o municipio 😀

  • sem teta

    Macetão sausifufu kkkkkk

  • Thiago

    O pior de tudo é o dito vereador não assumir o que disse, fica fazendo papel de moleque (sem querer ofender os moleques)

  • Thiago

    “Ex-prefeita se diz ‘estarrecida’”… kkkkkkkkk… perdeu o trono mas não perdeu o humor.

  • Thiago

    Dá até dó de chamar de malandro um sujeito que confia no Aldo. O termo correto é idiota, imbecil, ou coisa do gênero.

  • Anônimo

    Decisões do Supremo Tribunal Federal a respeito de gravação ambiental:

    1) É lícita a prova obtida mediante a gravação ambiental, por um dos interlocutores, de conversa não protegida por sigilo legal. Hipótese não acobertada pela garantia do sigilo das comunicações telefônicas (inciso XII do art. 5º da Constituição Federal). 2. Se qualquer dos interlocutores pode, em depoimento pessoal ou como testemunha, revelar o conteúdo de sua conversa, não há como reconhecer a ilicitude da prova decorrente da gravação ambiental. STF, Inq 2116 QO / RR

    2) Em preliminar, a Corte Especial decidiu que não há violação aos direitos à intimidade ou à privacidade na gravação ambiental feita no interior do prédio da prefeitura municipal. E, diante do virtual conflito entre valores igualmente resguardados pela Constituição, deve prevalecer um juízo de ponderação, admitindo-se a prova colhida. STF APn 644-BA

    3)É lícita a gravação de conversa telefônica feita por um dos interlocutores, ou com sua autorização, sem ciência do outro, quando há investida criminosa deste último. É inconsistente e fere o senso comum falar-se em violação do direito à privacidade quando interlocutor grava diálogo com sequestradores, estelionatários ou qualquer tipo de chantagista. (STF, HC 75.338).

  • só digo isso

    Quem tiver dúvidas da cassação, leia o processo. Ninguém precisaria de “incentivo” pra votar com as provas apresentadas.

  • Jalesense

    Quero ver a atitude dos vereadores agora???
    Cassação nele também. Corruptos não podem ficar impunes.

  • le

    uma gravacao assim com audio e video derrubou ex prefeito de Dirce Reis o Dunga..e nao tinha autorizacao de justica nao!!!ate ia falar q derruba a moral…mais estamos falando de politicos(nao todos) entao deixa p/la!!!

  • Jalesense

    O Jr. Rodrigues foi citado, tem o dever de se pronunciar agora. Será que levou algum $$$ na reforma da Câmara???

  • fala muito

    Kkkk fala muitoooo, o macetão deveria tomar a vaga de ti tr e no curintias, como diz o ditado: QUEM FALA MUITO DA BOM DIA A CAVALO.., bom que os eleitores de Jales saibam quem vão colocar para representa-los na câmara e principalmente na prefeitura.

  • Anonima

    Parabéns Desempregado,vc é o unico que falou certo,é isto mesmo principio da Ponderação.Mas uma vez parabéns.

  • Advogado

    Infelizmente a conduta do vereador abriu precedentes para a prefeita pleitear a anulação da cassação.

    Porém a justiça pode mandar instaurar procedimento investigatorio e de momento não invalidar a cassação.

    Haverá também que investigar alguns fatos mencionados, tais como o caso do Miranda.

    É certo que a câmara terá que abrir investigação sobre eventual quebra de decoro parlamentar. Punido com cassação.

  • marco véio

    ESTAMOS ESQUECENDO QUE NA GRAVAÇÃO DA CONVERSA ELE CITA O VEREADOR ROSALINO, INCLUSIVE AFIRMA QUE HOUVE UMA MANIPULAÇÃO DO SORTEIO, E CITOU TAMBEN O NOME DO EX VEREADOR ESPECIATO……
    MINISTÉRIO PÚBLICO NELES……

    NA REALIDADE A CAMA JÁ ESTAVA ARMADA PARA A PREFEITA, E NEM O ADVOGADO D’URSO LIVRARIA A NICE DA CASSAÇÃO…..ISS TEM QUE SER APURADO, INCLUSIVE MUITAS COISAS QUE ESTÃO DENTRO A CI É FALSA…….

    • vergonha

      O Aldo tentando negociar acordo com o Macetão, esse cara levou a prefeita pro buraco e agora vem com esse áudio, Corruptos e corruptores aambos tem que serem presos, camba

  • jales

    MAIS QUE PAÍS É ESSE, OU CIDADE É ESSA????

    HOJE COMO TODO DIA OLHEI SEU BLOG ,FOI TRISTE OUVIR ESTA GRAVAÇÃO , ONDE DIZ BARBARIAS DE UMA ADMINISTRAÇÃO QUE ENVOLVEM OS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO. VERDADE OU NÃO (MAS TENHO MINHAS DÚVIDAS) ,ESTAMOS A MERCE DE PESSOAS SEM DIGNIDADE,HONESTIDADE E RESPEITO AOS ELEITORES E MUNÍCIPES . COM OU SEM AUTORIZAÇÃO DA JUSTIÇA,MOSTRA A FACE DE CADA LADO ,QUE PELO JEITO SÃO TODOS IGUAIS.
    NO BRASIL FALA-CE MUITO EM PETROBRAS , DE TRENS METROPOLITANOS ,AÉCIO-PORTO, PRIVATIZAÇÕES ETC ; MAS PODEMOS OUVIR E SENTIR AQUI EM NOSSA CIDADE, AS MUTRETAS QUE TAMBÉM RONDAM NOSSOS POLÍTICOS, E A CADA DIA QUE PASSA ESTÁ MAIS DIFÍCIL VER GENTE CORRETA.
    NO FINAL DESTA HISTÓRIA OU ISTÓRIA , OLHAMOS A MÃO CEGA CORTAR SOMENTE UM LADO , ENQUANTO OUTROS FICAM SE APROVEITANDO E SUGANDO DA DESGRAÇA ALHEIA .
    FICO TRISTE COMO JALESENSE ,MAS PIOR É VER E OUVIR ESTES MESMO VOLTAREM AO PODER ,COM O NOSSO VOTO DÉBIL DE ELEITORES ANALFABÉTICOS QUE SOMOS.
    POR FIM , MERECEMOS OS POLÍTICOS QUE TEMOS .

  • comerciante

    Que nível chegamos…………………..

  • Anônimo

    Essa gravação é puro “jus sperniandi”, não tem valor legal,nem se sabe da sua autenticidade, tem apenas a finalidade de desmoralizar o vereador, mas nesse país, onde até juiz federal usa carro apreendido, onde impera a lei do “jeitinho”, fica complicado. Isso sem contar na imunidade parlamentar do vereador dentro dos limites do município por seus atos/opinião. O que se faz necessário é aprender a votar, e, nessa aula, o brasileiro precisa fazer intensivão.

  • CIDADÃO JALESENSE

    TUDO BANDIDO!
    É A PIOR CÂMARA DE VEREADORES!
    NÃO FAZEM NADA!
    SÓ FICAM ATRÁS DE ARMAÇÕES.
    ATÉ QUANDO ???
    INFELIZMENTE, ENQUANTO O POVO NÃO ACORDAR E APRENDER A VOTAR, É ISSO QUE VAMOS VER EM TODOS OS NÍVEIS: (MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL)
    ACORDA POVO!

  • Thiago

    Isso é igual chifre, a gente sempre acha que vai acontecer com os outros e nunca com nós mesmos. Vemos histórias de corrupção pelo Brasil todo mas preferimos acreditar que em nossa cidade pode ser diferente, que eles talvez sejam menos maliciosos, ledo engano.

  • Titeee

    Voce fala de maissss! kkk o povo merece! povo falido!

  • Daniele selles

    Não que seja certo o que ele fez, ele deve ser cassado também ! Mas o mas certo é que nós a maioria da população jalesense não quer esse prefeita mas na administração e isso é fato !

  • Anônimo

    Só pra lembrar,. a tal reforma do teiado da câmara foi feita de forma irregular e o presidente da época fez um investigação, descobriu malandragem e não divulgou. O que tem a ver Juniuor rodrigues, Claudir e gilberto na reforma do teiado da câmara?

  • Anônimo

    Macetão top ten

  • guto

    Qualquer prova obtida hoje por meio de gravação clandestina, em suma, viola a CF . É prova ilícita e, portanto, consoante nosso ponto de vista, inadmissível no processo (seja penal, seja civil).

    Em algumas hipóteses, entretanto, apesar da falta de lei, a jurisprudência vem admitindo a gravação clandestina como prova. Por exemplo: quando a vítima grava o teor de uma ofensa a bens jurídicos seus. A gravação (ou filmagem) pode ser feita inclusive sem ordem judicial quando se trata de local público no qual não haja expectativa de privacidade ou quando feita em legítima defesa, estado de necessidade ou com justa causa.

  • Observatório Político

    Tem alguns comentaristas no blog que deveriam ouvir melhor as gravações até o fim e entender mais da política, eu fico pensando o que levaria o Rosalino a votar pela NÃO cassação da Prefeita, sendo que o mesmo foi presidente da CEI do lixo e investigou tudo, onde tornou-se por fim, praticamente a Comissão Processante! Não seria, uma falta de conduta moral e ética do mesmo votar algo contrário que ele mesmo identificou irregularidades? Lógicamente que seria imoral, por isso votou pela cassação!

    Engraçado ainda o vereador falar “eu sou PT 100%”, porque “o PT não vai com o Flá! (DEM), sabemos que é por questões partidárias e divergências históricas, ou seja, ficou claro que queriam apenas usar o PT, porque são 2 votos, 02 vereadores, isso ficou bem claro!

    Agora seria interessante algumas citações, sobre telhados (seria um teto de vidro?)

    Quem é Miranda citado nas gravações?

    “Eu sou um cara que pode trazer 6 votos ou 4 votos a favor dela ou 09 votos contra ela”. (Tentando valorizar o passe será?)

    Como anda a Secretaria de Promoção Social? (Pela fala deve estar péssima)

    Cada vereador vai ter 2 cargos, o PT terá 04 cargos, 02 vereadores! É Impossível acontecer isso com o PSDB e o PT concorda Cardosinho?

  • Ó do Borogodó

    Tem que cassar esse tal de Macetão junto com a ex-prefeita

  • Tiago Catarino

    Só sei de uma coisa! A Nice vai voltar e vamos encarar mais um mandato de prefeita ! Ela esta ganhando Eh força com isso !! Dá-lhe Nice

  • Thiago

    A Nice é uma pessoa que tem o seguinte pensamento : “Se eu cair levo um monte de gente comigo”. O que pra Jales é bom porque quanto menos safado no poder, melhor.

  • FUNCIONARIO

    Acho que tem muitos políticos debaixo da cama com medo de começar a guerra “um dedando o outro” kkkk. Mas para minha humilde experiência essa gravação apenas fortalece mais ainda a saída da Prefeita e a cassação do Nobre Edil MACETE… VAMOS MORALIZAR ESSA CIDADE. CADE A ÉTICA????

  • Anônimo

    TAMANHO ABSURDO,OBRIGAÇÃO DO PRESIDENTE TIQUINHO TOMAR PROVIDENCIAS SÉRIAS VISANDO APURAR A CONDUTA DE CADA UMA DESSAS PESSOAS CITADAS, PRINCIPALMENTE DOS NOBRES EDIS VEREADORES, POIS EM SUA GRANDE MAIORIA EM DISCURSO DE ÉTICA E PROBIDADE, DEVERIAM SER EXEMPLO DA POPULAÇÃO, DEVERIAM RENUNCIAR TODOS PRINCIPALMENTE O GILBERTÃO, CLAUDIR E MACETÃO E O TRAIRA, QUR QUERIA TETA.A NICE DE VILÃ PASSOU A SER VITIMA E COM ABSOLUTA RAZÃO.

  • Rogério

    Quem garante que esta conversa não é estratégia da defesa da Nice,conversas podem ser manipuladas a qualquer instante. Fiquem de olho!

  • Anonima

    Eita sou Nice …ela vai voltar…..

  • Ultima cartada

    A prefeita esta’ tentando nadar na praia, onde esta’ com a agua no pescoço.
    Criou um fato novo, ou melhor, ela ja’ sabia porem esperou esse momento que esta’ morrendo na praia.
    Acho dificil o judiciario anular a cassaçao depois que ela predeu por 9 a 1.
    Esta ultima cartada, vai cortar o pescoço da Macetao porem deveria cortar mais vereadores.
    Ja’ que ela nao prestava, alguns deles tambem nao.

  • EU NÃO SOU FILHO DA PUTA

    SINDICATO DOS SERVIDORES, POR FAVOR SANÇÃO NESTE CARA.

    “… esses caras tem moral com os funcionários, porque mamãe matou os funcionários e estes FILHOS DA PUTA mete o pau nela…”

  • Ó do Borogodó

    MACETÃO IRRESPONSÁVEL NO ÚLTIMO GRAU! CASSAÇÃO JÁ!

  • anonimo

    população de jales e regiao, aindam votam em KASSAB, NENE DO PET SHOP sai fora desse povo, vc é inteligente e trabalhador, FOI COM O MEU VOTO EM VC E DE MAIS 800 QUE ELEGEMOS ESSE MACETAO, que não é o GERSON, quer levar vantagen em tudo.

  • ORLANDO MATHEUS

    Sempre falei aqui meu preclaro Cardosinho , o ultimo que sair apague a luz !!! A coisa tá preta demais , digo que tudo vai acabar com uma grande 4 queijos com borda , la pizaria do Jardim Paraiso ou estarei enganado amigo Flecha Ligeira ?

  • um

    Quem que esse Macetao tá pensando que é. Fazendo quadrilha para conseguir beneficio próprio.Isso é Inadimissivel,tem que ser investigado pelo ministério público e os mesmo serem julgados.C queres alguma coisa parca seja pelo próprio esforco e suor.

  • tomtom

    cardosinho e sobre a firma proposta ela sai ou fica

  • Anônimo

    Vergonha dos políticos jalesenses!

  • Comerciante

    Como pode macetao ser vereador não sabe nem falar ele fala vereado trato

  • funcionaria

    Edil ROSALINO, logo vc; , , , , o moralista, aquele que fala mal de todos…….manipulou o resultado. . . os ex- vereadores foram usados como prova da sua fraude, apenas foram testemunhas e não puseram a mão na cumbuca.

  • E AGORA SENHORES VEREADORES DEPOIS DE UM ESQUEMA MONTADO POR UM PARCEIRO DE VCS – COMO FICA A CARA DE VCS NESTE MOMENTO – SERÁ QUE A POPULAÇÃO NÃO VAI FICAR CONTRA VCS TODOS MENOS O SERGIO NISHIMOTO – VCS DEVERIAM TOMAREM VERGONHA NA CARA ENFIAR VOSSAS CABEÇAS NUM BURACO DE TATU E DESAPARECEREM – OU IR EMBORA PARA CUBA FAZER COMPANHIA PARA A DILMA – VCS VEREADORES FICARAM DESACREDITADOS NÃO CONFIAMOS EM VCS MAIS.

  • DEVERIA FAZER A CASSAÇÃO DOS VERADORES DE JALES – QUE VERGONHA =— SO ESCAPA UM VERADOR DE JALES — SERGIO NISHIMOTO –

  • antonio jose de alencar

    CARO CARDOSINHO, DEVERIAMOS PEDIR PARA O TIQUINHO QUE E UM CARA ONESTO A CASSACAO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NO CRIME ,PORQUE ISTO PARA JALES E UMA VERGONHA TELHADO NESTE VALOR SO JUNIOR RODRIGUES E CLAUDIR CONSEGUEM ESTA PROESA, FORA VEREADORES CORRUPTOS.

    • Não cabe ao Tiquinho cassar vereadores. Isso cabe aos próprios vereadores. Quanto ao valor do telhado, não é tudo isso que o Macetão falou na gravação. Escrevi sobre o assunto para a Tribuna, em novembro do ano passado. Eis um trecho da matéria publicada no jornal:

      Uma reforma na cobertura do prédio da Câmara Municipal, realizada por uma empresa de Jales, em 2011, durante o mandato do ex-presidente do Legislativo, vereador Claudir Aranda, acabou gerando problemas nos últimos meses. Em função dos vazamentos e infiltrações constatados durante o período das chuvas, em alguns setores do prédio, dois funcionários da Câmara solicitaram ao atual presidente, Gilberto Alexandre de Moraes, uma vistoria mais apurada nos serviços executados em 2011, que custaram R$ 102,3 mil ao Legislativo.
      Diante do pedido dos dois servidores e de uma sugestão da procuradoria jurídica da Câmara, Gilbertão nomeou uma comissão integrada por três servidores do Legislativo, a qual contratou um técnico de Fernandópolis para elaborar um laudo sobre a qualidade e espessura dos materiais utilizados na reforma. Ao mesmo tempo, o jurídico sugeriu, também, completo sigilo sobre a apuração, a fim de não prejudicar a imagem das empresas e dos profissionais envolvidos na reforma da cobertura do prédio.
      O laudo técnico elaborado pelo engenheiro Roberto Rachinicchi em setembro passado constatou que os materiais utilizados na reforma não correspondem ao que foi licitado e contratado. Segundo o documento, as calhas e rufos feitos em chapa de aço galvanizado e instalados durante a reforma possuem 0,43mm de espessura, quando, de acordo com a licitação, deveriam ter 0,65mm. Por sua vez, as telhas utilizadas na obra também possuem 0,43mm de espessura e não são pré-pintadas, quando deveriam possuir 0,80mm de espessura e ser pré-pintadas.
      A obra foi contratada com uma construtora de Jales, que terceirizou a substituição do telhado para uma serralheria, também da cidade. Em seu depoimento, o sócio da construtora declarou que a troca do material empregado na reforma teria sido autorizada pela diretoria administrativa da Câmara, como forma de compensar serviços que seriam realizados em outras áreas do prédio, os quais não estavam previstos no projeto original. “Eu não seria louco de fazer uma alteração dessas por conta própria”, afirmou. “Só fiz a troca porque o presidente, o Rivail e o De Aro estavam cientes de que a Construtora não estava levando vantagem financeira”, completou o empreiteiro.
      O ex-presidente Claudir Aranda, bem como o engenheiro responsável pela obra, Manoel Andreo De Aro, disseram, em depoimento, desconhecer tal acordo. O ex-secretário de Obras da Prefeitura, Manoel de Aro, foi o responsável pela elaboração do projeto e também pelo laudo final que atestou a execução da obra e autorizou o pagamento. Ele afirmou que seu laudo atestou apenas a boa execução dos serviços, uma vez que a Prefeitura não dispõe de instrumentos de aferição e não seria possível, a olho nu, determinar a espessura do material.
      A versão do ex-secretário foi confirmada pelo especialista Roberto Racanicchi. “É claro que a determinação das espessuras das telhas, calhas e rufos não poderiam ser obtidas a olho nu ou mesmo por tato. Somente com micrômetro de precisão conseguimos determinar as espessuras das chapas de aço galvanizado das telhas, calhas e rufos…”, escreveu Racanicchi em seu relatório.

  • Interessante

    No Diarioweb há duas gravações, na segunda aos 8 minutos e 48 segundos, o denunciante cortou e editou a gravação, era no momento que o vereador diz que recebe 10% em Borborema e em Itápolis, e bem na hora em que dizia que na época da Ecopav o Parini recebia… dai a edição com corte. Por que do corte? O Parini recebia o que?

  • Ó Coitado

    CASSAÇAO já…………… AMIGO CARDOSO O MIRANDA PAGA 3.000 PORQUE,NUM TENDI NADA KKKKKKK

  • Anônimo

    Então a carapuça de alguns paladinos da ética e da moral caiu? Pergunto mais; Quais serão os efetivos atos da Câmara? Quem efetivamente não deve nada nessa história? O vereador conhecido como Macetao vai suportar tudo calado? Porque Macetao não estava na reunião? Será que estava em borborema em viagem de férias? Senhores da imprensa, não seria o caso de ouvir o atual prefeito? É o Fla? Especiato? Nessa, acho que nem jesus salva! (Ah, jesus em minusculo mesmo, para que não confundam com nosso Salvador!)

  • aff

    vou a sessão da cãmara as vezes, e estava lá no dia do sorteio, prestei atenção e não vi nada que pudesse levantar alguma dúvida.

  • Luís Especiato

    Lendo os comentários a esse lamentável fato, com total irresponsabilidade do vereador André Macetão e do Secretário Aldo, observei algumas pessoas dando crédito ao mesmo, inclusive tem sugestão de Ministério Público para mim. Talvez sejam pessoas que não me conheçam, pois durante todo o período em que fui vereador, nunca cometi nenhum ato ilícito e nem obtive vantagens pessoais, em momento algum, presidi a Câmara Municipal nos anos de 2000 e 2010 e tenho muito orgulho de ter feito parte do poder legilativo jalesense.
    Nunca manipulei qualquer tipo de sorteio, aliás nunca realizei nenhum sorteio em todos os anos no poder legislativo, não fui a nenhuma sessão do processo de cassação e sei que o sorteio foi realizado ao vivo por ex-vereadores do poder legislativo, e está registrado em filmagens no arquivo daquela casa. Portanto é mentira o que esse cidadão fala na gravação. Aproveito para informar a todos que registrei um boletim de ocorrência na Polícia Civil de Jales com o intuito d apurar os fatos e penalizar os responsáveis, também encaminharei um documento de solicitação de providências à Câmara Municipal e ao Conselho de Ética da mesma. Aproveito para agradecer as manifestações de apoio, pois quem me conhece sabe que jamais me envolveria em falcatruas, ou esqueminhas, como afirmou o vereador André..

    • DAVID COPERFILD

      SENHOR LUÍS ESPECIATO ,JÁ QUE VOCÊ É TÃO BOM PARA TIRAR OS NÚMEROS DESEJADOS EM UM SORTEIO , GOSTARIA QUE DOMINGO POSSAMOS DAR UMA VOLTA PELOS BAIRROS DE NOSSA CIDADE , E NOS BOTECOS QUE FAZEM SORTEIO DE COSTELA E FRANGO ASSADO.MINHA MÃE AGRADECE

  • tiao da lanchonete

    Enquanto isso ano apos ano a população de Jales cai. Daqui uns dias estamos perdendo ate pra urania. Santa fe. Votuporanga e ferdanpolis e ouroste já estão na nossa frente e o pior de tudo e o povo que esta decidindo tudo isso. O censo deve ser de ins 39.000 habitante só e a renda percapita de 900 reais. E isso ai fazer o que..

  • bico

    tenho vergonha de ser jalesense…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *