DUAS OPINIÕES SOBRE A ABSOLVIÇÃO DE CLÁUDIA CRUZ

cláudia cruz eduardo cunha

Pessoalmente, acho que a absolvição da jornalista Cláudia Cruz esconde algum interesse obscuro. Talvez seja uma tentativa de manter Eduardo Cunha calado, uma vez que a condenação dela poderia precipitar uma delação premiada do marido. E, ao que parece, tem muita gente interessada em que Cunha continue silente.

De qualquer forma, reproduzo por interessantes, duas opiniões divergentes,  produzidas por jornalistas de esquerda, sobre a absolvição da esposa de Eduardo Cunha. A primeira, logo abaixo, é do blogueiro Fernando Brito, que ironiza a decisão de Sérgio Moro:

Transcrevo, para que o caro leitor e a querida leitora avalie, o trecho da sentença de Sérgio Moro que inocenta Cláudia Cruz, lavrada no mais belo estilo de considerá-la uma mulher fútil e ignorante, que  gasta mais de um milhão de dólares sem saber de onde vem, pobrezinha.

“Nesse ponto, porém, entendo que carece a imputação de suficiente prova do dolo. A acusada Cláudia Cordeiro Cruz foi interrogada em Juízo. Alegou em síntese que era esposa de Eduardo Cosentino da Cunha, que confiava em seu marido e que desconhecia o envolvimento dele em crimes de corrupção”.

“Quanto à conta no exterior, confirmou que assinou os papéis relativos à abertura da conta em nome da Kopek, mas que tinha, na época, presente que se tratava apenas de um cartão de crédito internacional.
Atribui a responsabilidade dos fatos a Eduardo Cosentino da Cunha que teria lhe apresentado os papéis para assinar”.

“Também afirmou que Eduardo Cosentino da Cunha cuidava da gestão financeira da família e inclusive da apresentação de sua declaração de imposto de renda”.

“Cumpre observar que, de fato, não há prova de que ela tenha participado dos acertos de corrupção de Eduardo Cosentino da Cunha”.

“Por outro lado, como visto nos itens 283-290, na documentação da conta em nome da Kopek, consta de fato a informação de que a conta foi aberta exclusivamente para alimentar cartões de crédito, entre eles da acusada Cláudia Cordeiro Cruz”.

“A conta e seus ativos não foram, de fato, declarados pela acusada nas declarações de ajuste anual de imposto de renda”.

“Entretanto, a escusa apresentada pela acusada, de que era o seu marido quem cuidava das suas declarações de rendimento, é plausível”.

No “raciocínio” de Moro, uma mulher – adulta, madura e capaz – é apenas uma imbecil que recebe uma mesada no cartão de crédito e a gasta em boutiques de luxo flanando, sem uma questão sequer sobre a sua origem.

Ela só mora com ele e é ele quem cuida da sua vida, de sua renda, de seu dinheiro, dos seus gastos.

Uma ofensa à inteligência das mulheres. Uma ofensa à inteligência de todas e todos.

Eduardo_Cunha_e_Cláudia Cruz

A segunda opinião é do colunista Breno Altman. Por sinal, Breno – assim como Cláudia Cruz – faz parte de um pequeno grupo de pessoas absolvidas por Moro. Em abril de 2016, ele foi conduzido coercitivamente para depor na PF e se tornou réu em uma ação que tentava ligar o PT ao assassinato do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel.

Quase um ano depois das humilhações que lhe foram impostas pelo MPF, Breno foi absolvido, mas sua absolvição não mereceu o mesmo estardalhaço de sua condução coercitiva e das acusações imputadas a ele. Vejamos o que disse Altman sobre a absolvição de Cláudia Cruz:

“Que os amigos e amigas mais exaltados me perdoem, mas essa foi uma das poucas sentenças equilibradas do juiz Sérgio Moro”, diz Altman.

“Prender ou condenar parentes de primeiro grau sem qualquer vinculo com supostos crimes do réu principal, por meras provas de usufruto, não necessariamente com dolo, tendo como razão vinculante apenas a relação pessoal ou parental, seria um terrível atropelo ao devido processo legal e às garantias constitucionais”, defende o jornalista. 

Para Breno Altman, o único crime provado de Cláudia Cruz é ser casada com Eduardo Cunha. “Mas esse delito não está tipificado no Código Penal ou em qualquer outro documento legal”, afirmou.

13 comentários

  • ABSOLVIÇÃO DE CLÁUDIA CRUZ DECORRE DO CORAÇÃO GENEROSO E MALDITO DE MORO
    O CAPETA ), DIZ O MPF QUE IRÁ RECORRER DA SENTENÇA. MAS ISTO ACONTECEU PRINCIPALMENTE POIS A MESMA NÃO PERTENCE AO PT E NEM É A EX – ESPOSA DE LULA.
    PROCURADOR DISSE QUE JORNALISTA SABIA QUE GASTOS NO EXTERIOR TINHAM ORIGEM NA CORRUPÇÃO DE CUNHA—MAS O QUE FAZER SE MORO É CORRUPTO E MANDADO PELO PSDB E PELO PMDB.

    O procurador da força-tarefa da Lava-Jato, Carlos Fernando Santos Lima, classificou como “injustificável” a absolvição da jornalista Cláudia Cruz dos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Para Santos Lima, a sentença decorre do “coração generoso de Moro”. O procurador sustentou que a jornalista tinha conhecimento e “nível cultural” suficiente para saber que as compras de luxo que fez no exterior em seu cartão tinham como origem a propina recebida pelo seu marido, o ex-deputado cassado Eduardo Cunha, na contratação pela Petrobras de uma plataforma de Petróleo em Benin, na África.
    O casal Eduardo Cunha e Cláudia Cruz foi visto, em 2011, em um dos restaurantes mais caros do mundo na França.
    — Isso (a absolvição) decorre muito mais do coração generoso do Sergio Moro. Ao gastar, ela cometeu crime de lavagem. o comportamento dela não é justificado e é criminoso. Ela é jornalista e tinha conhecimento suficiente para saber. Vamos recorrer da decisão e esperamos que no tribunal possa reverter a absolvição. Vamos insistir no pedido de condenação — disse o procurador, em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira na Polícia Federal em Curitiba.
    Santos Lima disse que os alvos da 41ª fase da Lava-Jato, a “Poço Seco”, deflagrada nesta sexta-feira, participaram do esquema de corrupção do poço de Benin e ajudaram a abastecer com propina as contas de Cunha que eram vinculadas ao cartão de crédito de Cláudia Cruz no exterior. A operação mira no ex-gerente da área internacional da Petrobras, Pedro Augusto Cortes Xavier Bastos e no ex-banqueiro do banco BVA, José Augusto Ferreira dos Santos.
    Eles e outras cinco pessoas, relacionadas a um total de cinco contas mantidas na Suíça e nos Estados Unidos, são suspeitos de terem recebido pagamentos ilícitos, entre 2011 e 2014, que totalizaram mais de US$ 7 milhões e são investigados neste novo desdobramento da operação. Os fatos podem configurar os crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
    O nome da fase “Poço Seco” é uma referência aos prejuízos da Petrobras na aquisição de direitos de exploração de poços de petróleo em Benin. Não é a primeira vez que esses poços de petróleo de Benin são investigados.
    Os pagamentos de propina, feitos para concretizar a negociação dos poços, foram intermediados pelo lobista João Augusto Rezende Henriques, operador do PMDB no esquema da Petrobras. João Augusto está preso desde setembro de 2015 na operação Lava Jato e foi condenado a sete anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, em decorrência dos mesmos fatos, em outro processo. Naquele processo, foram condenados também o ex-deputado Eduardo Cunha e o ex-diretor da Petrobras Jorge Luiz Zelada.
    OUTRO MOTIVO DA ABSOLVIÇÃO É O MEDO DE CUNHA RESOLVER FAZER A DELAÇÃO PREMIADA E NESTA DELAÇÃO ESTÃO O NOME DE DOIS JUÍZES E, ( DIZEM QUE UM DELES É MORO )

  • REFINADO******* vai a PQP seu FDP. Meu blog vou montar na sua casa depois das 22:00 hs..

  • REFINADO BASTARDO:–Por que o Planalto teme a delação de Eduardo Cunha?
    Quando se defende, Eduardo Cunha ataca com perguntas embaraçosas para o presidente Michel Temer e o ministro Moreira Franco
    Preso na Operação Lava Jato, o ex-deputado Eduardo Cunha era um profundo conhecedor dos valores arrecadados pelo PMDB. Ao contrário do PT, que tinha um tesoureiro específico para arrecadar dinheiro para o partido, o PMDB distribuía a tarefa entre várias pessoas. Uma das mais poderosas era Eduardo Cunha. Mais do que isso, o deputado tinha em sua área de influência a Caixa Econômica, dividida com um dos mais próximos assessores do presidente Michel Temer, o ministro Moreira Franco. Por tudo isso, quando Cunha fala de doações para campanha ou verbas da Caixa, o conteúdo de suas afirmações – ou perguntas – pode ser explosivo.
    O ex-deputado Eduardo Cunha no dia da prisão.Quando ele fala,o governo treme .
    E foi assim que Eduardo Cunha deu mais um sinal a Temer de quão perigosa para o governo será sua defesa na Justiça – ou, mais ainda, um eventual acordo de delação premiada. Os advogados fazem a parte técnica, enquanto Cunha, mesmo preso, faz política citando o Palácio do Planalto. Não por acaso, ele colocou Michel Temer como testemunha na investigação que corre na Justiça Federal em Brasília – e não poupou insinuações. Como revelou epoca.com.br com exclusividade na quinta-feira (16), Cunha questionou Temer sobre a participação do presidente e do ministro Moreira Franco em reuniões para tratar de propina e doações eleitorais em troca de financiamentos do fundo de investimento do FGTS, o FI-FGTS. Cunha é investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, em Brasília, sob a suspeita de arrecadar propina no FI-FGTS. Em razão do cargo, Michel Temer tem a prerrogativa de responder às perguntas por escrito. As questões foram formuladas diretamente por Cunha em Curitiba à Justiça em Brasília, onde corre o processo.
    E Cunha tem o nome de dois juízes do STF, que também estão na delação da JBS.

  • PROCURADORES VÃO RECORRER DA MARMELADA FEITA PELO CORRUPTO MORO:
    A informação foi dada em entrevista coletiva sobre nova fase da Lava Jato, deflagrada hoje e que mirou suspeitos de se beneficiarem de esquema de corrupção na Petrobras ligado à compra de um campo de petróleo no Benin, país da costa oeste da África. Segundo Santos Lima, parte da propina chegou “indiretamente” a Cláudia Cruz.
    “Nós sabemos que parte desses valores abasteceu a conta que foi usada por Cláudia Cruz para seus gastos em bens de altos valores. Nós vamos recorrer [da absolvição]. Nós discordamos, cremos que isso decorre muito mais do coração generoso do doutor Sergio Moro na interpretação de um fato envolvendo a esposa de uma pessoa sabidamente ligada à corrupção”, afirmou o procurador.

  • E AI REFINADO VAI OU NÃO PARTICIPAR DA PASSEATA E DA NOVA BATEÇÃO DE PANELA, VESTIDO DE VERDE E AMARELO?
    Em conversa gravada, Dono da JBS diz a Temer que está ‘segurando’ dois juízes.
    Diálogo foi gravado no Palácio do Jaburu e faz parte da delação do dono da JBS na Lava Jato. Secretaria de Comunicação da Presidência diz que Temer ‘não acreditou’ nas declarações do empresário. Essa desculpa é muito fraca e o nome desses dois juízes são os mesmos que Cunha planeja delatar e o Golpista tem medo. O jeito é promover uma nova passeata e uma nova bateção de panela.
    Em um trecho da conversa gravada pelo dono da JBS Joesley Batista com Michel Temer, o empresário fala de sua situação como investigado da operação Lava Jato e revela ao presidente que está “segurando” dois juízes e que conseguiu uma pessoa “dentro da força-tarefa”. “Também tá me dando informação”, afirma.
    Temer ouve o relato de Joesley sobre como o empresário tenta driblar as investigações e não faz nenhum comentário objetivo sobre o relato de Joesley.
    Sobre esse trecho da gravação, Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República divulgou uma nota afirmando que “o presidente Michel Temer não acreditou na veracidade das declarações. O empresário estava sendo objeto de inquérito e por isso parecia contar vantagem”. “O presidente não poderia crer que um juiz e um membro do Ministério Público estivessem sendo cooptados”, diz o texto.
    Veja a transcrição do trecho da conversa:

    Temer: Tem que manter isso, viu…

    Joesley: Todo mês, também, eu estou segurando as pontas, estou indo. Esse processo, eu estou meio enrolado, assim, no processo assim…

    Temer: [inaudível]

    Joesley: Isso, isso, é, investigado. Eu não tenho ainda a denúncia. Então, aqui eu dei conta de um lado do juiz, dá uma segurada, do outro lado o juiz substituto que é um cara que ficou…

    Temer: Está segurando os dois…

    Joesley: É, segurando os dois. O, eu consegui um [inaudível] dentro da força tarefa que tá…

    Temer: Tá lá…

    Joesley: …Também tá me dando informação. E lá que eu estou para dar conta de trocar o procurador, que está atrás de mim. Se eu der conta tem o lado bom e o lado ruim. O lado bom é que dá uma esfriada até o outro chegar, e tal. O lado ruim é que se vem um cara como…

  • Nesta sociedade um homem sem dinheiro vale 1/2.
    Sem crédito ele não vale nada.

  • Para se "querer" justiça, tem que provar

    Certamente as esposas dos politicos corruptos sabem que seus maridos estão roubando o país e sabem melhor, como gastar o dinheiro do roubo. Até distribuem o dinheiro para seus filhos e parentes
    A maioria das esposas não participam do roubo mas seus maridos transferem a culpa do roubo para elas como foi o caso de Lula (foi uma vergonha) e outras entregam ou delatam seus maridos para o ministerio.
    Certamente, manter Cunha calado é a vontade de Lula, Dilma, Temer, Cabral, e outros mas não é de Moro que acho deve querer manter a sua esposa presa mas não viu provas suficientes por isso, soltou

  • KKKKKKKKKK e PT E OS LOUCO aos dois Imbecis, mas não necessariamente usando a mesma tarja preta que vossas mães costuma usar, após suas saídas do manicômio eu, acho que ambos além de imbecis como já disse sofrem de um distúrbio mental caracterizado por comportamento social fora do normal e incapacidade de distinguir o que é ou não real. Entre os sintomas mais comuns em vossas famílias ou prole estão delírios, pensamento confuso ou pouco claro, alucinações auditivas, diminuição da interação social e da expressão de emoções e falta de motivação, mostrando ser também dois babacas irracionais pertencente a uma prole de quadrupede. Os irracionais com essa anomalia igual aos quadrupedes ( kkkkkkkkkkkk e PT E OS LOUCO ), apresentam muitas vezes outros problemas de saúde mental, como distúrbios de ansiedade, depressão ou distúrbios relacionados com o consumo de substâncias nocivas. Os sintomas geralmente manifestam-se de forma gradual, desde o início da idade adulta, e permanecem durante um longo período de tempo.
    As causas dessa anomalia incluem fatores ambientais e genéticos. Entre os possíveis fatores ambientais estão o crescimento em ambientes como currais, o consumo de cannabis, determinadas infeções, vindas do capim e do feno ingeridos na fase, média da vida.
    Esse são vocês dois Burros que saíram de uma Mula bem mansa de barranco..
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ahahahahahahahahahahahahahahaahah.

    • PT e seus loucos

      JALEENSE
      Quando começa a xingar, como é o caso acima, demosntra que voce está num grau elevado de sua doença.
      Por favor, não pare de tomar seu calmante, faixa preta, aclame-se e respira fundo que voce melhora.
      Deve ser facil para voce, sentar a frente de seu computador e revelar todas as suas maldades, revoltas, loucuras e doenças psicotrópicas alem disso não precisa por o seu nome, telefone
      Deus ajude que voce, volte a ser uma pessoa respeitosa, educada, bem humorada e amável.
      Um dia voce consegue

  • PT E SEUS LOUCO querida estou completamente calmo e tranquilo e sabes tanto de faixa preta isto sendo sinal que na sua prole, vários utilizam das mesmas, e felizmente em minha residência isso não entra, mas se um dia precisar, tomarei com toda tranquilidade.
    Se você um mero elemento que tem um distúrbio mental caracterizado por comportamento social fora do normal e incapacidade de distinguir o que é ou não real. E entre os sintomas mais comuns em sua pessoa estão delírios, pensamento confuso ou pouco claro, alucinações auditivas, diminuição da interação social e da expressão de emoções e falta de motivação. És o que? Adivinhe.
    Queres Imbecil meu nome e telefone, então vai : 36215564 e Orlando Silva da Rocha.
    Educação só uso para pessoas e pessoas educadas com índole e caráter o que não é seu caso FDP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *