EX-VEREADOR DE JALES QUER SER PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MATO GROSSO DO SUL

Onevan José de Matos é tio do nosso quase deputado Juliano Matos. E cunhado do folclórico Orlando “Veneno” Matheus. Ele se mudou para Naviraí em 1975 – depois de se formar advogado pela Faculdade Riopretense de Direito – quando ainda exercia o cargo de vereador aqui em Jales.

Apenas três anos depois, em novembro de 1978, Onevan foi um dos 18 deputados  eleitos para a chamada “Assembleia Constituinte” do recém-criado estado do Mato Grosso do Sul, que havia se separado do Mato Grosso em outubro de 1977.

Pode parecer estranho que os eleitores do novo estado tenham votado em um candidato que chegara por lá apenas três anos antes, mas, assim que desembarcou em Naviraí, o ex-vereador jalesense ajudou a fundar diretórios do MDB – partido que fazia oposição à ditadura militar – em diversas cidades, credenciando-se como candidato do “manda-brasa”. Hoje, Onevan é tucano.  

A notícia abaixo diz que Onevan foi vereador em Jales por dois mandatos, mas, no site da Câmara, o nome dele só aparece na legislatura 1973-1977. Dos treze vereadores daquela legislatura, apenas outros três – Paco, Lair e Cavenaghi – continuam habitando o mundo dos vivos.

Como curiosidade, Onevan foi o autor do primeiro projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A notícia é do portal Pontaporã Informa:

Onevan de Matos, mineiro da cidade de Frutal, nascido em 17 de dezembro de 1942, foi eleito para o seu 9º mandato de deputado estadual do Mato Grosso do Sul com 30.813 votos totalizados (2,40% dos votos válidos), sendo o deputado mais votado da sua coligação.

Onevan iniciou sua vida política na década de 1970, como vereador por dois mandatos na cidade de Jales, São Paulo. Ainda na década de 70, Onevan chegou ao município de Naviraí, para exercer a sua profissão de advogado.

Onevan foi eleito deputado estadual em 1978, exercendo a primeira legislatura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul após a instalação da nova unidade da federação, em 1979. Após 38 anos, Onevan de Matos exerce o seu oitavo mandato como deputado estadual de Mato Grosso do Sul.

Falando com exclusividade à reportagem do site Pontaporainforma, Onevan, que hoje ocupa o cargo de vice-presidente da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, manifestou o seu desejo de pleitear o cargo de presidente da casa.

“Meu nome está posto como candidato a presidente da Casa. O cargo é um complemento pelo trabalho como deputado de nono mandato e tendo um nome respeitado eu acredito que se vier uma presidência da Assembleia pra mim será muito gratificante”, disse o parlamentar.

5 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *