NEM OS CORRUPTOS ESTÃO SUPORTANDO A CORRUPÇÃO

rosane collor2

Em 1992, ela e o então marido deixaram o Palácio do Planalto, acusados de corrupção. A ex-primeira dama foi acusada, entre outras coisas, de usar dinheiro público para pagar as viagens a Brasília de sua mãe de santo e sua estilista preferidas. A notícia é do blog Cada Minuto:   

collor-de-melo-62“Nós temos que plantar coisas boas para colher bons frutos, mas no atual governo isto não está acontecendo”, foi o que disse Rosane Malta, vestida com uma camisa amarela com os dizeres “Fora Dilma”. A ex-primeira-dama do governo de Fernando Collor (PTB) se camuflou bem na multidão que protestava contra a corrupção e pela moralidade e a legalidade no poder público. Mas quem conhece a história bem sabe como a então Rosane Collor se comportou quando teve a oportunidade de semear o dinheiro público para produzir frutos que alimentariam a população pobre do Brasil.

Alvo da CPI da Fome, de 1993, a polêmica ex de Collor foi condenada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a devolver quase R$ 2 milhões aos cofres públicos, fruto de irregularidades cometidas na compra de alimentos, quando esteve à frente da extinta Fundação Legião Brasileira de Assistência (LBA).

A decisão do TCU, de 3 de março de 2010, concluiu pela condenação de Rosane ao pagamento de R$ 1,8 milhão por “omissão em ato antieconômico”. O Blog não conseguiu apurar se os valores já foram pagos. Mas o processo dá conta da deterioração de 53,5 toneladas de alimentos adquiridos pela fundação para serem distribuídos às populações carentes dos estados de Goiás e do Maranhão. E o TCU entendeu que Rosane tinha deixado de aplicar sanções a empresas que venderam os alimentos, dos quais 25% estavam deteriorados pouco mais de dois meses do recebimento e a quatro meses do prazo de validade.

Não bastasse este problema, a LBA administrada por Rosane deixou de comprovar a entrega de cestas básicas no Amapá. E pagou indevidamente, no Tocantins, por 43 toneladas de feijão e não foi encontrada a documentação que comprovaria a distribuição de mais de 3 toneladas de leite em pó.

Além disso, a militante que repudiou a roubalheira na Petrobras teve julgada irregular suas contas à frente da fundação, após o TCU identificas a “concessão irregular de passagens aéreas para prestadores de serviços pessoais à presidente da LBA”. Ao negar provimento ao recurso de Rosane, o relator do processo julgado em 2001, ministro Benjamin Zymler, rebateu os argumentos da defesa, que alegava a impossibilidade de Rosane ter conhecimento de todos os atos cometidos por seus subordinados, pois alegava ser uma agente meramente política à frente da LBA.

Mas o ministro ressaltou que pagar passagens aéreas para levar costureira, mãe de santo e estilista a Brasília indicaria o flagrante da ilegalidade e da ausência de boa-fé da gestora.

Reportagens do Jornal do Brasil, em 1991, resultaram no afastamento de Rosane da LBA. As matérias mostravam o favorecimento de familiares da primeira-dama, a exemplo do irmão mais velho Pompílio, com o recebimento de 59 milhões de cruzeiros para um não comprovado fornecimento de água em carros-pipas para combater a seca em Canapi. Outros cerca de 35 milhões de cruzeiros foram entregues à Construtora Malta com o mesmo objetivo de combater a seca em Mata Grande, por meio da empresa da família de Rosane.

A exposição destes fatos pode não desqualificar a suposta manifestação de cidadania de Rosane Malta, mas serve para mostrar aos seus admiradores que o Brasil de hoje não é tão diferente daquele de 25 anos atrás.

Nas palavras da própria Rosane, ao ser entrevistada pelo CadaMinuto no protesto do último domingo (15): “O que está acontecendo com o nosso Brasil é um absurdo. O escândalo da Petrobras é mais que uma prova que as coisas não podem ficar do jeito que estão”.

Não podem mesmo é ficar do jeito que sempre estiveram.

15 comentários

  • Deixa a moça Cardosinho… No Brasil pode tudo… É traficante virando pastor, puta virando santa, ex-primeira-dama virando dama…

  • Ronaldo Alves

    A concorrência tá aumentando muito, querem diminuí-la.

  • Joao Mariano de Freitas

    Obrigado Cardosinho, se nao é voce aclarar nossa memoria esses cavaleiros da verdade e dos bons costumes iriam passar desapercebidos..
    Quem nao conhece o passado nao muda o futuro.
    A indignação dessa turma é porque agora sim estão eles os sempre corruptos sendo combatidos.
    A soluçao é a indicada pelo governo Dilma a reforma politica com o fim das coligações partidaris,o fim das doações vultuosas pelas empresas e crime ediondo para corruptos.
    essa turma indiguinada com a corrupçao que faça sua parte.Exija dos seus deputados o qual votaram que vote a favor da pena de crime ediondo para corruptos.
    A Dilma vez a parte dela o progeto esta protocolado para ser votado.

  • CAMARADA MARTINI

    Cardosinho, tem advogado de Jales muito

    conhecido que estava no protesto contra corrupção.

    Só que este advogado esta defendendo um corrupto

    no ramo de concursos que deu um

    rombo de 360 mil reais a pessoas pobres em Rio Preto.

    Quando o Judiciário foi bloquear a conta não

    tinha mais nada…

    Só não me conformo um advogado ir em uma passeata

    contra a corrupção enquanto defende um corrupto.

    Quantos nas passeatas estão hoje tentando como

    sonegar o fisco.

    Gente!!! Paulo Francis foi processado e condenado

    uma pena de 100 milhões de dólares por denunciar

    corrupção na Petrobras era FHC.

    Você sabia? que Paulo Francis faleceu em virtude

    de uma grande depressão depois de ter sido condenado por dizer o que sabia ser verdade.

    Pare!!!! corrupção está no jogo do bicho, CD

    pirata, gato em tv, nota fria, gasolina adulterada,

    contrabando, tentar furar filas. Corrupção esta em

    subornar o guarda para não ser multado , comprar

    vagas em escolas, propinas, amigo bater ponto em

    seu lugar e assim por diante.

    Quando for para rua pedir fim da corrupção olhe

    sua própria nádega, caso ela estiver limpa ai

    você tem direito.

    • Ladrao de galinha e os 500 achacadores

      CAMARADA MARTIN, o citado empresario citado por vc, nao foi julgado e e’ honesto ate’ que se prove o contrario.
      Assim como o Lula, Ze’ Dirceu, Vacari Neto, e principalmente o FHC ( que vc citou)
      A corrupçao que vc citou e’ mixaria perto do que PT/PMDB/PP roubaram, tanto assim que esses partidos sao considerados verdadeiras organizaçoes criminosas
      A sua comparaçao foi infeliz

  • Martini, com tanta estultice, como dessas cabeçinhas parvas produzidas por uma direita raivosa e uma midia chantagista e corrupta, não acredito que algo possa ser acrescentado. Corruptos de antes e corruptos de agora saem as ruas gritando contra a corrupção.

  • ESSE CARA E SUA MULHER QUEBRARAM O BRASIL LITERALMENTE HOJE O CARA TA LA QUERENDO DAR MORAL QUE LEIS PODRES QUE NOS TEMOS EM??????????????? SÓ UMA REFORMA POLÍTICA RIGOROSA …………MAS, ISSO NÃO VAI ACONTECER… SABE POR QUE? POIS, ELES (OS CORRUPTOS)VÃO DAR UM TIRO NO PROPRIO PÉ …..NÃO FARÃO ISSO SÃO MUITO MALDOSOS PARA TANTO….

  • Brasil varonil

    Este é o Brasil. Cadê os que defendem “Fora Dilma” aqui no Blog? Se calaram? Foram atingidos na jugular? Apareçam gente!

  • Ex presidentes corruptos

    A ex mulher do Collor esta’ revoltada com a corrupçao do PT/PMDB/PP pois, por muito menos, tiraram o seu marido do governo
    Falando em ex presidente, Color e’ um trombadinha, em comparaçao ao Lula que transferiu o dinheiro para o seu filho Lulinha, alem disso, ajudou a tira-lo do cargo de presidente.

  • Cadete

    LADRÃO DE GALINHA E OS 500 ACHADORES, CORRUPTO É CORRUPTO ONTEN HOJE E SEMPRE E NÃO INTERESSA O VALOR DO ROMBO ROUBOU POUCO OU MUITO É LADRÃO DO MESMO JEITO E EU NÃO VI NESSE BLOG NENHUMA COLOCAÇÃO INFELIZ O QUE VI FOI COLOCAÇÃO CORRETA E VOCÊ CONHECE A PEÇA ISSO É NORMAL.
    ROUBOU 10 REAIS OU ROUBOU 100MIL REAIS É LADRÃO E CORRUPTO DO MESMO GEITO. E ENGRAÇADO QUANDO VOCÊ CITOU OS PARTIDOS ESQUECEU DE CITAR O PSDB, POR QUE?

  • Bagrão

    Está cheio de corrupto por aí fazendo campanha contra a corrupção.

  • Cara Pálida

    A chapa está esquentando para os tucanos. O doleiro Yossef denunciou que o AÉCIO NEVES recebia 120 mil reais mensais do MENSALÃO.

  • Adoro ditado popular,por isso vai mais um:O roto falando do remendado.

  • macaco prego

    Todos que estão gritando contra a corrupção é porque tem o rabo preso e estão com medo da POLÍCIA FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO.
    Os políticos que mais gritam contra são os mais atolados.

  • Ladrao de galinha e os 500 achacadores

    CADETE, se um ladrao de galinha vai preso, ficara’ por toda a sua vida pois ele nao tem dinheiro para contratar um advogado.
    Se um politico corrupto vai preso por roubar milhoes, ele saira’ logo como ja’ saiu o Ze’ Dirceu, Genoino, Joao Paulo, etc portanto nao sao iguais.
    Porque eles tem dinheiro para contratar os melhores advogados do Brasil e vao continuar roubando como e’ o caso atual do Ze’ Dirceu.
    Desculpe de nao falar do PSDB pois todos os dias, vejo na tv, nos jornais, falar do PT.
    A nao ser quando o PT poe culpa no FHC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *