POR UNANIMIDADE, VEREADORES APROVAM AUMENTO DE IPTU EM 1a VOTAÇÃO

Em sessão realizada na noite desta segunda-feira, 11, os vereadores jalesenses aprovaram, por unanimidade, o projeto do prefeito Flávio Prandi(DEM) que reajusta a Planta Genérica de Valores do município em 22,07% e, por conseguinte, aumenta o IPTU na mesma proporção. A aprovação definitiva do projeto ainda depende de uma segunda votação, que deve ocorrer até o final de setembro.

A discussão do projeto foi curiosa. O vereador Tiago Abra criticou o aumento, atirando para todos os lados. Chamou o prefeito Flá de mentiroso. Falou que o vice-prefeito Garça não teve coragem de ir à Câmara defender o reajuste. Condenou seu ex-aliado Pedro Callado por, segundo ele, criar cargos na Procuradoria Geral. E taxou seus colegas vereadores de puxa-sacos do prefeito.

Na hora de votar, porém, Abra permaneceu sentado quando o presidente Pintinho pediu que os vereadores contrários se levantassem. Ou seja, ele era contra, mas ajudou a aprovar.

Já o vereador Chico do Cartório subiu à tribuna para dizer que considerava o projeto “um absurdo”, mas que ele votaria a favor por conta dos “meios políticos”. Ficou difícil de entender a explicação, mas é possível que Chico tenha tentado dizer que foi pressionado politicamente.

Post Scriptum: informações obtidas junto à Câmara dão conta do seguinte:

1º) Ao contrário do que foi informado pelo blog, não haverá necessidade de segunda votação para aprovação definitiva do projeto. Na verdade, ele já está aprovado, uma vez que os vereadores o colocaram em votação em regime de “urgência especial”, o que suprime a necessidade de segunda votação.

2º) O vereador Tiago Abra(PP) está dizendo que protocolou um requerimento escrito em que registra seu voto contrário ao projeto. Isso, no entanto, não muda nada. Nos registros oficiais – ou seja, na ata da sessão – vai continuar constando que o projeto foi aprovado por unanimidade, uma vez que o vereador não se manifestou contrário no momento da votação. 

42 comentários

  • TRABALHO QUE TRAS FALSAS NOTÍCIAS

    JÁ DISSE E TORNO A REPETIR: TIAGO AVRA É O MELHOR VEREADOR DESSA CÂMARA, E SÓ DISSE VERDADES HOJE.

    MESA DIRETORA: BISMARK, PINTINHO E CHICO; ESSE ÚLTIMO FICA EM CIMA DO MURO PORQUÊ O GARÇA É SEU PATRÃO. PRESIDENTE SÓ FALA PORQUÊ TEM QUE FALAR, SE NÃO ENTRARIA MUDO E SAIA CALADO. O VICE ANDA MAIS PERDIDO QUE CEGO EM TIROTEIO.

    KAZUTO: PUXA SACO, SÓ QUER SABER DO ARAPUÃ, “REALMENTE”.
    TUPETE: RISOS
    TIQUINHO: RISOS
    ZANETONI: PUXA SACO, SÓ QUER SABER DO JACB
    MACETÃO: PUXA SACO COM DOUTORADO
    DELEY: RISOS E PUXA SACO NATO

    TIAGO, VOCÊ É O CARA!!!
    FIM DE PAPO, MOÇADA!!

    • eleitor consciente

      Uai, fala, fala, e depois vota a favor do projeto.
      Esse Vereador quer enganar quem?
      Infelizmente este Vereador é igual um bando de maritaca. Só faz barulho e mais nada.
      Ah, lembrando ainda que não tem posição. Vai de acordo com o vento que lhe favorece.
      Poupe-me, porque o tal esta muito longe de ser o tal “cara”, até porque este tal “cara” não existe.

    • Anônimo

      cuidado com suas palavras rapaz

  • PSDB

    Este Abra é um fanfarrão!!!! Grande coisa falar mal e votar a favor! Demagogo sem causa!!

  • Observador

    Parabéns para quem votou nesse povinho.É isso que dá.
    FLAZENDA JALLES

  • Joao

    Com relação ao Vereador Chico é compreensivel a posição dele, se ele representa na Camara o PMDB, que tem o Vice Prefeito, portanto ser situação é tambem assumir o onus de ser, nao da para participar do governo só nas causas que agradam a população, como se diz “só na boa”, politica é assim, deve ser feita com responsabilidade e pé no chão, ajudar a governar é tomar posição firme, que nem sempre agrada a população. Até porque temos um dos menores IPTUs da regiao. Éisto ai Chico parabens.

    • Vai te cata João é seu parente o cara prometeu bola pra galera compraram e ele nem
      Pagou o pessoal da bola já começou político já
      Prometendo e não cumprindo

    • Égua

      É parabéns msm…pq ele é empregado no cartório do vice prefeito…..se vota contra, correria o risco de perder o emprego no cartório???? E parece que o vice terá aumento nas receitas do seu cartório??? Uma vez q aumento do venal, aumenta sua quota de serviços, pois tem como base de cálculo o valor venal…. é isso msm Arnaldo????

  • Pedrinho do Camarote

    O Thiago votou a favor pôr que na época do meu pai juiz de rodeio deixaram ele de lado e não votaram a favor deste aumento, ele foi muito incompetente!

  • jonas

    Sempre o povo tem que pagar o pato
    Tudo a toque de caixa.
    São todos uns fihos da puta

  • FAZ ME RIR

    PARABÉNS FLÁ! SEU PRIMEIRO FUMO NO RABO DA POPULAÇÃO FOI FINALIZADO COM SUCESSO.

    QUAL SERÁ O PRÓXIMO?

    • Enojado

      Bando de eunucos no cabresto. Quero ver até onde vai esta subserviência. Espero que algum órgão de controle investigue esta situação urgentemente.

  • Arnaldo

    Não entendi. Foi uname ou por maioria, o Tiago não votou contra? Pelo menos disse isso no Facebook

  • Arnaldo

    Não entendi. Foi unânime ou por maioria, o Tiago não votou contra? Pelo menos disse isso no Facebook

    • O Tiago está dizendo que votou contra, mas durante a sessão o presidente Pintinho disse “os favoráveis permaneçam como estão e os contrários que se manifestem. Aprovado por unanimidade!”.

  • Ramael

    Jales virou uma vila.. muito triste.. o pior é o povo dessa cidade que se acha os ricos do mundo.. a cidade não oferece nada pra ninguém, nem pra jovens. vivemos de lanche, pizza e sorvete.

  • Paulo Junior

    Isso é um absurdo aumento de impostos pra que se as ruas continua uma merda cheio de buracos a prefeitura deixa a desejar
    Esses vereadoes na hora de pedir votos prometem mundo e fundo
    Como vários que passou em casa pedindo voto ah um buraco na esquina de casa que faz já uns 4 anos que está lá juntando água parada podre fedendo e já pedimos a prefeitura que fizesse uma valeta na esquina para que a água corra corretamente e não fique parada mas eles não dá atenção e não fazem nada várias pessoas já tiveram seu carros quebrados o pessoal do controle da dengue já notificou a prefeitura sobre a água parada mas eles não fazem nada pra resolver aínda querem aumento de impostos e uma vergonha para nós de Jales que pagamos nossos impostos e não vemos melhoria alguma
    A rua é Altair Lopez / Altino Antônio de Oliveira se caso eles queiram Passar lá pra tentar solucionar o nosso problema

  • Égua

    marquem o nome desses vereadores….
    NUNCA MAIS serão eleitos….inimigos do povo….inimigos de quem voces representam….

  • Eleitor do Deley

    Thiago Abra e Chico do Cartório que decepção

  • Abraham Lincoln

    A atualização dos valores venais dos imóveis da cidade é necessária, anos se passaram sem que houvesse reajuste; isto é uma realidade. Não se pode, contudo, de uma única vez, aprovar a atualização no índice apresentado. A atualização deve ser feita de forma escalonada, aumentando-se, por exemplo, 8% no próximo exercício fiscal, outros 8% no exercício subsequente e assim por diante. O reajuste deve acompanhar a lenta retomada da economia, a lenta diminuição do desemprego, etc. Com aumento de uma só vez, a medida só trará inadimplência, aumento de execuções fiscais e novas medidas legislativas de anistia e/ou parcelamento. Fúria arrecadatória por si só não produz resultados; é preciso um prévio e bem feito estudo a respeito. Espero que este estudo tenha sido feito, espero que o aumento seja utilizado pelo povo, para o povo e não para custear aumento de quadro funcional, sobretudo aqueles de livre nomeação, para custear décimos quartos, décimos quintos, décimos nonos…

    • Preclaro Abraão, num mundo ideal o reajuste deveria ser da forma como você imaginou. O marketing político, no entanto, ensina que medidas antipopulares devem ser tomadas sempre no primeiro ano de mandato e de uma só vez. Quando o prefeito e os vereadores chegarem ao quarto ano de mandato, os eleitores já terão esquecido o aumento.

  • SÓ O CUME INTERESSA

    PRA ELES É FACIL PAGAR O REAJUSTE DE IPTU, COM 5 PAUS NO BOLSO TODO MÊS, FICA FÁCIL. QUERO VER É COMO O RESTO VAI CONSEGUIR PAGAR?

  • Cadê a ambulância

    Vereador Thiago ,além de trairao é mentiroso,foi ao rádio e a público dizendo que era contra o projeto de aumento de iptu. Vc é um péssimo vereador e um excelente demagogo .

  • Povo enganado

    Saudades do Gilbertao

  • Pedro Botton

    Meu grande amigo Cardoso, de longos anos, hoje vou dar algumas opiniões a respeito desse aumento do IPTU para 2.018, primeiro é total a incoerência, tanto do executivo como do poder legislativo. Primeira pergunta, de quem partiu esse projeto, do prefeito ou de alguma eminência parda ? Segunda questão, já no ano passado, se aplicou um índice de reajuste em outubro, quando o correto seria esperar o encerramento do exercício em dezembro/2016, aliás, foi aplicado cerca de 8 %, quando o correto seria mais ou menos 5 %, porque o nosso IPTU é corrigido pelo INPC/IBGE. Até no momento questionei o Sr. Garça, vice-prefeito, que alegou não haver tempo suficiente para impressão e entrega dos carnês, portanto, houve uma cobrança irregular e acima do previsto na lei de tributação do município. Agora, esse aumento abusivo, pois até o momento, a inflação prevista para 2.017 é abaixo de 3 %, portanto acima do real e intempestiva. Me parece que o voto foi de cabresto, mas a população deve atentar aos nomes de todos que votaram a favor e aguardar, daqui a 2 anos, em 2.019, vão haver novas eleições, é só eliminar esses nomes, que segundo um jornalista muito conhecido aqui de Jales, afirmou ou previu que essa era a pior câmara eleita em Jales, então, está se confirmando a tragédia anunciada. Um grande abraço e sempre ao seu dispor, meu amigo Biro-Biro, como eu lhe alcunhava naqueles bons e saudosos tempos !!!

  • VIDENTE CIGANO

    THIAGO ABRA . VOTO A FAVOR DO AUMENTO. FALOU QUE ERA CONTRA TRAIU O POVO MENTINDO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Pica Tchu

    Chegamos a infeliz conclusão que é mais um governo meia boca e sem noção.
    Prefeito que não está nem aí para seu povo e vereadores que não sabem a diferença entre aumento linear e revisão de planta genérica.
    Resumindo; Cada povo tem os governantes que merecem.

  • Até onde isso vai...

    Amigos a aprovação deste projeto é só a ponta do Iceberg. O segundo passo será o geo-referenciamento da cidade através de fotografia, que atualizará a área construida de cada imóvel, ai sim veremos o estrago que esta Lei aprovada causará em nossos bolsos.

  • Morador de Jales

    Câmara e prefeito tudo farinha do mesmo saco , bando de interesseiro
    Domingo passado estavam alguns vereadores e o Sr prefeito aqui no Dercilio tomando cachaça no bar do João,
    Pedi para o prefeito tirar os animais que são criados nos lotes vagos e fazer uma limpeza nos canteiros da Av Antonio Pavan que estão cheio de folhas secas onde alguns moradores ainda colocam fogo, e nada , onde estão as varredeiras de rua???
    O Dercilio está imundo assim como nossa cidade , aqui no Dercilio mora um nobre vereador porém acho que ele e cego que não faz nada , aliás faz sim quer criar galinha .
    A esperança de nossa cidade foi depositada nessa nova administração que pregava uma união pelo bem de jales , mas o que se vê são apenas interesses desse bando de sem vergonha .
    Depois o nobre prefeito quer ser deputado , teria meu voto mais depois dessa
    Não voto mais nesse cidadão, mentiroso e falso.

  • FAZ ME RIR

    FLÁ É MAIS DO MESMO. OU SEJA, MESMA COISA QUE OS OUTROS.

  • Dirlei

    O Tiago disse que ia votar contra e consegui votar a favor! Que bosta de Vereador e este!

  • D' Olho

    È mais fácil aumentar Imposto do que cortar despesa

  • Antonio Carlos Pinto

    Tudo! União por Jales.

  • Amigo do Thiago

    O Tiago me disse que ia votar a favor ele, o Chico e o Pintinho!? Mas na hora H o que será que aconteceu? Me disseram que houve rolo? Alguém sabe o que aconteceu?

  • Piteco de buteco

    “campanha não pague seus iptus” somente assim eles vão refletir sobre seus atos, e pode te certeza, ano que vem tem anistia desses valores, reparcelamento e outras formas de pagamentos

  • Humirde

    CARDOSO, você que é um PETISTA altamente democrático, porque você até o momento não divulgou o REAL voto do vereador TIAGO ABRA ?

    • Que eu saiba, o REAL voto do vereador foi favorável ao projeto. Como foi divulgado, o vereador Tiago Abra se disse contra o projeto e criticou o prefeito, o vice-prefeito e o procurador geral, mas, na hora “h”, seu voto foi contabilizado como favorável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *